Sobre a tembici

Afinal, o que é mobilidade urbana? Descubra!

Atualizado em 01 ago. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Quando se questiona sobre o que é mobilidade urbana, pensa-se logo em um sistema voltado para o deslocamento das pessoas nas grandes cidades. Porém, o que muitos não sabem é que o seu conceito vai muito além do “vai e vem” de pessoas e carros.

Este artigo vai te ajudar a entender o que é mobilidade urbana sob uma perspectiva sustentável, ou seja, destacando os meios de transporte e ações que podem colaborar para a qualidade de vida e a segurança dos cidadãos no trânsito.

O que é mobilidade urbana?

A mobilidade urbana está presente no cotidiano de centros urbanos, na medida em que possibilita o deslocamento das pessoas de carro, de bicicleta, a pé, etc. É muito comum, inclusive, a mesma pessoa utilizar mais de um transporte por dia para cumprir todos os compromissos.

Porém, mais do que ir de um lugar para outro, é necessário que esse movimento seja feito de forma eficiente e ordenada. Para isso, é fundamental que alternativas sustentáveis sejam valorizadas e aplicadas. Vamos ver a seguir como ações simples podem amenizar o clima caótico das cidades.

Como tornar a mobilidade urbana sustentável?

A mobilidade urbana sustentável busca promover mudanças que tragam soluções reais para problemas crônicos do trânsito das grandes cidades, como a poluição e os engarrafamentos, por exemplo. Mas como fazer para colocar essas mudanças em prática?

O primeiro passo é a criação e a aplicação real de políticas públicas voltadas para a infraestrutura das cidades. Em paralelo a isso, as pessoas comuns e grandes empresas, ao entenderem o que é mobilidade urbana, podem ser agentes transformadores, adotando estratégias simples, porém eficientes. Veja algumas:

  • dar caronas solidárias;
  • otimizar o tempo do carro na rua;
  • dar treinamento para motoristas a fim de reduzir acidentes de trânsito;
  • dar preferência ao ônibus coletivo e ao metrô.

Bicicletas compartilhadas: uma proposta sustentável

O uso das bicicletas compartilhadas é mais uma alternativa para tornar o deslocamento urbano mais acessível. Isso porque as bicicletas são parceiras  do meio ambiente, demandando energia limpa e gratuita, além de oferecerem praticidade.

A Tembici é uma empresa que se preocupa com as consequências da mobilidade urbana, por isso, possui estações de bicicletas compartilhadas localizadas em pontos estratégicos das principais cidades do país.

Se você ainda não incluiu a bicicleta na sua rotina, faça essa experiência! Você verá como se torna fácil transitar nos grandes centros utilizando as bicicletas compartilhadas da bike Itaú.

Quais são os benefícios da mobilidade urbana?

Em um país onde se enfrenta uma série de desafios no trânsito, utilizar transportes sustentáveis faz muita diferença. Confira a seguir algumas vantagens trazidas pelas boas práticas de mobilidade.

Homem com a bicicleta do lado.

Mais segurança

Quando se tem consciência do próprio papel no trânsito, muitos acidentes são evitados. Afinal, boas práticas no trânsito fazem com que pessoas e carros dividam o espaço urbano sem grandes entraves.

Rede de contatos

Além de reduzir o número de carros nas ruas, as caronas solidárias podem ser momentos para criar uma rede de contatos profissionais, o chamado “networking”. Ser um agente da sustentabilidade também pode trazer muitas oportunidades.

Menos estresse

O caminho para o trabalho pode ser muito divertido se o trajeto for feito de bicicleta, por exemplo. Afinal, o exercício físico também é uma maneira de cuidar da saúde mental e física.

Ganha mais tempo

Os horários de pico não são tão caóticos quando se tem um trânsito mais livre, e o tempo que se leva para chegar nos lugares é bem menor. Dessa forma, você ganha mais tempo para o lazer e para colocar em prática outros projetos.

Desafios da mobilidade urbana no Brasil

Embora se saiba o que é mobilidade urbana e como deixá-la mais agradável para todos, o trânsito das grandes cidades enfrenta muitos desafios. Imagens de engarrafamentos quilométricos, além das estatísticas preocupantes de acidentes, podem desanimar os entusiastas da sustentabilidade.

Mas você já parou para pensar nas causas desses problemas que, muitas vezes, parecem crônicos? O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) fez estudos para responder essa questão e chegou a alguns motivos. Confira:

  • crescimento dos carros individuais;
  • aumento da população nos centros urbanos;
  • alto custo para investir em melhorias na infraestrutura.

Fique por dentro do universo dos meios de transporte

Se você gostou de saber o que é mobilidade urbana e como ter atitudes sustentáveis no trânsito, vai se interessar ainda mais sobre outros assuntos ligados às boas práticas de convivência nas grandes metrópoles.

Continue acessando o blog da bike Itaú e confira outros artigos sobre meios de transporte e sustentabilidade. É um universo incrível que reserva ótimas dicas de como ter uma vida mais tranquila. Boa leitura!