Cicloturismo: saiba mais sobre essa atividade!
Se você adora viajar e conhecer novos lugares, uma excelente escolha é utilizar bikes para fazer cicloturismo. Afinal, com as bicicletas, é possível gastar menos, ajudar o meio ambiente e ainda curtir cada momento do trajeto pedalando.
Nesse sentido, investir no cicloturismo nacional ou internacional pode ser uma forma interessante de conhecer novos destinos. Entretanto, é preciso lembrar que a prática requer um pouco mais de condicionamento e preparo físico.
Ficou interessado por essa forma de turismo econômico? Então, prossiga a leitura e conheça mais sobre o cicloturismo, uma atividade prazerosa, acessível e cheia de surpresas agradáveis!
Como se preparar para praticar o cicloturismo?
Se você deseja experimentar o cicloturismo, é fundamental realizar um bom planejamento e se preparar para a atividade. Em primeiro lugar, para percorrer grandes distâncias, é preciso ter condição física e, claro, uma bicicleta de qualidade disponível.
Pensando nisso, que tal inserir a bicicleta na sua rotina aos poucos e aumentar gradualmente a distância percorrida? Comece optando pela bike para ir trabalhar, fazer compras no mercado, encontrar os amigos e os familiares ou simplesmente pedalar no parque.
Ao perceber que você já não fica mais tão cansado quando percorre os trajetos escolhidos, aumente o tempo da pedalada e o trajeto. Assim, você consegue percorrer distâncias cada vez maiores e está preparado para fazer turismo de bike como iniciante.
Cuidados importantes
Alguns cuidados são importantes na hora de praticar o cicloturismo. O primeiro passo é pensar no roteiro. Busque informações na internet, consulte pessoas que já viajaram pela região, planeje a distância que pretende pedalar por dia e onde descansará durante a noite.
Além disso, calcule distâncias diárias fáceis de cumprir, de acordo com sua condição física. Se você exceder seus limites, será difícil manter o ritmo no dia seguinte. Caso pretenda viajar de bicicleta percorrendo longas distâncias, vale intercalar dias de descanso e, se for possível, organizar trajetos menores.
Também é importante planejar as refeições. Muitos cicloturistas preparam a comida na estrada, outros levam algo para consumir durante o dia e jantam em alguma cidade à noite. Lembre-se de manter-se hidratado e levar os próprios equipamentos de segurança.
Cicloturismo urbano
Conforme você pôde perceber, cicloturismo é uma forma de turismo enquanto se locomove de bike. O chamado cicloturismo urbano é, justamente, uma atividade que envolve passeios pelos centros das cidades a partir do uso da bicicleta como meio de locomoção.
Dessa forma, é possível planejar um roteiro que interliga as principais atrações e pontos turísticos. Em São Paulo, por exemplo, você pode começar conhecendo o centro antigo e finalizar na ciclovia da Avenida Paulista.
Bike Itaú
As bikes compartilhadas Itaú são excelentes opções para inserir as bicicletas no seu dia a dia e melhorar o seu condicionamento. Afinal, as laranjinhas contam com ótimos planos para diferentes rotinas. Dessa forma, basta escolher qual mais se encaixa no seu cotidiano para pedalar pela cidade.
Além disso, para facilitar ainda mais o seu dia a dia, as bicicletas estão espalhadas em pontos estratégicos das cidades. Basta efetuar o login para descobrir qual é o ponto mais próximo de bike compartilhada e caminhar até ele! Depois, é só desbloquear a bicicleta e curtir a pedalada.
Benefícios do cicloturismo
Ao escolher pedalar de bike por destinos turísticos, você conta com diversos benefícios. Um deles é ter maior liberdade para interagir com o meio por onde você está pedalando, além de aproveitar para apreciar as incríveis paisagens, que, muitas vezes, passam despercebidas.
Além disso, o cicloturismo traz economia para o bolso, já que não é preciso abastecer a bike com combustíveis, nem é necessário se preocupar com pedágios. Muito prático, não é mesmo?
Outro benefício do cicloturismo é que, por meio dele, é possível realizar o chamado turismo ecológico. Como as bikes são meios de transporte sustentável, não agridem o meio ambiente e podem ser uma forma de se locomover enquanto entra em contato com a natureza.
Destinos para cicloturismo
Agora que você já sabe o que é cicloturismo e quais são os benefícios, que tal começar a pensar nos destinos que pode visitar enquanto pedala? Para ajudar na tarefa, separamos algumas sugestões de lugares incríveis que valem a pena considerar. Confira!
Estrada Real
A Estrada Real é um trajeto muito conhecido por quem gosta de viajar usando bike. Isso porque há diversas opções de percursos que passam por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Nesse trajeto, você pode escolher o Caminho Velho (que liga o litoral do Rio de Janeiro a Minas Gerais) ou o Caminho Novo (que liga a capital do Rio às regiões serranas do estado). Além disso, há o trajeto Caminho de Diamantes (que liga Ouro Preto a Diamantina).
Caminho do Imperador
O Caminho do Imperador é o trajeto ideal para quem adora pedalar em meio à natureza. Isso porque, nesse percurso, os ciclistas passam pela Mata Atlântica. A viagem liga os municípios do Rio de Janeiro a Paty do Alferes, na região do Vale do Café, e a Petrópolis.
Parque Estadual do Juquery
Ideal para quem pratica cicloturismo em SP, o Parque Estadual do Juquery liga os municípios de São Paulo, Caieiras e Franco da Rocha. O trajeto conta com paisagens incríveis!
Vale Europeu
Outro percurso incrível é o Vale Europeu, localizado em Santa Catarina. O trajeto conta com rodas d’água, capelas e engenhos, além de incluir partes com rios e cascatas. É impossível não adorar essa viagem!
Explore as cidades com a bike Itaú!
Gostou de saber um pouco mais sobre o cicloturismo e não vê a hora de escolher o seu próximo trajeto? Então, conte com as bicicletas compartilhadas da bike Itaú para se locomover pelos grandes centros urbanos. Bom passeio!