Sobre a tembici

Descubra os benefícios de pedalar todos os dias

Atualizado em 08 jun. 2022 Saúde e Bem-estar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 6 min.

Andar de bicicleta proporciona momentos de bem-estar ao lado de amigos, da família e em meio à rotina agitada. Essa prática proporciona efeitos que vão além do relaxamento e da felicidade. Por isso, é hora de saber quais são os benefícios de pedalar todos os dias.

O meio ambiente é um dos principais beneficiados devido à redução da poluição, mas esse assunto já é constantemente abordado aqui no blog. Agora, o foco são os benefícios de pedalar todos os dias para o corpo, que entra em movimento e ganha recompensas para estar mais forte e bem-disposto.

Quais são os ganhos em andar de bicicleta todos os dias?

Para muitas pessoas, pedalar é uma atividade apenas para os momentos de lazer. Aos finais de semana e feriados, os parques e as praças ficam repletos de pessoas andando de bicicleta e se divertindo. Para outras, a bike já é parte da rotina e é utilizada diariamente.

Por ser um meio de transporte individual, ela oferece praticidade. Em vez de contar apenas com os modais particulares ou públicos, quem opta por pedalar todos os dias tem a liberdade de escolher o próprio caminho e seguir viagem em um ritmo agradável, sem se atrasar para os compromissos importantes.

Mais que poupar tempo do percurso, quem põe a bike nas ruas evita os minutos de espera nos aplicativos de corrida. É comum que a demanda por carros particulares aumente em horários de pico, dias de chuva e dias atípicos em que ocorrem acidentes de trânsito. Nessas horas, a bicicleta pode ser usada para economizar tempo e dinheiro.

Além disso, um dos benefícios de pedalar todos os dias é a redução do estresse ocasionado pelo tráfego intenso das grandes cidades. Fugir do trânsito de carros, motocicletas e demais veículos é o que muitos cidadãos procuram depois de um longo dia de trabalho.

Benefícios de andar de bicicleta todos os dias

Muitas pessoas se perguntam sobre quais são os benefícios de andar de bicicleta, pois associam apenas com o meio ambiente. Entretanto, ele não é o único que sai em vantagem. Veja a seguir o que mais é afetado positivamente.

Estresse

De acordo com a pesquisa da Cyclepan, que tinha o objetivo de entender os benefícios de praticar ciclismo, uma em cada três pessoas que pedalam notam a diminuição do estresse. Uma das razões é a diminuição do cortisol, hormônio do estresse, na corrente sanguínea com a atividade física.

Insônia

À medida que os níveis de cortisol se reduzem, a melatonina (hormônio que induz o sono) é estimulada com maior facilidade. Segundo o estudo da Mental Health and Physical Activity, pessoas que se exercitam caem no sono mais rápido e sentem menos sono durante o dia.

Ansiedade

Uma das vantagens de andar de bicicleta é a redução da ansiedade. Essa atividade física libera endorfina, um hormônio produzido pela hipófise no cérebro que ao ser liberado no sangue estimula as sensações de prazer, felicidade e bem-estar. Assim, o humor é melhorado e o sentimento de ansiedade diminui.

Coração

Outros benefícios de pedalar todos os dias estão relacionados ao coração. A prática estimula e melhora a circulação sanguínea, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, além de fortalecer os músculos do coração e reduzir a pulsação em repouso.

Diabetes

Um estudo publicado pela Medicine and Science in Sports and Exercise demonstrou que pedalar em um ritmo moderado por uma hora permite que pessoas com excesso de peso e diabetes tenham os níveis de açúcar do sangue reduzidos pela metade nas próximas 24 horas. Pedalar mais rapidamente por meia hora também pode reduzir os níveis em 19% durante um dia inteiro.

Músculos

Pedalar melhora as funções do corpo e fortalece os músculos sem sobrecarregar as articulações. A parte inferior é estimulada principalmente nos quadríceps, nos glúteos e nas panturrilhas.

Mulher andando de bicicleta.

Como acrescentar a bike na rotina?

Agora que você já sabe quais são os benefícios de andar de bicicleta diariamente, vamos dar dicas sobre como incluir a bike na sua rotina. Caso você já tenha a sua, comece pedalando nos pequenos trajetos, como a ida até o mercado, a farmácia e os compromissos próximos.

Assim, você ganha confiança para pedalar pelas ruas e ciclovias. Depois, você vai estar pronto para percorrer caminhos mais extensos. Assim, já é possível ir ao trabalho, à faculdade, à escola e à casa de amigos com ajuda da bike, que vai garantir rapidez e dar um gás no dia a dia.

Se estiver se perguntando sobre onde vai colocar a bicicleta, não se preocupe. Os bicicletários podem ser encontrados com uma busca simples no Google. Dependendo da cidade, diversas estações de trem e metrô possuem local para estacionar ou permitem levar no vagão.

Se você ainda não tem uma bike própria, é possível contar com os aluguéis de bicicletas compartilhadas. Com essa facilidade, diversas regiões são beneficiadas com pontos onde o ciclista pode retirar a bike e começar a pedalar por onde estiver.

bike Itaú

bike Itaú é uma das opções de sistema de compartilhamento disponível em diversas cidades brasileiras. Após o cadastro no aplicativo, é necessário selecionar um plano de uso que atenda às suas necessidades e caiba no seu bolso.

O aplicativo ainda tem diversas vantagens como a localização em tempo real e o acompanhamento das viagens. Assim, você sabe quanto tempo resta e onde deixar sua bike ao término do caminho.

Liberdade

Agora, que as restrições da pandemia diminuíram, o que você quer fazer com a sua liberdade? Com a nova campanha da bike Itaú, você tem a oportunidade de experimentar o sistema de compartilhamento da forma que preferir.

A sua liberdade de escolha vai te guiar com espontaneidade entre os diversos modais de transporte. Cada dia pode oferecer uma oportunidade para explorar novos caminhos pela cidade.

Veja mais vantagens de pedalar!

Gostou de conhecer os benefícios de pedalar todos os dias? Então, leia mais sobre esse assunto, aqui no blog da bike Itaú. São diversos conteúdos exclusivos que mostram quanto andar de bicicleta faz bem para o corpo e para a mente. Não deixe de conferir!