Sobre a tembici

Correr ou pedalar: qual é o melhor exercício para o dia a dia?

Atualizado em 13 dez. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Correr ou pedalar: qual é o melhor exercício para o dia a dia?

Existem diversas atividades físicas para praticar durante a semana e nos momentos de lazer, cada uma com diversos benefícios para a saúde. Por isso, é comum que muitas pessoas fiquem na dúvida entre correr ou pedalar.

O melhor cardio não se trata especificamente da escolha de um exercício físico, mas do desempenho e do tempo dedicado diariamente. Portanto, não se prenda a apenas um, mas experimente revezá-los em diferentes momentos da rotina, aproveitando as vantagens de ambos, que serão apresentadas a seguir!

Benefícios de correr

Ao iniciar uma corrida, é possível perceber que a respiração oscila. Ela se torna mais estável quando o exercício ocorre com frequência e o folêgo aumenta. Esse é apenas um dos benefícios de correr, pois a melhora da resistência acontece tanto na respiração quanto nos músculos.

A melhora também é vista nos ossos, já que a prática estimula a produção de células no sistema ósseo e o aumento da densidade óssea. Logo, os riscos de fratura e osteoporose são reduzidos. Ainda assim, seja para correr, seja para pedalar, é essencial respeitar os limites do corpo e não exagerar nos exercícios físicos.

A corrida é uma atividade que evolui aos poucos, de modo que não é preciso ter pressa para desenvolver uma boa performance. Ela ainda permite estabelecer metas como forma de incentivo e superação pessoal, o que se torna uma vantagem para quem deseja um estilo de vida mais ativo.

Benefícios de pedalar

Os benefícios de andar de bicicleta também são associados à saúde física e mental. Assim como correr, essa é outra atividade que fortalece os músculos, melhora a circulação sanguínea, aumenta a frequência cardíaca e diminui a pressão arterial, o que favorece o coração, que se esforça menos para bombear o sangue.

Com isso, há menores chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e derrame. Não apenas o coração sai em vantagem, mas também os pulmões, que recebem doses de ar maiores e suportam a prática de atividades físicas mais intensas.

Outro benefício de pedalar é o menor impacto no corpo, principalmente nos pés. Enquanto outras atividades, como o futebol, exigem um esforço maior, a bicicleta diminui o contato com o solo, favorecendo a saúde das articulações ao evitar que elas sejam sobrecarregadas.

Mulher andando de bike.

Qual é a melhor atividade?

Se sua dúvida é correr ou pedalar, o ideal é não se restringir a uma atividade. A corrida, por exemplo, é uma excelente opção para dias com maior tempo livre, pois, na maioria das vezes, é preciso fazer a troca de roupa e tomar banho na sequência.

Pedalar, por sua vez, é mais prático, pois as roupas casuais não limitam o movimento, já que ele é realizado pela bicicleta em grande parte. Isso permite utilizar a bike não apenas para o esporte, mas também como transporte no dia a dia e nos momentos de lazer.

Então, a dica é mesclar a corrida e a pedalada no dia a dia. Nos tempos livres, antes ou após o trabalho, correr pode ajudar você a desestressar e gastar energia. Já pedalar é uma alternativa para facilitar a mobilidade urbana e uma atividade fácil de realizar ao longo do dia.

Caso sua dúvida permaneça, experimente as duas atividades e veja qual mais traz relaxamento e benefícios do ponto de vista pessoal. Afinal, cada pessoa tem preferências, o que não necessariamente exclui uma das práticas, pois ambas podem ser feitas em momentos e finalidades diferentes.

Onde correr e pedalar?

As ruas e avenidas são as alternativas mais comuns para correr ou pedalar. Nos dois ambientes, é necessário ter cuidado com o tráfego de veículos motorizados, que ocupam a maior parte da via. Como as calçadas são utilizadas principalmente por pedestres, o espaço também se torna dividido.

No entanto, as bicicletas não são permitidas na calçada e são utilizadas preferencialmente nas ciclovias e nas ciclofaixas, espaços reservados para este tipo de transporte. Caso o mesmo ambiente seja usado para as corridas, o ideal é que a faixa permita que as bikes circulem em segurança.

Praças e parques são outras opções para um pedal e uma corrida ainda mais livres. Com amplas pistas, as atividades físicas se tornam mais dinâmicas, pois não há a preocupação de limitação de espaço.

Seja à noite, seja de dia, caminhar, correr ou pedalar são facilmente praticados em locais com boa iluminação. Isso facilita a prática com maior segurança nas vias e locais abertos da cidade.

bike Itaú

Para pedalar nas mais diversas regiões do Brasil, a dica é contar com o sistema compartilhado de bike Itaú! Ele possui planos de utilização acessíveis, e as bicicletas são retiradas nas estações indicadas diretamente no aplicativo. Tudo rápido e fácil para você ter as melhores experiências!

Pedale diariamente com bike Itaú!

Agora, você já sabe que não precisa escolher entre correr ou pedalar, mas pode fazer os dois e aproveitar a bike Itaú. Confira os planos disponíveis na sua região e comece a utilizar as laranjinhas sempre que quiser!

Tags:
Compartilhe: