Sobre a tembici

Passeio de bicicleta na orla da praia: dicas de onde pedalar

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Passeio de bicicleta na orla da praia: dicas de onde pedalar

Nada como um passeio de bicicleta na orla da praia para relaxar e sentir a brisa do mar! Com tantos litorais incríveis, o Brasil oferece cenários lindos para pedalar. Seja você residente ou turista, vale separar ao menos uma manhã ou tarde para essa atividade!

Imagina que programa prazeroso pedalar na praia ao mesmo tempo em que você visita o destino pela primeira vez? Essa é uma das muitas formas que os turistas encontram de explorar novos lugares ao viajar. Para quem é residente, então, nada melhor do que ter essa opção sempre disponível!

Se você também adora a ideia de fazer um passeio de bicicleta na orla da praia, prossiga com a leitura. Trouxemos uma seleção de orlas para você conhecer em algumas das cidades mais famosas do país. Confira nossas ideias e comece desde já a planejar a sua próxima viagem!

Pedalar na praia: uma atividade divertida e acessível

Mora no litoral e está em busca de uma atividade gratuita ou acessível? Nossa dica é fazer um passeio de bicicleta na orla da praia. Esse espaço costuma ser plano, e muitos são reservados para uso exclusivo dos ciclistas.

Os benefícios são vários. Você pode aproveitar a oportunidade para se deslocar, se manter ativo ou apenas se divertir. Para quem está na cidade apenas de visita, é uma ótima forma de conhecer as principais praias da região.

Além do passeio de bicicleta na orla da praia, você também pode considerar outros programas que utilizem o espaço público, como parques, centros culturais ou praças. Essa é uma forma interessante de se entreter gastando pouco.

Dicas de onde pedalar na praia

Muitas cidades brasileiras oferecem algumas das mais belas praias do mundo. Esse é o caso, por exemplo, dos litorais do Nordeste e do Rio de Janeiro. Então, se você está com viagem marcada ou está em busca inspiração, confira dicas de onde pedalar e prepare-se para conhecer lugares icônicos!

Rio de Janeiro

Um dos trajetos mais apreciados pelos ciclistas cariocas é aquele que percorre a orla da praia do Leme até o Arpoador. O passeio possui em torno de 4,5 km e leva cerca de 20 minutos para ser concluído.

Possui energia de sobra? Então, vale estender o percurso até o Leblon. No caminho, você poderá admirar o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea. Na altura de Copacabana, você encontra a famosa estátua de Carlos Drummond de Andrade, que certamente merece a pausa para uma foto!

Mulher de bike na praia.

Porto Alegre

A Orla do Guaíba, em Porto Alegre, é perfeita para um passeio de bicicleta. A extensão total possui mais de 70 km, oferecendo muito espaço para pedalar. Em 2021, foi inaugurado um novo trecho da Orla, que contém um anexo com pistas para skate.

O trajeto inteiro se estende da Praia do Lami até a Usina do Gasômetro. Segui-lo é uma ótima forma de explorar a região e conhecer os principais pontos turísticos de Porto Alegre. Ainda, é inegável a beleza de pedalar com as águas doces do Rio Guaíba servindo de cenário.

Salvador

Em Salvador, vale alugar uma bike na altura do Forte de Santo Antônio e percorrer toda a orla até o Jardim de Alah. Após o trajeto, você pode aproveitar para fazer um passeio na praia de Pituba ou investir em uma massagem tradicionalmente oferecida por barraquinhas locais.

Recife

A orla da Praia de Boa Viagem, em Recife, é um dos principais pontos turísticos da cidade. Com 8 km de extensão, o trecho do Segundo Jardim foi revitalizado em 2017 e ganhou uma pista de cooper, aparelhos públicos para ginástica e asfaltos ecológicos.

Na região, há diversos postos de bicicleta para alugar da bike Itaú, o que torna essa opção de passeio viável e prática. Durante a atividade, vale fazer paradas estratégicas para descansar enquanto desfruta de uma água de coco geladinha!

Ao final, é quase impossível resistir a um mergulho nas águas mornas da Praia de Boa Viagem. Se for durante o dia, não se esqueça de passar protetor solar, pois a temperatura costuma ser alta na maior parte do ano.

Praticidade das bicicletas compartilhadas

Gostou das nossas ideias de passeios em orlas, mas não tem uma bicicleta? Nossa dica é investir na bike compartilhada do Itaú. O serviço está disponível em diversas cidades litorâneas, como Salvador e Rio de Janeiro.

Para usar a bike Itaú é muito fácil. Tudo o que você precisa é baixar o aplicativo, cadastrar o login e escolher um plano. Os valores e pacotes variam de acordo com a cidade, mas em todas elas é possível fazer a contratação avulsa, caso você esteja na região apenas de passagem.

Conte com a bike Itaú para passear pelas orlas do Brasil!

Já está pensando quando vai fazer seu próximo passeio de bicicleta na orla da praia? Então, aproveite as nossas dicas e, se for o caso, planeje a sua viagem! Antes de partir, baixe o aplicativo da bike Itaú e descubra em quais lugares você encontra os postos de bicicleta.

Espalhadas em locais estratégicos e próximos dos principais pontos turísticos das cidades, as estações da bike Itaú oferecem bicicletas seguras e confortáveis para pedalar enquanto você explora o destino escolhido. Conte conosco e aproveite ao máximo a sua próxima viagem!

Tags:
Compartilhe: