Sobre a tembici

Entenda como funciona a bicicleta compartilhada e onde encontrá-la

Atualizado em 25 nov. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Entenda como funciona a bicicleta compartilhada e onde encontrá-la

Para a mobilidade urbana caminhar lado a lado com a sustentabilidade, diversos sistemas de compartilhamento de veículos foram criados. Um deles é o bike sharing, que está sendo implementado em diversos países, inclusive o Brasil. Porém, você sabe como funciona a bicicleta compartilhada?

A bicicleta compartilhada não é um novo modelo, mas sim uma forma de utilização que contribui para a economia e o meio ambiente. Inserindo-a na sociedade, mais pessoas passaram a ter acesso a esse tipo de transporte e puderam melhorar a locomoção no dia a dia. Saiba mais a seguir!

Origem do sistema de compartilhamento

O sistema de bicicletas compartilhadas apareceu pela primeira vez na história em 1965, na Holanda. O engenheiro holandês Luud Schimmelpennink criou essa iniciativa como forma de diminuir o uso de carros e a poluição. Para isso, ele pintou algumas bicicletas de branco e as espalhou pela cidade.

Elas poderiam ser utilizadas e devolvidas onde cada pessoa preferisse. Assim, quem apoiasse a causa ou não tivesse outro meio de transporte para o cotidiano receberia livre acesso a elas, sem gastar e contribuindo para o meio ambiente. Aos poucos, o White Bicycle Plan se popularizou como um símbolo de revolução.

Essa ideia foi levada para assembleia municipal em Amsterdã, mas não foi aprovada. As cerca de 10.000 bicicletas que seriam disponibilizadas gratuitamente, solicitadas pelo inventor, não atraíram o comitê, que considerava esse transporte antiquado, enquanto o carro era promissor.

Apesar de não ter sido implementada, a iniciativa influenciou outros sistemas, que realmente foram implementados. O primeiro deles, no começo da década de 1990 na Dinamarca, destravava as bicicletas com apenas uma moeda. Elas eram devolvidas ao término da viagem e podiam ser usadas em regiões limitadas.

Após essa época, novos modelos foram criados e possibilitaram a utilização monetizada em mais áreas das cidades. Isso segue até os dias de hoje com as bicicletas compartilhadas no Brasil, que chegaram ao país em 2012 através da bike Itaú, e em outros locais do mundo, principalmente na Europa.

Como funciona a utilização da bike compartilhada?

Para saber como funciona a bicicleta compartilhada, não há segredo, mas é importante se atentar ao acesso de cada sistema. Cada empresa responsável determina as áreas de utilização, a quantidade de bicicletas disponíveis em cada estação, os preços e o tempo-limite de uso.

Em geral, por ser uma iniciativa que busca facilitar a adesão e o uso das bicicletas, os valores são baixos em comparação com outros tipos de transporte. Assim, mais pessoas conseguem combinar os modais de transporte, enquanto economizam, sem a necessidade de ter uma bike própria.

Bikes compartilhadas juntas.

Após pagar um plano de uso ou apenas a viagem avulsa, a bicicleta é liberada por determinado período e pode ser utilizada pelos trajetos definidos por cada pessoa. A retirada e a devolução são feitas nas proximidades do usuário, não necessariamente no mesmo ponto, principalmente quando não há vagas livres.

Ainda há a possibilidade de pedalar em diferentes modelos, dependendo do que é disponibilizado pelo sistema. No caso da bike Itaú, por exemplo, existem as tradicionais e as bicicletas elétricas compartilhadas. O segundo tipo possui o diferencial do pedal assistido, ou seja, conta com a ajuda do motor.

Quais são as vantagens de usar a bike compartilhada?

Ao entender como funciona a bicicleta compartilhada, é possível identificar diversas vantagens de aderir ao sistema. A primeira delas é a facilidade de uso, pois a liberação acontece de forma digital e as bikes podem ser encontradas em diversas regiões, muitas vezes nas proximidades da residência ou trabalho do usuário.

Além disso, os preços são mais acessíveis em comparação com o uso e a manutenção de outros veículos. Afinal, só é necessário pagar pela viagem, selecionando o sistema e o plano que atende as expectativas e o orçamento pessoal.

Utilizando as bikes compartilhadas diariamente, o usuário também sai em vantagem ao fazer os trajetos em menor tempo. Os demais transportes tendem a demorar mais, devido ao congestionamento e à quantidade de pessoas que os utilizam, o que afeta o ritmo e a velocidade do percurso.

Aliás, se compreendeu como funciona a bicicleta compartilhada, você pode perceber a relevância do sistema para a contribuição para o meio ambiente, por meio da diminuição da poluição. A bicicleta é considerada um transporte verde, ou seja, não motorizado, com tecnologia limpa e sustentável.

Onde encontrar essas bicicletas

O sistema de compartilhamento está disponível em diversas partes do mundo e do Brasil. Geralmente, as regiões urbanas de maior circulação têm mais estações para melhorar a mobilidade e a flexibilidade nos trajetos, principalmente em horários de pico, quando os demais transportes são impactados.

Além da bicicleta compartilhada em São Paulo, ela também está disponível no Rio de Janeiro, em Salvador, Porto Alegre, Pernambuco, Santiago e Nordelta. Para conferir as localizações mais precisas, há um mapa disponível em nosso aplicativo e site.

Experimente o sistema compartilhado da bike Itaú!

Se você entendeu como funciona a bicicleta compartilhada e quer utilizá-la, conte com a bike Itaú! Temos diversas opções de planos em cada cidade que garantem praticidade e economia no dia a dia. Confira e escolha o seu!

Tags:
Compartilhe: