Sobre a tembici

Descubra onde aprender a andar de bicicleta em SP

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Descubra onde aprender a andar de bicicleta em SP

Apesar de ser uma atividade comumente ensinada durante a infância, muitas pessoas ainda não sabem pedalar. Se esse é o seu caso, vamos dar dicas de onde aprender a andar de bicicleta em SP até ganhar confiança para você pedalar livremente pelas ruas da cidade.

Saber onde aprender a andar de bicicleta é importante para experimentar a atividade em segurança e com espaço suficiente. Isso porque, dependendo do local, há muitos ciclistas e pedestres que podem dividir a via e dificultar a aprendizagem. Para facilitar essa tarefa, anote as sugestões a seguir!

Parque Villa-Lobos

Ao procurar onde aprender a andar de bicicleta em SP, uma das primeiras sugestões de busca é o Parque Villa-Lobos. Localizado no Alto de Pinheiros, bairro da zona oeste da cidade, ele é conhecido como um dos principais locais de lazer e entretenimento.

Durante os finais de semana, a ciclovia e as demais áreas em que skates, patins e bicicletas podem percorrer costumam ficar cheias. O parque é um destino bastante procurado pelos moradores da região devido ao espaço para piquenique, à biblioteca e a outros eventos pontuais como festivais.

Nesse caso, a dica é visitá-lo em horários alternativos, em que o fluxo de pessoas é menor. De segunda a sexta, o Villa-Lobos está aberto entre 05:30 e 19:00, tendo os horários da manhã e final da tarde mais vazios, o que o torna um lugar ideal para andar de bike em SP.

Por isso, é comum que diversas escolas deem aulas sobre como pedalar no parque e ajudem os ciclistas iniciantes a ganharem confiança. Essa é uma alternativa para quem já tentou andar de bicicleta sozinho ou acompanhado, mas ainda não conseguiu!

Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é um dos lugares para andar de bicicleta em SP mais recomendados por quem mora na zona sul. Um dos pontos positivos é a localização próxima do metrô e de estações de aluguel de bicicletas compartilhadas, que tornam a utilização das bikes mais econômicas.

Com uma bike compartilhada ou própria, fica ainda mais fácil aprender a pedalar com um espaço enorme e dedicado para os ciclistas. Neste caso, vale a mesma dica do parque anterior: faça os treinos em horários menos movimentados.

Afinal, o Ibirapuera costuma ter um alto fluxo de pessoas, devido à ampla diversidade de atividades. No parque, além de praticar esportes, os visitantes podem se dirigir às exposições dos museus. Portanto, atente-se ao calendário e evite dias em que há eventos.

Após aprender a andar de bicicleta, outra dica é pedalar até o Parque do Povo, que também está localizado na região. Por ser menos movimentado, ele costuma ser uma alternativa para quem caminha, corre e pedala no início e no final do dia.

Parque Horto Florestal

Outra dica sobre onde aprender a andar de bicicleta em SP é o Parque Horto Florestal. Em direção à zona norte da cidade, essa é a opção para quem precisa ensinar crianças a pedalar e quer fugir das opções mais populares, tendo maior tranquilidade no desafio de dar as primeiras pedaladas.

Criado por um botânico sueco, Alfredo Löfgren, é de se esperar que o parque tenha áreas de bastante contato com o meio ambiente. Assim, os ciclistas mirins podem pedalar, descansar na área comum e conhecer a flora e a fauna, composta por macaco-prego, esquilo, tucano e outros animais.

São Paulo.

Esse local tem uma limitação: é ideal apenas para o aprendizado de crianças de até dez anos. Essa é uma das regras do parque, mas tem um lado positivo, pois muitas crianças ficam tímidas e preferem locais mais vazios para começar a pedalar.

Após ensinar o pequeno ciclista, você pode ir a outros parques para andar de bike em SP, como o Núcleo Pedra Grande e o Núcleo Engordador, ambos no Parque Estadual da Cantareira. A primeira opção fica a menos de 500 m de distância e a segunda, a aproximadamente 12 km, na outra extremidade do local.

Parque Ecológico do Tietê

Mais uma dica sobre onde aprender a andar de bicicleta em SP é o Parque Ecológico do Tietê, conhecido como PET. Dessa vez, o destino para os treinos iniciais de pedal fica na zona leste da cidade. Com fácil acesso, os visitantes podem contar com diversos modais de transporte, como ônibus e trem.

Essa é uma alternativa certeira para quem está em busca de onde pedalar em SP fugindo das opções mais populares. Ao mesmo tempo que a área interna do parque possui 14 km de faixa para bicicleta e aluguel delas, o lado externo tem uma ciclovia bastante frequentada pelos ciclistas da região.

Aluguel de bicicleta para aprender a pedalar

Se você está no processo de aprendizado e ainda não tem uma bicicleta, a solução é utilizar a bike Itaú. O sistema de compartilhamento facilita o acesso a essa atividade, garantindo economia e praticidade. Portanto, se você não pedalava em São Paulo por não ter uma bike, agora, o problema foi resolvido!

Conte com a bike Itaú para aprender a pedalar!

Agora que sabe onde aprender a andar de bicicleta em SP, você pode utilizar o sistema de compartilhamento nessa fase inicial cheia de desafios. Ele está espalhado pela cidade, com planos acessíveis que cabem no orçamento, assim você não tem dificuldades para utilizá-lo e pedalar a bike Itaú. Confira e comece os treinos!

Tags:
Compartilhe: