Sobre a tembici

Quais são as vantagens de andar de bicicleta? Confira 6 motivos para começar a pedalar!

Atualizado em 25 nov. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Quais são as vantagens de andar de bicicleta? Confira 6 motivos para começar a pedalar!

Muitas pessoas passam a pedalar diariamente devido às inúmeras vantagens de andar de bicicleta. A saúde física e mental, a mobilidade urbana e o meio ambiente são aspectos que sentem os impactos positivos dessa atividade física, que pode ser feita tanto diariamente quanto apenas nos momentos de lazer.

Mais que nas idas ao parque nos finais de semana, a bike passa a ser utilizada cada vez mais no cotidiano. Ir trabalhar e usá-la como instrumento de trabalho ou meio de transporte são exemplos da versatilidade, que é apenas uma das vantagens da bicicleta. Quer conferir mais benefícios de pedalar? Confira a seguir!

Pedalar ou utilizar outros meios de transporte?

Um dos benefícios de andar de bicicleta no cotidiano é a possibilidade de conexão com outros meios de transporte. Os usuários não precisam escolher exclusivamente um ou outro modal, pois a integração deles cresce gradativamente e favorece a mobilidade urbana.

O caminho que apresenta dificuldades para a bicicleta pode ser feito combinando-a, por exemplo, com o ônibus ou o metrô. Isso possibilita a variação dos trajetos, que também são concluídos em menor tempo. Dependendo do ritmo do pedal e da permanência no transporte, o ciclista chega até adiantado ao destino.

Além disso, com essa combinação, os gastos são menores ao final do mês. Enquanto o preço das corridas de aplicativo e do combustível sofrem oscilações, as tarifas de ônibus, metrô, trem e aluguel de bicicletas compartilhadas são mais acessíveis e não se alteram com tanta frequência, facilitando o uso diário.

A escolha dos modais de transporte permite diversas possibilidades de acordo com a localização do ciclista. Em alguns casos, é possível andar de bicicleta e depois guardá-la em um bicicletário ou levá-la no vagão. Com as bikes compartilhadas, é ainda mais prático, pois você pode buscá-las e devolvê-las nas estações.

6 motivos para começar a pedalar diariamente

Além das vantagens de andar de bicicleta citadas, o pedal pode trazer muitos aspectos positivos para quem o coloca na rotina. Entre os motivos para pedalar, estão:

Escolha do caminho

Uma das principais vantagens de andar de bicicleta é a escolha do trajeto, que pode ser individual, seguindo as preferências do ciclista. Com o destino definido, cada pessoa pode escolher a melhor rota e percorrer apenas pelas ciclovias e ciclofaixas ou pelas vias comuns, como ruas e avenidas.

O ideal é fazer cada trajeto também pensando na segurança. À noite, principalmente, o caminho precisa ser bem iluminado e, de preferência, passar por onde há espaço para o ciclista pedalar sem dificuldade para fugir dos congestionamentos e do fluxo intenso de automóveis.

Economia de tempo

Ao pedalar, você não precisa aguardar o fluxo de carros, motos e ônibus das ruas e avenidas. Como a bicicleta ocupa pouco espaço, é possível pedalar pelas vias ou pelas faixas exclusivas, em que o ciclista pode andar com mais liberdade de espaço e no ritmo que desejar.

Mesmo sem acelerar o ritmo do pedal, quem anda de bicicleta chega mais rapidamente em comparação com quem utiliza outros transportes, que são limitados por diversos aspectos. O funcionamento do farol, a quantidade de veículos e o clima são fatores que influenciam o fluxo da cidade e aumentam ou diminuem o tempo dos trajetos.

Menos estresse

Uma das vantagens de pedalar cientificamente comprovada é a redução do estresse. Ao andar de bicicleta, os níveis de cortisol diminuem. Esse hormônio é responsável pela sensação de estresse, pois é liberado como uma resposta a situações de tensão.

Isso acontece porque, enquanto se movimenta, o corpo libera dois hormônios que fazem bem ao organismo: a endorfina e a serotonina. Os dois são capazes de diminuir a tensão, aumentar o sentimento de felicidade e bem-estar.

Maior liberdade

As bicicletas podem ser utilizadas dependendo apenas de quem a pedala. De forma simples, basta ter ou alugar uma bike. Com a infraestrutura das cidades, os ciclistas pedalam por diversas regiões e não dependem especificamente de um transporte.

Mulher andando de bicicleta.

A liberdade é maior, porque cada usuário escolhe quando pedalar, qual caminho seguir, se vai combinar com outros modais e quanto tempo dedica a essa atividade física. Isso facilita a utilização, que atende a rotina individual sem prejudicar os compromissos.

Sistemas de compartilhamento

Bicicleta e mobilidade urbana se combinam pelo sistema de compartilhamento de bikes. Agora, quem não tem bicicleta pode pedalar mesmo assim e garantir todas as vantagens citadas, bem como a economia financeira, que acontece graças aos preços acessíveis.

De forma sustentável, esse modelo reduz a necessidade de geração e consumo em massa das bicicletas. A quantidade disponível passa por manutenções, para ter um ciclo de vida útil maior e ser utilizada por diversas pessoas, sem a necessidade de que cada indivíduo tenha uma para si, contribuindo para o meio ambiente.

Melhora diversas habilidades

Uma das vantagens de andar de bicicleta é aprimorar habilidades como o equilíbrio, o senso de atenção, a coordenação motora e a autoconfiança. Esse último aspecto é um dos principais para manter os ciclistas motivados e dispostos a superar dificuldades, como os trajetos que julgam ser difíceis em provas ou até nos passeios diários.

O equilíbrio é um dos benefícios do ciclismo e se destaca porque tem efeitos no cotidiano e em outras atividades. Um deles, por exemplo, é facilitar o aprendizado nas aulas de moto, que depende em grande parte do equilíbrio. Então, se você tem interesse em pilotar, comece a dominar o pedal!

Confira outros benefícios em bike Itaú!

Agora, você conhece algumas vantagens de andar de bicicleta. Se quiser saber mais, continue no blog. Em bike Itaú, você encontra tudo sobre esse transporte e descobre como utilizar nossas laranjinhas compartilhadas no dia a dia. Aproveite para começar a pedalar!

Tags:
Compartilhe: