Sobre a tembici

Descubra as vantagens da pedalada matinal e como acrescentá-la em sua rotina

Atualizado em 25 nov. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Descubra as vantagens da pedalada matinal e como acrescentá-la em sua rotina

Andar de bicicleta é um dos hábitos capazes de melhorar a vida das pessoas tanto em relação à saúde quanto ao estilo de vida. Para quem tem uma rotina agitada, mas quer iniciar o dia relaxado, com mais disposição, a dica é fazer uma pedalada matinal.

Apesar de variar para cada pessoa, a rotina matinal costuma envolver uma atividade física, como academia, caminhada, yoga, entre outras. Andar de bicicleta também é uma opção para quem quer colocar o corpo em movimento a qualquer hora do dia.

Porém, se você pensa que não é possível introduzir esse hábito no seu dia a dia e não sabe como começar a andar de bike pela manhã, este conteúdo vai ajudar. Continue a leitura e confira dicas para pedalar nesse período e as vantagens da pedalada matinal.

Como começar a pedalar de manhã?

Com o trabalho, os estudos e demais compromissos, é comum que muitas pessoas apresentem rotinas diferentes e não tenham tempo disponível pela manhã. Contudo, isso pode ser resolvido com um planejamento do dia, organizando todas as tarefas e distribuindo o tempo de cada uma.

Por exemplo, caso você comece a trabalhar às 9h, é necessário calculá-lo e analisar o período anterior, considerando também o tempo no transporte. Se for possível, a dica é pedalar bem cedo, por volta de 6h ou 7h, quando as ruas, avenidas, ciclovias e ciclofaixas estão mais vazias e há mais espaço livre para pedalar.

Ao definir um horário, faça um teste e veja como foi a pedalada matinal. Caso a rota não seja segura no período escolhido, ajuste-a como for possível, saindo de casa um pouco mais cedo ou mais tarde, desde que não atrapalhe o restante dos compromissos e não gere atrasos.

Se não houver tempo livre durante os dias de semana, a dica é introduzir esse hábito aos sábados e domingos. Apesar de serem dias mais movimentados, são as opções mais recorrentes para quem possui rotinas intensas e quer liberar as energias se exercitando depois da longa jornada de trabalho.

Qual é a melhor bicicleta para usar?

A pedalada matinal pode ser feita com a bicicleta de preferência, como as versões urbanas e elétricas. O primeiro modelo é uma alternativa completa para quem pedala em regiões asfaltadas. Já o segundo possui um motor que contribui para o pedal assistido.

Caso escolha a bike elétrica, você terá uma ajuda no trajeto. Para evitar o cansaço logo no começo do dia, é possível utilizar a energia do motor em subidas, que geralmente requerem um esforço maior.

Homem andando de bicicleta.

Quais são as vantagens da pedalada matinal?

As vantagens de pedalar são inúmeras. Pela manhã, a principal é o aumento da disposição em decorrência da movimentação do corpo. Com 30 minutos de pedal por dia no mínimo, a pessoa desperta do sono e se sente mais disposta para realizar as demais atividades diárias, como trabalhar e estudar.

A disposição é apenas uma das sensações resultantes de pedalar. Essa atividade libera hormônios que contribuem para o bem-estar, como a serotonina e a endorfina. A primeira substância contribui para a felicidade, enquanto a segunda, para o prazer, o alívio da dor e o bom humor.

Outros benefícios de pedalar de manhã são a tonificação dos músculos e a redução do colesterol ruim. Esses dois aspectos, respectivamente, contribuem para a saúde física, fortalecendo o corpo e evitando complicações causadas pelos altos níveis de LDL (conhecido como colesterol).

Cuidados para pedalar de manhã

O horário da pedalada matinal é um dos cuidados que devem ser tomados. Assim como as demais atividades físicas, o ideal é realizá-la apenas em momentos em que a incidência solar é menor. No horário do almoço, o sol está mais forte e pode causar um estresse térmico, cujos sintomas são dor de cabeça e mal-estar.

Dê preferência para andar de bicicleta antes das 10h, quando o sol ainda começa a se posicionar e não está forte. Se o tempo estiver curto pela manhã, pedale depois das 16h ou do pôr do sol. Nesse caso, lembre-se de se equipar com lanternas, o que pode ajudar se o pedal se estender até à noite.

Outra dúvida comum é o que comer antes do pedal da manhã, mas não há uma resposta única para isso. Enquanto algumas pessoas optam pela atividade física em jejum, outras preferem garantir energia para se manterem firmes no trajeto. Para isso, é necessário comer um café da manhã balanceado.

Frutas, sucos naturais e alimentos leves, que são facilmente digeridos e não causam inchaço após o consumo, são as recomendações da maioria dos ciclistas. Faça a refeição seguindo suas preferências e ajustando-a nos outros dias ao reparar como seu corpo se comporta.

bike Itaú

Para uma pedalada matinal prática em diversas regiões do Brasil, os ciclistas podem contar com a bike Itaú. As bicicletas compartilhadas são fáceis de utilizar e garantem economia de tempo e dinheiro. Basta conferir as opções de planos disponíveis em sua cidade e selecionar o que atende suas necessidades!

Mude seu estilo de vida com bike Itaú!

Sabendo dos benefícios da pedalada matinal, que tal introduzi-la na sua rotina? Com bike Itaú, você pode pedalar por onde quiser e ter mais praticidade no seu dia. Não deixe de conferir outros conteúdos em nosso blog para saber tudo sobre o universo das bicicletas.

Tags:
Compartilhe: