Sobre a tembici

O que fazer em Olinda? 5 sugestões de atrações imperdíveis

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
O que fazer em Olinda? 5 sugestões de atrações imperdíveis

Está com viagem marcada e não sabe o que fazer em Olinda? Como a cidade oferece diversas atrações, é natural não ter certeza sobre quais incluir no seu roteiro. Para ajudar nessa tarefa, separamos 5 dicas incríveis que vale a pena considerar na sua visita!

Ruas estreitas, arquitetura histórica, casas coloridas e um povo receptivo, essas são algumas das principais características de Olinda. A apenas 6 km de distância de Recife, considere fazer ao menos um bate-volta nesse destino icônico. Prossiga com a leitura e confira 5 sugestões de passeios imperdíveis!

Olinda: a cidade dos bonecões e do carnaval de rua

Se você tem dúvida sobre o que fazer em Olinda, saiba que existem diversas opções de passeios e atrações. O destino costuma receber grande procura de turistas, inclusive vindos de fora do Brasil, ao longo de todo o ano.

Um dos destaques do turismo em Recife e Olinda é o Carnaval. As ruas ficam cobertas por foliões que desfilam com trajes coloridos ao som do maracatu, do samba e do frevo. Isso sem falar dos impressionantes bonecos gigantes, marca registrada da cidade.

Já se você pretende viajar fora da época de festas carnavalescas, não tem problema. É possível incluir várias atividades interessantes na sua lista, independentemente do mês da visita. Certamente, sua estadia vai ser marcada por diversão e não vai faltar o que fazer em Olinda.

5 dicas de passeios e atrações em Olinda

Se você adora admirar arquiteturas coloniais, museus e igrejas seculares, há diversas atrações como essas que podem estar na sua lista sobre o que fazer em Olinda. As praias, os mercados locais e a culinária deliciosa também aparecem como sugestões atrativas. A seguir, confira 5 dicas de passeios que separamos para você.

1. Centro Histórico

O que conhecer em Olinda? Para responder à sua pergunta, sugerimos que comece pelo Centro Histórico. A cidade é tombada como Patrimônio Histórico pela UNESCO, então espere por muitas construções históricas e pontos relevantes da cultura pernambucana.

A região também é conhecida como Cidade Alta e abriga diversas igrejas históricas, como o Convento de São Francisco, a Catedral da Sé, a Igreja do Carmo e o Mosteiro de São Bento. O destaque fica para a última, cuja construção em estilo barroco revestida com mais de 20 kg de ouro a torna suntuosa e imponente.

Basicamente, a maioria das atrações e passeios em Olinda se concentram no Centro Histórico. Ali você também confere o Museu de Arte Sacra de Pernambuco, o famoso Mirante Caixa D’água e a Casa dos Bonecos Gigantes, conforme mencionaremos adiante.

2. Casa dos Bonecos Gigantes

A visita à Casa dos Bonecos Gigantes é uma parada obrigatória que vale considerar na sua seleção de o que fazer em Recife e Olinda. Isso porque esses bonecões são marcas registradas da cidade e revelam muito sobre a cultura da região.

A Casa abriga mais de 100 bonecos no acervo. Eles foram criados pelo artista plástico Sílvio Botelho e representam grandes personalidades ou figuras consideradas influentes na região, como Luiz Gonzaga, Chacrinha, Lampião e Maria Bonita.

Olinda vista de cima.

A visita contempla uma breve apresentação de um passista de frevo, algumas explicações e histórias sobre os bonecos. Além da Casa dos Bonecos em Olinda, no Centro Histórico, há o Museu dos Bonecos Gigantes, com um acervo ainda maior em Recife, na Rua do Bom Jesus – Marco Zero.

3. Museus

Olinda abriga uma quantidade significativa de museus, o que sugere que a cidade valoriza a história e protege as memórias. Além do Museu de Arte Sacra de Pernambuco, que já mencionamos, você encontra:

  • Museu da Arte Contemporânea – também localizado no Centro Histórico;
  • Museu do Mamulengo – primeiro museu dedicado a bonecos populares da América Latina;
  • Museu Regional de Olinda – a atração já começa antes de entrar. Espere por um lindo casarão do século XVIII em estilo colonial que se tornou um museu;
  • Espaço Ciência Pernambuco – museu interativo com muita ciência e diversão, principalmente para crianças.

4. Mercados

Também há muitos mercados, ateliês e galerias com várias opções de lembrancinhas para você comprar, além de artesanatos e itens da cultura local, como artes, esculturas e objetos de decoração. Separamos alguns deles:

  • Galeria São Salvador;
  • Mercado de Artesanato do Alto da Sé;
  • Mercado da Ribeira;
  • Mercado Eufrásio Barbosa.

5. Mirante de Caixa D’água

No Alto da Sé, o Mirante de Caixa D’água oferece uma vista panorâmica surpreendente, com um mar azul ao fundo que se confunde com o céu. É possível acessá-lo por elevador ou escada. Vale a pena incluir a parada e tirar alguns minutos para admirar essa paisagem única, de tirar o fôlego.

Como se deslocar em Olinda?

A melhor forma de se deslocar em Recife e Olinda é a bike. Isso porque, essas localidades possuem poucos estacionamentos e espaços para parar o carro. Além disso, muitas ruas são estreitas e, optando pela bicicleta, fica mais fácil explorar as atrações turísticas, já que elas ficam razoavelmente próximas entre si.

Por isso, nossa dica é conhecer o serviço de bike compartilhada do Itaú. Se você pegar a bike no posto da Rua dos Palmares, em Recife, por exemplo, basta pedalar por cerca de 23 minutos para chegar ao Centro Histórico de Olinda. Já no posto da Casa Caiada, você fica apenas a 12 minutos de distância da região central.

Há diversas opções de planos, desde o avulso até o pacote anual. Então, se você é morador ou apenas está a passeio em Olinda, vale a pena considerar o deslocamento de bike.

Conheça Olinda com a bike Itaú!

Agora que você já sabe o que fazer em Olinda, conte com a bike Itaú para se deslocar pela cidade. Há postos espalhados em pontos estratégicos, conferindo praticidade e facilidade tanto para a retirada quanto para a devolução da bicicleta. Baixe o app e saiba mais!

Tags:
Compartilhe: