Sobre a tembici

Onde pedalar em SP: 5 locais para andar de bicicleta pela cidade

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Onde pedalar em SP: 5 locais para andar de bicicleta pela cidade

Andar de bicicleta faz parte da rotina de grande parte da população, seja como uma alternativa de lazer, seja como o transporte do dia a dia. Por ser algo corriqueiro, os trajetos podem ser sempre os mesmos, o que faz as pessoas buscarem novas opções de onde pedalar em SP.

Para ajudar você a ter experiências diferentes, vamos indicar lugares para pedalar em SP, perto de estações de bicicletas compartilhadas e dos acessos de outros modais de transporte. Assim, você descobre onde pedalar em SP, pode percorrer os trajetos e seguir para seus compromissos diários!

Ciclovias da cidade

No dia a dia, pedalar está relacionado à praticidade. Ao pensar em locais práticos, fáceis de acessar e seguros para os ciclistas, as ciclovias são as primeiras opções encontradas por toda a parte. Isso porque a malha cicloviária da cidade está em constante expansão e interliga as regiões metropolitanas.

A sugestão para quem ainda está iniciando no pedal é a Ciclovia Rio Pinheiros, onde é possível pedalar livremente, acostumando-se com as trocas de marchas e a velocidade da bike. Essas vantagens se devem ao fato de o trajeto ser plano e ter cerca de 30 km de extensão.

Já para quem passou da fase inicial e está se perguntando onde pedalar em SP, a dica é a ciclofaixa da Avenida Faria Lima. Apesar de ser menor, com aproximadamente 18 km, o grau de dificuldade é maior por ter conexões com vias comuns e mais ciclistas pedalando ao mesmo tempo.

A dica para quem vai pedalar nas ciclovias e ciclofaixas é manter a atenção no trajeto, pois, como há várias pessoas pedalando, o ritmo deve ser mantido. Assim, todos conseguem pedalar evitando acidentes causados pela distração e pensando no bem comum.

Parques de lazer

Os leitores do blog de bike Itaú já estão acostumados com as dicas de parques para andar de bicicleta em SP. O Villa-Lobos e o Ibirapuera, por exemplo, já são indicações recorrentes por aqui e pela maioria das pessoas que moram na cidade e os frequentam para o lazer.

Geralmente, os parques são ideais para quem quer se desconectar do ambiente urbano e se aproximar da natureza. Porém, como alguns impõem limitações para a preservação da região, é importante verificar antecipadamente se o trânsito de bikes é permitido.

Para ajudar na sua busca de onde pedalar em SP, trouxemos algumas indicações de locais que autorizam a circulação de bicicletas: Parque do Povo (que pode ser acessado pela passarela ligada à ciclovia Rio Pinheiros), Parque do Carmo e Parque Jacuí, que são duas opções na zona leste.

O Parque Jacuí tem um diferencial para o passeio de bike em SP. A infraestrutura se destaca por uma pista com irregularidades que favorecem o treino. Pedalar no terreno plano é comum, mas nem todos sabem controlar a bicicleta em subidas e descidas, por isso esse é o local ideal para os ciclistas melhorarem as próprias habilidades.

Avenida Paulista.

Parque das Bicicletas

Diferentemente das opções anteriores, esse parque é totalmente estruturado para as bicicletas, assim como o próprio nome indica. Ainda assim, é possível caminhar, andar de skate, patinete e patins por lá.

O intuito do local é incentivar a prática esportiva. Por isso, é comum que haja eventos anuais que ajudem a educar os visitantes sobre a importância de uma vida ativa e saudável. Um deles é a Virada Esportiva, organizada pela Prefeitura de São Paulo e distribuída por muitos outros parques e centros educacionais.

Apesar de não ser muito conhecido, ele é uma alternativa para quem não sabe onde andar de bike em SP, tanto nos dias de semana quanto aos sábados e domingos, e quer menos agitação. Com cerca de 45.000 m², o espaço é relativamente pequeno, mas há mais liberdade durante o pedal, já que a circulação de ciclistas é menor.

O pedal fica ainda mais acessível com o sistema de compartilhamento de bicicletas disponível nos arredores. Do lado de fora do parque, na Alameda Iraé, os visitantes encontram uma estação de bike Itaú, onde podem alugar as laranjinhas e pedalar nesta região ou seguir para outras rotas de bike em SP.

Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo é mais uma sugestão para sua lista de onde pedalar em SP. O campus pode ser visitado facilmente pela ciclovia Rio Pinheiros, que é interligada com a Ponte Cidade Universitária. A acessibilidade é uma vantagem para quem precisa continuar o pedal em outras regiões, seja de bicicleta, seja de trem.

A dica é pedalar no local até às 7h, quando não há tanta circulação de ônibus, carros e motos, iniciando pela raia olímpica e indo até rua dos bancos. Esse trajeto já é comum para os ciclistas que, inclusive, reúnem-se em grupos durante a semana.

Vale ressaltar que, aos domingos e feriados, a circulação de bikes não é permitida, pois a entrada é controlada por medidas de segurança. Nos outros dias da semana, a restrição é apenas para o ciclismo esportivo, que só é permitido de terça, quinta e sábado entre 4h30 e 6h30, utilizando equipamentos de proteção, como o capacete.

Para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, o pedal é permitido nos demais horários. Basta respeitar a faixa de pedestres, os semáforos e o limite de velocidade, prezando pela harmonia com os estudantes do campus.

Confira outras dicas com bike Itaú!

Já sabe onde pedalar em SP, mas não tem uma bicicleta? Não se preocupe! As dicas desse post estão próximas de estações de bike Itaú, onde você pode alugar uma laranjinha com preços que cabem no seu orçamento. Confira as opções e comece a pedalar!

Tags:
Compartilhe: