Quais são os principais equipamentos de segurança para bike? Venha descobrir!
Com os equipamentos de segurança para bike corretos, é possível evitar acidentes no deslocamento. Dessa forma, você tem mais segurança durante o trajeto. A bicicleta tornou-se um meio de transporte popular e versátil, principalmente em municípios maiores, para ajudar a fugir do trânsito. Ela também é considerada uma opção sustentável, saudável e econômica.
Então, quais são os principais equipamentos para andar de bicicleta e garantir a segurança com esse transporte no dia a dia? Quais regras de trânsito devem ser seguidas? Trouxemos algumas dicas para ajudar você a andar de forma segura e confortável. Venha conferir!
Como andar de bicicleta na cidade da forma correta?
Existem algumas ações que devem ser levadas em consideração na hora de andar com a sua bike pela cidade. O ideal é equipar o seu transporte da forma mais completa possível. Um desses equipamentos é o kit de segurança para bike, com alguns itens básicos que não podem faltar:
- sinalização: a bicicleta precisa ter refletores na parte dianteira, lateral e traseira;
- luz de sinalização: na parte de trás, a luz deve ser vermelha e intermitente; na frente, branca;
- faróis e lanternas: se você estiver andando à noite, pode usar uma lanterna de LED com regulagem. Se a velocidade for menor que 12 km/h, você pode usar um farol com baixa potência;
- buzina e retrovisor: itens importantes para ajudar você a evitar imprevistos. A buzina sinaliza a presença, enquanto o retrovisor amplia a visão no trânsito.
Antes de começar a utilizar esse meio de transporte, é importante ter os equipamentos de segurança para bike e realizar todos os ajustes necessários. Assim que tudo estiver pronto, você pode aproveitar as vantagens de incorporar o pedal nas atividades do dia a dia.
Você encontra os equipamentos de segurança para a sua bicicleta em lojas especializadas em ciclismo na sua cidade ou até na internet, em marketplaces ou em lojas que vendem esses produtos.
Cuidados que devem ser tomados no trânsito
Além dos cuidados de proteção de bicicleta, é importante ter algumas precauções durante a direção. Os equipamentos são essenciais, mas, para tornar o seu deslocamento mais seguro e prazeroso, os seguintes cuidados são necessários:
- fique atento às leis de trânsito: ciclistas não devem andar na calçada e precisam prestar atenção nos sinais de trânsito. Segure o guidão com as duas mãos e evite manobras radicais;
- não ande na contramão: a orientação é pedalar no sentido natural do tráfego para facilitar a visualização dos outros motoristas;
- fique atento ao local: evite lugares com trânsito perigoso, excesso de carros, mal-iluminados e desertos. Procure andar por lugares sinalizados.
É importante estar atento a esses cuidados no trânsito e ao equipamento para pedalar, pois, durante o trajeto, o ciclista fica exposto a outros veículos e pedestres.
Itens de proteção para ciclistas
Para quem deseja ir além do ciclismo urbano, alguns itens para ciclistas são necessários. Se você tem interesse no esporte, é importante investir em equipamentos para garantir a segurança e dar mais estabilidade à prática.
Entre as modalidades, podemos destacar o ciclismo de pista, estrada, mountain bike e bmx, também conhecido como bicicross. Para praticar o esporte, você deve ter atenção aos principais equipamentos de segurança para bike.
É importante lembrar que os equipamentos para ciclistas são universais, mas os modelos variam conforme a modalidade escolhida, pois são feitas adaptações. Entre os equipamentos de segurança para bike, podemos citar:
- capacete: protege a região da cabeça dos impactos de objetos ou quedas e dá maior visibilidade para o ciclista;
- óculos: evita que partículas atrapalhem a visão, protege contra radiação solar e melhora a visualização para garantir mais segurança;
- luvas: protegem as mãos de lesões, escoriações e dores. Também conferem mais estabilidade ao segurar o guidão e absorvem alguns impactos;
- roupas: para quem pratica o ciclismo como esporte, roupas apropriadas, que drenam o suor e bloqueiam a radiação solar, são imprescindíveis.
Como começar a andar de bicicleta
Se você quer começar a incorporar a bicicleta no seu dia a dia, mas ainda não sabe como fazer isso, conhecer as laranjinhas da bike Itaú pode ajudar. Temos um sistema de compartilhamento de bicicletas em que você pode optar pelo plano que melhor atende às suas necessidades.
Agora que você já conhece mais sobre os equipamentos de segurança para bike, saiba que temos estações espalhadas pelas principais capitais brasileiras com modelos elétricos e tradicionais. Se você quer ter mais qualidade de vida, economia e praticidade, baixe o aplicativo da bike Itaú e comece a pedalar hoje mesmo!