Sobre a tembici

Bicicleta em Porto Alegre

Conte com as bikes compartilhadas para ter experiências únicas e liberdade para fazer caminhos mais práticos e rápidos no dia a dia.

Pedalar vai além dos momentos de lazer e pode se tornar uma atividade corriqueira. Além dos benefícios à saúde, ao andar de bicicleta em Porto Alegre com o sistema de compartilhamento de bikes, os dias ficam mais dinâmicos e ágeis, garantindo a economia de tempo e dinheiro. 

Neste guia você vai encontrar

Conheça as estações mais próximas a você

O aluguel de bike em Porto Alegre está presente em diversas regiões, facilitando a utilização e conectando os principais pontos da cidade. Há 41 estações espalhadas em bairros centrais como Centro Histórico, Santa Cecília, Cidade Baixa e Bom Fim. Assim, você tem uma longa extensão para aproveitar as laranjinhas!

Para isso, basta se cadastrar no aplicativo e selecionar um plano que atenda suas necessidades. Com valores acessíveis, a escolha varia de acordo com a duração das viagens, o período de utilização (que se estende até um ano) e a renovação (que fica por conta do usuário ou é automática para a assinatura mensal e anual).

No app, há um mapa com todos os pontos de bike Itaú em Porto Alegre. Ao clicar em cada estação, você descobre a quantidade de bicicletas e vagas para devolução disponíveis. Tudo isso facilita a escolha do seu trajeto, que pode ser personalizado apenas com as laranjinhas ou combinado com outros modais de transporte.

Mulher pedindo um café em cima da bike Itaú.

Os melhores lugares de Porto Alegre para andar de bike por lazer

Andar de bicicleta em Porto Alegre é uma atividade diária para muitas pessoas e se torna uma experiência única com as laranjinhas. Com um banco ajustável, o conforto é garantido, e a segurança fica por conta das lanternas de LED, que acendem conforme você pedala. Esse é um dos diferenciais que favorecem o pedal noturno. 

Seja de dia, seja à noite, a malha cicloviária proporciona um espaço exclusivo em que você pedala no seu próprio ritmo. Um trecho interessante é a Avenida Osvaldo Aranha, que dá acesso a quatro pontos culturais: Parquinho da Redenção, Parque Farroupilha, Recanto Europeu e Monumento ao Expedicionário.

Saindo desta região, o pedal pode seguir pela Avenida Venâncio Aires até a Edvaldo Pereira, onde também há ciclovia em frente ao rio Guaíba. Essa rota é uma das favoritas dos grupos de ciclismo em Porto Alegre e dos ciclistas que gostam de aproveitar a orla e contemplar a natureza no final da tarde.

Leia mais sobre

Mulher de calça lilás pedalando a bike Itaú.

Mobilidade

A bicicleta é um dos meios de transporte que mais apresenta benefícios à mobilidade urbana, ao meio ambiente e à saúde. Mais do que facilitar o trajeto, que pode ser feito conforme a preferência individual, ela contribui para a diminuição do tráfego diário e o aumento do uso de transportes ecologicamente corretos. 

O trânsito de pessoas se torna prático e acessível devido à ampla quantidade de estações de bike Itaú em Porto Alegre. Por elas estarem espalhadas em pontos estratégicos de cada bairro, os ciclistas podem combinar os modais de transporte, alternando a bike com metrô, ônibus, trem e outros automóveis de uso particular.

Assim, há maior liberdade de escolha e menor limitação das distâncias. Isso porque, onde o acesso não for facilitado com a bicicleta, existe a possibilidade de seguir o trajeto com ajuda de outro transporte. Logo, a bike pode ser utilizada novamente quando for necessário, pois as laranjinhas estão esperando para a próxima aventura!  

Leia mais sobre o tema

Lazer em Porto Alegre

Mulher de boné verde pedalando a bike Itaú na ciclofaixa.

Ao localizar as estações pelo aplicativo, fica fácil montar um roteiro de lazer em Porto Alegre. Comece selecionando onde será a partida e quais são as atividades desejadas, como idas a parques, museus, restaurantes e outros tipos de espaços culturais. Ao selecionar, use o mapa para traçar uma rota rápida e segura. 

Uma das dicas é retirar uma laranjinha na região do Centro Histórico e conhecer a cidade. Nas redondezas, há o Museu Júlio de Castilhos, a Catedral Metropolitana, o Palácio da Justiça, o Theatro São Pedro e outras atrações que contam a história da capital, na política, na religião ou na cultura como um todo.  

Para conferir mais dicas de passeios de bicicleta em Porto Alegre, continue lendo os conteúdos exclusivos no blog da bike Itaú. Aqui, você encontra mais detalhes sobre o sistema de bikes compartilhadas e descobre como aproveitá-lo ao máximo, tendo experiências únicas no dia a dia! 

Você vai gostar de ler também: