Sobre a tembici

Qual é a bicicleta ideal para minha altura? Confira 4 dicas para acertar o tamanho!

Atualizado em 13 dez. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Qual é a bicicleta ideal para minha altura? Confira 4 dicas para acertar o tamanho!

Uma das dúvidas frequentes de quem está começando a pedalar é: “Qual é a bicicleta ideal para minha altura?”. Afinal, não há nada melhor do que se movimentar sem sentir desconfortos no trajeto. Porém, você sabe o que pode influenciar essa escolha?

Para alguns, a resposta seria simples e tem relação com os tipos de bicicleta: para criança ou adulto. Entretanto, isso é apenas um dos elementos analisados na hora de comprar ou alugar uma bicicleta, já que existem outros componentes estruturais ainda mais importantes para a definição do tamanho.

O que influencia no tamanho da bicicleta?

O tamanho da bike é influenciado principalmente pela altura do ciclista. É normal que os pés não encostem completamente no chão enquanto se está sentado no selim. Contudo, quando há uma grande diferença entre o comprimento dos braços e das pernas em relação à estrutura, pode haver desconforto.

Essas duas medidas (dos braços e das pernas) são os aspectos que mudam de pessoa para pessoa, independentemente da altura. Algumas possuem membros inferiores mais longos, outras, braços mais curtos. Tudo isso deve ser analisado junto às medidas do aro e ao tamanho do quadro de bike.

Cada modelo tem uma finalidade diferente, com aros e quadros distintos. O primeiro termo é usado para representar a circunferência interna das rodas, enquanto o segundo é a base da bicicleta, onde ficam as rodas. Para identificá-lo, basta procurar a parte que lembra dois triângulos juntos.

Modelo X aro X quadro

Antes de pensar “qual é a bicicleta ideal para minha altura?”, defina a finalidade que ela terá no seu cotidiano. Há diversos modelos para atender a todas as necessidades: urbano (dia a dia), mountain bike (trilhas), speed (ciclismo de estrada), BMX (competições e manobras) e outros.

Eles possuem tamanhos de aros que contribuem para os movimentos e medidas de quadros que definem as distâncias entre o tronco e a mesa e entre o corpo e o chão. Por isso, existem tabelas e especialistas que ajudam a escolher as dimensões da bicicleta corretamente.

Homem sentando com a bike na sua frente.

Por que o tamanho da bike é importante?

Escolher o tamanho da bicicleta por altura, peso e modelo é essencial para evitar desconforto. Em pequenos trajetos, quando o desconforto é mínimo, o ciclista pode concluí-los sem grandes problemas. Porém, em distâncias maiores, o esforço é redobrado, e o corpo começa a dar sinais de cansaço.

Caso o guidão fique muito baixo ou próximo ao corpo, é comum que o ciclista sinta dores no pescoço e nos ombros. Dependendo da distância, a dor na lombar também surge aos poucos, exigindo descanso após o treino.

A longo prazo, pedalar uma bike de tamanho inadequado à altura pode causar dores persistentes e difíceis de tratar. Então, evite essa situação futura com nossas dicas que respondem à sua dúvida: “Qual é a bicicleta ideal para minha altura?”.

1. Experimente bikes pessoalmente

As compras pela internet possuem a vantagem da economia de tempo e dinheiro. Porém, há a desvantagem de não poder experimentar a bicicleta para sentir o conforto do selim e fazer um pedal de teste na loja.

Para quem ainda é iniciante, o ideal é, se possível, retirar pessoalmente no bike shop. Assim, todos os aspectos são analisados, os ajustes necessários no banco são feitos na hora e os demais acessórios de segurança podem ser escolhidos e posicionados corretamente, como lanterna e farol.

2. Escolha pelo tamanho do quadro

É o tamanho do quadro que define as distâncias entre o selim e o guidão e entre o selim e os eixos. Por isso, ele deve ser escolhido pela altura do ciclista, a partir da medição do cavalo (região entre a virilha e o solo). Posicione-se descalço, rente a uma parede, faça a marcação da altura e confira com uma fita métrica.

Essa medida será utilizada em uma conta simples, desenvolvida pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi, que multiplica o valor encontrado por 0,65 cm e resulta no quadro para bikes de estrada. No caso de mountain bike, transforme o valor em polegadas e, depois, subtraia 14.

Em ambas as contas, o resultado será usado na tabela de medição de quadros, disponível na internet. Contudo, há um jeito ainda mais fácil: o bike fit. Assim, você não precisa fazer contas e não há chances de errar.

3. Faça um bike fit

Se a sua dúvida é “qual é a bicicleta ideal para minha altura?” e você busca uma resposta simples, o bike fit é a solução. O especialista faz um estudo do corpo do ciclista para definir o modelo que mais se adequa às particularidades de altura total, comprimento das pernas e largura do ombro.

A análise também considera o recuo e a inclinação do selim, o comprimento do pedivela, o ângulo da mesa e outros componentes que ajudam na escolha de quadro e no ajuste da estrutura no geral.

4. Faça ajustes para adequar a bike

Por último, para adequar o tamanho da bicicleta, o ciclista pode fazer pequenos ajustes. O selim, por exemplo, pode ser movimentado com facilidade para ficar em uma altura confortável. Faça testes e veja em qual posição você se sente melhor.

A mesa da bicicleta também é ajustável, mas apenas na regulagem de altura do guidão. Como esse espaço é apenas uma sobra, não é possível deixá-lo acima do limite.

bike Itaú

Se você não quer se preocupar com o tamanho da bicicleta por idade e altura, a bike Itaú é a opção mais prática. Com um selim ajustável, o pedal é facilitado e não é necessário fazer mais alterações para garantir conforto. Assim, ela pode ser utilizada por pessoas de diversas faixas etárias e estaturas.

Pedale com a praticidade de bike Itaú!

“Qual a bicicleta ideal para minha altura?” já não é mais uma dúvida e agora você pode escolher o modelo certo! Para garantir praticidade e preocupação com o tamanho, pedale com bike Itaú. As laranjinhas estão prontas para uso e estão disponíveis em diversas cidades. Faça um plano e comece a utilizá-las!

Tags:
Compartilhe: