Sobre a tembici

Conheça 4 trilhas de bike em SP e viva essa aventura

Atualizado em 15 jul. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Quando pensamos em lugares para pedalar em meio à natureza, é muito difícil incluirmos a metrópole paulista, famosa pelos arranha-céus. Porém, muita gente não lembra que é possível fazer belas trilhas de bike em SP em regiões próximas à capital.

Portanto, se você está na Grande São Paulo e quer fazer trilhas de bike, esse texto pode ajudar a escolher ótimos roteiros. Caso seja iniciante, não se preocupe! Pensamos em todos os detalhes para sua estreia ser inesquecível. Vamos lá?

Saiba qual é a bike ideal para fazer trilha

Antes de escolher a melhor trilha, é importante pensar no equipamento certo para esse tipo de pedal. Afinal, as condições geográficas não são as mesmas das ciclovias sem grandes percalços da cidade.

As bicicletas boas para trilha precisam ter uma suspensão resistente que amorteça os impactos, além de marchas com resposta imediata e um kit de componentes de qualidade. Tudo isso vai possibilitar melhor desempenho e segurança durante o percurso.

O mercado oferece o tipo certo: as Mountain Bikes. Elas possuem, pelo menos, 21 marchas e pneus largos feitos para ter maior tração em terrenos irregulares. Portanto, sem bicicletas de trilha, fica mais difícil ter uma boa experiência sob duas rodas na natureza.

Por que participar de grupos de bike é importante?

Outra dica para começar a fazer trilhas de bike em SP é se juntar a outros ciclistas com a mesma disposição. Os grupos de bike geralmente são bem organizados, e incentivam os ciclistas a se prepararem para superar cada vez mais obstáculos. Sem falar que é uma boa oportunidade de fazer amizades.

Essa sugestão vale também para os ciclistas da cidade que querem andar de bike em SP. Os grupos costumam ter um cronograma de passeios por lugares incríveis que você, possivelmente, não conheceria sozinho. É só usar as bicicletas compartilhas da bike Itaú e pedalar por aí.

Como escolher a melhor trilha para iniciantes?

Como dissemos no início no texto, não é necessário viajar longas distâncias para encontrar as melhores trilhas de bike em SP. Existem aquelas que podem ser feitas no esquema bate e volta ou em um fim de semana.

Além de ter fácil acesso, a trilha de bike para iniciantes precisa ser mais curta e apresentar menos obstáculos. Dessa forma, seu corpo não será muito exigido e você conseguirá cumprir o percurso até o final, respeitando os seus limites.

Conheça 4 trilhas de bike para fazer em SP

Agora que você já recebeu as orientações básicas para se iniciar nesse universo mais radical do ciclismo, chegou a hora de conhecer algumas opções de trilhas de bike em SP. A seguir, confira 4 trilhas ótimas com paisagem natural e muitas ladeiras.

Pessoa fazendo trilha de bike.

1 – Limeira – Iracemápolis/Morro Azul

São 30 km de descidas mais leves e subidas que exigem esforço moderado. A trilha corta a Fazenda Morro Azul, que entrou para a história por ter hospedado a família real no século XVIII.

A fauna e a flora do lugar também são uma atração à parte! Garças e araras podem ser observadas pelos ciclistas, enquanto se refrescam em um belo açude para aliviar o calor durante o verão.

2 – Parque Estadual Ilhabela

O diferencial da trilha no Parque Estadual Ilhabela é o acesso às praias paradisíacas. São 34 km contados entre a ida e a volta, que devem ser enfrentados por ciclistas mais experientes.

Além das praias, essa trilha pode levar você a conhecer o mirante dos Castelhanos, e ter uma visão privilegiada do litoral sul de São Paulo. Então, também é uma opção de cicloturismo.

3 – Caucaia do Alto

Essa trilha de 35 km (ida e volta) contorna uma incrível reserva florestal. É indicada para quem adora a natureza e quer fazer trilhas que interajam diretamente com ela.

O início da trilha fica em uma clareira e, à medida que se vai pedalando, o cenário se modifica para áreas de sombras. Os trechos mais emocionantes são as descidas bastante íngremes, por isso é uma opção para quem já tem mais habilidade com a bike.

4 – Brotas – Mundo Novo – Eucalipto – Brotas

A nossa última indicação de trilha tem início na BRO-010, que faz a ligação entre Brotas e São Carlos. Ela começa com obstáculos mais leves, e o ciclista pode fazer um pit stop na Fazenda Mundo Novo.

A trilha tende a ficar mais difícil, com bancos de areia durante o verão. Já nos períodos chuvosos, ela fica alagada e escorregadia. Ela termina no encontro entre a BRO-337 e BRO-105, em um caminho com cascalho, passando por dentro de uma floresta de eucaliptos.

Quer mais dicas sobre trilhas de bike?

Agora que tem ótimas dicas de trilhas de bike em SP, você já pode programar uma série de aventuras com seus amigos. Prepare sua bicicletas compartilhadas , faça o roteiro e inicie essa jornada.

Para conhecer mais sobre o universo do ciclismo e detalhes sobre trilhas e os melhores equipamentos, continue acessando o blog da bike Itaú. Você se sentirá ainda mais seguro para viver essa experiência.