Sobre a tembici

Como fazer um tour em São Paulo de bike?

Atualizado em 28 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Como fazer um tour em São Paulo de bike?

Você já pensou em fazer um tour em São Paulo de bike, mas não sabe por onde começar? Considerada uma das cidades mais populosas do mundo e símbolo da arquitetura moderna brasileira, a capital paulista abriga diversos centros culturais que atraem moradores e turistas.

Devido ao grande número de pessoas circulando, a cidade tem um sistema de compartilhamento de bicicletas que ajuda a melhorar a mobilidade urbana. Isso permite que os moradores tenham mais liberdade e agilidade para transitar na megalópole.

São Paulo ainda intensificou os esforços para incentivar o uso de bicicleta. De acordo com o Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana, em 2021, já circulavam mais de 8 milhões de bikes. Neste conteúdo, preparamos um roteiro turístico em São Paulo para você visitar de bicicleta. Confira!

Minhocão

Essa é uma via de concreto e asfalto com mais de meio século de existência no centro de São Paulo. Hoje, tornou-se um corredor de arte urbana, colorindo a cidade com grafites e painéis.

Com 2,7 km de extensão, o local é uma ótima opção para quem deseja fazer uma caminhada ou passeios de bike. O minhocão é próprio para a prática de esportes e fechado exclusivamente para pedestres no período entre 7h e 20h.

Avenida Paulista

A Avenida Paulista é um dos melhores locais para pedalar, pois conta com percursos destinados a quem deseja se movimentar de forma saudável e aproveitar para conhecer lugares interessantes.

Para quem quer fazer um programa legal, mas está em dúvida sobre o que conhecer em São Paulo, os locais citados abaixo são as melhores opções para andar de bike. Além de estarem próximos a percursos, eles possuem estações para bicicletas compartilhadas.

Museu de Arte de São Paulo

Entre os pontos de turismo em São Paulo localizados nessa avenida, está o Museu de Arte de São Paulo (MASP). O local conta com um acervo de obras renomadas e conhecidas internacionalmente. Além das exposições temporárias, estão expostas as obras de artistas consagrados de várias nacionalidades, bem artes contemporâneas.

Itaú Cultural

Outro ponto artístico presente na Paulista é o Itaú Cultural, um instituto que tem como objetivo fomentar manifestações artísticas. A agenda envolve rodas de leitura, filmes, mostras, exposições, programas de inclusão cultural de povos originários africanos, artistas com deficiências e de várias regiões do Brasil.

Casa das Rosas

É um dos últimos casarões mais frequentados da Paulista, com jardim e arquitetura Art Déco. Ele serve como um espaço para promoção da poesia e da literatura, incluindo saraus, recitais, lançamentos de livros, peças de teatro e exposições.

Centro Cultural de São Paulo

Entre os lugares para fazer um tour em São Paulo, o Centro Cultural oferece um conjunto de bibliotecas, coleções e acervos municipais, além de programação de cinema, literatura, arte, ateliê, cursos, oficinas, teatro, música, jardins e espaços para estudo.

Bairro da Liberdade

Ao fazer um tour por São Paulo, você não pode deixar de conhecer o Bairro da Liberdade. O local é considerado a casa dos imigrantes japoneses e mantém costumes de outros povos asiáticos, como chineses e coreanos, incluindo cultura, gastronomia e estilos arquitetônicos.

Entre os pontos para turistar em São Paulo, está o Museu Histórico da Imigração Japonesa, com pontos gastronômicos com cardápios típicos da China, da Tailândia e da Coreia. Além disso, possui botecos, mercados e feiras.

Ele também abriga a Praça da Liberdade, um ponto de destaque no local para os apaixonados pela cultura asiática. Lá, acontece a Feirinha da Liberdade aos sábados e aos domingos, em que é possível adquirir diversos produtos confeccionados pelos próprios vendedores, assim como comidas típicas.

São Paulo.

Parques em São Paulo

Para os apaixonados por bicicleta, os parques em São Paulo são locais perfeitos para exercitar o corpo e relaxar a mente em um passeio individual ou com a família. A cidade está repleta de opções que possuem estações para compartilhamento de bikes.

Parque Ecológico do Tietê

O Parque Ecológico do Tietê foi um dos primeiros a ser criado para recepção e tratamento de animais selvagens. Por ficar ao lado da região de floresta, a Mata do Tietê abriga vários animais silvestres que podem ser vistos durante a pedalada.

Parque Estadual Alberto Löfgren

O Parque Estadual Alberto Löfgren, localizado na Zona Norte, merece fazer parte do roteiro do seu tour em São Paulo. O local é uma unidade de conservação em meio aos remanescentes da Mata Atlântica e abriga um grande número de espécies da fauna e da flora.

Para estimular a visitação, o parque conta com diversas atrações, como museu florestal, trilhas, área de piquenique, bibliotecas, playground, espaços para eventos e para atividades esportivas.

Parque Anhanguera

O Parque Anhanguera, maior da cidade, tem espaço para playground, esportes, lazer, bosque de leituras e centro de conservação de animais silvestres.

O próprio parque é um corredor ecológico, conectando o Parque Estadual do Jaraguá e o Parque Estadual da Cantareira, tornando-se uma referência em São Paulo em biodiversidade, manutenção das espécies e preservação de ecossistemas.

Aproveite o sistema da bike Itaú

A bike Itaú tem um sistema de bicicletas compartilhadas no modelo tradicional e elétrico. Elas são perfeitas para proporcionar mais praticidade e economia na rotina. Além de fugir do trânsito, você pode aproveitar melhor o seu passeio!

São mais de 260 estações espalhadas pela cidade paulista, facilitando o seu tour em São Paulo. Acesse o site da bike Itaú e escolha o melhor plano para você. Aproveite para conferir outros conteúdos em nosso blog.

Tags:
Compartilhe: