Sobre a tembici

Entenda o que é feito na revisão da bike

Atualizado em 13 dez. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Entenda o que é feito na revisão da bike

Os cuidados com a bicicleta devem estar em dia para que ela esteja em bom estado e não afete o desempenho do pedal. Para isso, é importante saber o que é feito na revisão da bike e realizar os procedimentos com periodicidade, seja em casa, seja em lojas especializadas.

A revisão da bicicleta pode ser esquecida por muitos ciclistas iniciantes ou aqueles que têm uma rotina agitada, não tendo tanto tempo para conferir os ajustes necessários. No entanto, o ideal é que ela seja feita regularmente. A seguir, saiba o que é feito na revisão da bike!

O que deve ser feito na revisão da bike?

No dia a dia, é possível verificar falhas na performance da bicicleta, principalmente quando ela começa a fazer barulhos na corrente. Esse é um dos primeiros passos da revisão que podem ser feitos pelo próprio ciclista, já que o componente pode se soltar durante o pedal.

Mais do que ajustar a corrente nesses casos, é preciso estar atento ao estado de conservação. Quando ela está desgastada, além dos estalos, o encaixe não acontece corretamente e pode ocasionar quedas. Dessa forma, é necessário trocá-la a fim de evitar o comprometimento da segurança.

A integridade e o desempenho no percurso também dependem dos pneus, que não podem estar carecas e devem passar pela calibragem sempre que a pressão diminuir. Como a pressão em excesso pode estourar o pneu, essa etapa precisa ter a supervisão de um especialista, que a define a partir do peso do ciclista.

Além do pneu liso, o freio acaba ajudando ou prejudicando a performance e a segurança. Com a revisão de bicicleta, o freio que não está funcionando adequadamente pode ser trocado de forma correta. Quando há um sistema hidráulico, a troca é acompanhada pela renovação do óleo, melhorando a frenagem.

Ajustes

Se você estava na dúvida sobre o que é feito na revisão de bike, saiba que até mesmo os pequenos ajustes do cotidiano estão inclusos, como na suspensão e nas marchas. No primeiro elemento, o reparo é feito quando os impactos nas diferentes superfícies e buracos são maiores do que o normal.

A indicação geral dos fabricantes é que a suspensão seja avaliada a cada 50 horas de uso, pois essa peça é extremamente importante para diminuir os atritos durante o trajeto. Já as marchas podem ser reguladas quando as trocas fazem barulhos, não havendo um período específico.

Por que revisar a bike?

A manutenção de bicicleta tem como principal objetivo a segurança do ciclista e das pessoas ao redor. Isso porque quando a estrutura da bike está comprometida, o pedal se torna instável e pode gerar acidentes, como quedas e colisões com pedestres na via, com a grade da ciclovia e até mesmo com outros veículos.

Com uma bike em mau funcionamento, o desempenho diminui, pois os componentes não respondem como esperado. O freio pode não ser acionado, a corrente pode soltar, a marcha demora a entrar e tais falhas exigem mais esforço nas pedaladas.

Caso a bicicleta seja utilizada para fins profissionais, como trabalho e esporte, é indispensável que todos os componentes estejam em pleno funcionamento. Isso porque qualquer deslize compromete as entregas, gera atrasos no caminho até a empresa e pode abrir espaço para a pontuação dos concorrentes nas provas.

Todos os cuidados de uma revisão completa da bike a deixam conservada e aumentam o tempo de vida útil dos componentes e da estrutura principal. Com isso, ela acompanha mais aventuras ao longo dos anos, sem ser substituída por um modelo em melhores condições.

Home arrumando a bike.

Periodicidade da revisão

A primeira revisão pode ser feita assim que a bicicleta é comprada. Apesar de já estar aparentemente ajustada, as configurações são padronizadas e nem sempre se adequam ao ciclista, como a altura do selim. Nesse caso, também é indicado realizar um bike fit, calibrando a bike de forma individualizada.

No mais, a manutenção é feita uma vez por mês para quem a utiliza diariamente, como meio de transporte principal, e semanalmente para uso esportivo. Quanto mais utilizada, mais rápido os componentes podem ficar desgastados, aumentar os impactos e apresentar falhas. Portanto, ao identificar problemas, faça os reparos.

Cuidados de manutenção da bike

A manutenção preventiva da bike é feita nos pequenos cuidados diários. A limpeza é o primeiro deles e pode ser realizada sempre que as sujeiras aparecerem. Nos dias de chuva, em locais com terra e areia, por exemplo, a bicicleta retorna precisando de um banho com água e sabão ou de um pano úmido.

Para evitar que a corrente se solte, mantenha a lubrificação em dia. Use apenas produtos próprios para bicicletas, evitando receitas caseiras que prejudicam o material e aceleram o desgaste. Em lojas especializadas, tais produtos são vendidos a preços acessíveis e embalagens econômicas, com maior durabilidade.

A integridade da bike também é favorecida quando ela é mantida em local fechado. Ela não precisa necessariamente ser guardada dentro de casa, mas de preferência em uma área coberta para não ser atingida pela chuva, que desgasta as peças aos poucos.

bike Itaú

Ao saber tudo o que é feito na revisão da bike, você pode optar pelo caminho mais prático e pedalar uma bicicleta compartilhada, que passa por manutenções feitas por profissionais antes de chegar ao usuário.

Basta retirá-la em uma estação e pedalar por onde desejar, devolvendo-a após o uso. Logo, o time de bike Itaú faz os reparos necessários sem que você se preocupe!

Pedale em segurança com bike Itaú

Agora você já sabe o que é feito na revisão da bike e pode manter os cuidados adequados. Porém, se você quer mais praticidade, comece a pedalar as laranjinhas de bike Itaú! Basta selecionar um plano e retirar a bicicleta na estação sem se preocupar com manutenções. Aproveite essa vantagem!

Tags:
Compartilhe: