Sobre a tembici

Descubra qual é o meio de transporte mais usado no Brasil

Atualizado em 25 nov. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Descubra qual é o meio de transporte mais usado no Brasil

Você sabe qual é o meio de transporte mais usado no Brasil? Embora haja uma variedade significativa de meios utilizados nos deslocamentos, há um que se destaca no país. Porém, vale mencionar que esse dado sempre pode ser alterado. Afinal, as pessoas mudam o comportamento ao longo da vida naturalmente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, prossiga com a leitura. Confira qual é o meio de transporte mais usado no Brasil e conheça alguns pontos importantes sobre o tema. Será que você faz parte dos brasileiros que optaram pelo veículo mais usado? Descubra!

Perfil locomotivo do Brasil

Antes de mencionarmos qual é o meio de transporte mais usado no Brasil, vale conhecer um pouco mais sobre o perfil locomotivo do país. Com mais de 8.000.000 km², a nação possui grandes dimensões.

Por isso, faz parte da mobilização urbana no Brasil uma grande variedade de transportes. Entre eles, os destaques são: aéreos, aquaviários, ferroviários e rodoviários. Porém, há uma opção em particular que é a mais utilizada.

Meio de transporte mais utilizado

Antes de revelar qual é o meio de transporte mais usado no Brasil, conheça uma curiosidade. Quanto menor é o tamanho da cidade, mais as pessoas andam a pé. Assim, essa é a forma de deslocamento mais utilizada pelas pessoas no país.

Porém, ao falar de veículo, o transporte urbano mais usado é o automóvel. Ambas as constatações foram feitas pelo Summit Mobilidade 2022. Por outro lado, o modal marítimo é o mais utilizado no mundo. Em parte, isso ocorre porque os navios fazem rotas intercontinentais e carregam alto volume de mercadorias.

No panorama do Brasil, a categoria de automóveis possui ônibus, caminhões, motocicletas e carros, sendo o último o mais utilizado no território nacional. A cultura do país possui uma forte preferência pelo uso de carros em detrimento de outros transportes.

Carros

Por ser um país rico em petróleo, o Brasil criou uma cultura baseada no deslocamento por meio de carros. Assim, ao longo dos anos, esse tipo de veículo expandiu-se para o uso pessoal, além do transporte de mercadorias e do deslocamento para fins comerciais.

Tais fatores foram decisivos para o crescimento da adesão desse meio de transporte, principalmente nas grandes metrópoles. Porém, ao falar de veículos rodoviários, é indiscutível a importância das opções públicas, como ônibus e metrô. Veja mais a seguir.

Ônibus

O ônibus é o meio de transporte mais utilizado no Brasil voltado exclusivamente para a mobilidade urbana. Diferentemente do automóvel, o deslocamento por meio desse veículo costuma ser mais barato, além de ser uma opção para aqueles que não possuem um carro.

Homem andando de bicicleta.

Metrôs e trens

Ainda na esfera pública, além dos ônibus, existe a forte presença de metrôs e trens. Eles são considerados mais rápidos e menos poluentes do que as alternativas anteriores e possuem presença maior em cidades grandes.

Bicicleta

Abaixo de metrôs e trens, o sexto meio de transporte mais usado no Brasil é a bicicleta, ainda segundo o levantamento feito pelo Summit Mobilidade 2022. A preferência por essa modalidade de locomoção é mais frequente em cidades pequenas, onde a mobilidade pública costuma ser mais precária.

Entretanto, após a pandemia do coronavírus, diversas pessoas abriram mão do transporte público e optaram pela bicicleta como meio de transporte principal, principalmente devido ao distanciamento social.

Além dessa questão, conforme sugerido em pesquisa realizada pela Tembici, 7% das pessoas encontraram na bike urbana um meio de economizar o dinheiro que seria gasto com gasolina.

Transportes urbanos: pontos para considerar

Apesar de o carro e o ônibus serem os meios de transporte mais utilizados no Brasil, eles também são as opções mais prejudiciais para o meio ambiente. Os combustíveis emitem uma grande variedade de poluentes que colaboram para o aceleramento do aquecimento global.

Mesmo com os avanços e os surgimentos de novas tecnologias para criar automóveis menos poluentes, a realidade ainda é preocupante, já que grande parte das pessoas não possui condições de adquirir esses tipos de veículos.

Qual é o melhor meio de transporte?

Em relação ao impacto ambiental, a bicicleta é um dos melhores veículos para deslocamento. Além de ser um meio de transporte sustentável, ela também é a escolha mais barata, considerando a manutenção, a ausência de impostos, como o IPVA, e a falta da necessidade de abastecer.

Hoje em dia, outro fator positivo em prol da bicicleta é que, com o aumento de aplicativos de entregas, muitas pessoas encontraram na bicicleta um meio de realizar um trabalho autônomo.

Bike compartilhada: um veículo barato e sustentável

Uma forma de se deslocar pelas cidades gastando pouco e utilizando um veículo sustentável é por meio do serviço de bicicleta compartilhada. Por exemplo, a bike Itaú possui planos acessíveis e está presente em diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo.

As bikes são de qualidade e facilitam o trajeto diário até o trabalho. Além disso, elas são eco friendly, pois não utilizam combustível. Assim, esses veículos reduzem a emissão de chuvas ácidas e gases poluentes, como o CO2.

Conte com a bike Itaú para os seus deslocamentos diários!

Agora que você já sabe qual é o meio de transporte mais usado no Brasil, que tal investir na bicicleta e reduzir os gastos diários com transportes? Assim, além de se manter ativo e economizar o orçamento, é possível contribuir para o meio ambiente. Conte com a bike Itaú e aposte nessa ideia!

Tags:
Compartilhe: