Como regular marcha de bicicleta? Confira nossas dicas
Para termos pedaladas mais agradáveis, sem realizar tanto esforço, é importante saber como regular marcha de bicicleta corretamente. Feito isso, é possível ter uma mudança de marchas suave e uma pedalada sem barulhos na corrente.
A marcha está na bicicleta para ajudar o ciclista no momento de subir uma ladeira, começar a pedalar ou controlar a resistência. Para você aprender como regular a marcha de bicicleta, desenvolvemos um guia completo sobre o assunto com as melhores dicas. Confira!
Como saber se a marcha da minha bike está desregulada?
Antes de aprender como regular a marcha da bike, você deve entender o momento ideal para fazer isso. Por isso, quando sentir que as marchas não estão entrando com facilidade ou demoram para subir e descer, essa é a hora de regulá-la.
Além disso, quando está desregulada, a marcha pode apresentar alguns barulhos durante a pedalada. Então, atente-se aos sons da sua bike, já que podem indicar irregularidades na bici.
Entenda um pouco mais sobre os parafusos
Para regular a marcha de bicicleta, é preciso apertar ou afrouxar alguns parafusos da bike. Por isso, é importante entender quais são os principais e onde os encontramos na bici.
Parafuso L
O parafuso L está localizado na parte de cima do câmbio traseiro ou dianteiro. Caso esta peça esteja solta, a corrente tende a cair dentro do cassete. Porém, se estiver muito apertada, o câmbio não subirá na última marcha. Por isso, é importante estar com a tensão correta.
Parafuso H
O parafuso H está localizado na parte de baixo do câmbio traseiro ou dianteiro. Ele é importante, pois, caso esteja frouxo, a corrente será jogada para fora do menor pinhão. Já se estiver apertado demais, a marcha não descerá para uma menor.
1. Como regular o câmbio dianteiro
Para colocar a mão na massa, algumas ferramentas são necessárias para os ajustes no câmbio de marcha de bike. Entre elas, estão: chave de boca de 9 mm, chave phillips e chave allen 5 mm.
Com as ferramentas separadas, você deve apoiar a bicicleta de forma que as peças fiquem visíveis, com o câmbio dianteiro da bike disposto na menor engrenagem do pedivela e o câmbio traseiro na maior engrenagem do cassete. Depois, é preciso verificar a corrente e a placa interna do câmbio, que devem estar a meio milímetro de distância.
O próximo passo é, se a corrente estiver muito próxima da placa interna do câmbio, girar o parafuso L em sentido anti-horário. Caso a distância seja maior que a recomendada, é necessário girar o parafuso em sentido horário.
Depois, é preciso colocar o câmbio traseiro na menor engrenagem do cassete e o câmbio dianteiro na maior engrenagem do pedivela. Agora, observe a corrente: se ela estiver longe da placa externa, gire o parafuso H no sentido horário. Caso esteja encostando na placa externa, gire o parafuso H no sentido anti-horário.
2. Verifique a tensão do cabo dianteiro
Outro motivo que pode desregular a marcha é a tensão do cabo. Para ajustá-lo, é preciso deixar o câmbio dianteiro na engrenagem do meio e o câmbio traseiro na engrenagem menor.
Depois, é necessário verificar a distância entre a placa externa do câmbio dianteiro e a corrente. Se elas estiverem mais próximas, basta colocar o regulador no cabo no sentido anti-horário. Caso estejam muito distantes, é preciso mover o regulador no sentido horário.
3. Como regular o câmbio traseiro
O primeiro passo é apoiar a bike para as peças ficarem visíveis para o concerto. Depois, coloque a marcha na alavanca esquerda no número 1 e na alavanca direita no 6, 7, 8, 9 ou 10.
Feito isso, veja se o câmbio traseiro da bike está perpendicular à engrenagem menor. Caso não esteja, não se preocupe: basta usar a chave phillips no parafuso H para alinhar, girando no sentido horário para entrar do lado direito.
Depois, é preciso fazer o mesmo processo com a engrenagem maior. Gire o parafuso L no sentido anti-horário para ir na direção dos raios. Muito prático, não é mesmo?
4. Verifique a tensão do cabo traseiro
Assim como no câmbio dianteiro, é necessário verificar os cabos traseiros, já que ele pode ser a razão de sua marcha estar desregulada. Para isso, utilize o regulador do cabo. Caso não resolva, solte o parafuso que prende o câmbio da bicicleta do cabo.
Caso o cabo esteja frouxo, puxe-o até ficar tensionado e aperte o parafuso novamente. Contudo, se ele estiver muito esticado, faça ao contrário e solte-o para ficar com a tensão correta.
Problemas na gancheira
Mesmo após os ajustes anteriores, você ainda tem dificuldades com a marcha de bicicleta? O problema pode ser na gancheira, que pode estar quebrada ou torta. Para colocá-la no lugar, é preciso ter uma ferramenta específica chamada alinhadora de gancheira.
Se não contar com essa ferramenta em sua residência, você pode ir a um profissional especializado para consertar a gancheira e acabar com seus problemas com a marcha. Em alguns casos, pode ser necessário substituir a gancheira por uma nova.
Confira tudo sobre o universo das bicicletas
Após aprender como regular marcha de bicicleta, que tal ficar por dentro de outras dicas únicas para o dia a dia? Aqui no nosso blog, você encontra diversos conteúdos incríveis sobre o universo das bikes. Aproveite para conferir nossos planos!