Sobre a tembici

Acampar de bike: como se planejar e aproveitar a experiência

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 6 min.
Acampar de bike: como se planejar e aproveitar a experiência

Se você está buscando uma atividade diferente para sair da rotina, acampar de bike é uma boa alternativa. Há diversos destinos diferentes em cada cidade e, desde que haja um planejamento completo, esse passeio se torna prazeroso e único.

Assim como viajar de bike, fazer um acampamento acompanhado de uma bicicleta tem diversas vantagens. Liberdade, conexão com a natureza, economia e dinamicidade nos percursos e nos destinos disponíveis são apenas alguns dos pontos positivos de optar por essa atividade.

Para você acampar de bike e não esquecer nada, separamos algumas dicas essenciais para o planejamento da sua próxima aventura. Seguindo as próximas etapas, é possível aproveitar essa experiência ao máximo!

Conheça sua bike

Uma das principais dicas para acampar e realizar trajetos longos é conhecer a própria bike. Isso é essencial para saber lidar com as situações comuns do percurso, como entender a troca de marcha que funciona em subidas, evitando trancos, danos nas peças e acidentes.

No geral, os pontos básicos são: troca de marchas, ajuste do selim, ajuste da corrente, regulagem dos câmbios e enchimento das câmaras de ar dos pneus. Apesar de serem muitos, eles se complementam e garantem um entendimento completo das bikes pelos ciclistas.

Como cada bicicleta possui características diferentes, que dependem da montagem dos ciclistas, é importante também fazer esse trajeto com uma bike que já se conhece. Se for possível, é melhor que o ciclista iniciante esteja acompanhado de outros mais experientes que o guiem durante o pedal.

Conheça o destino

Se você tem dúvida sobre onde acampar, não se preocupe! Cada cidade oferece diversos campings tanto urbanos quanto mais afastados da cidade, como em regiões do interior. Em ambas as opções, os ciclistas podem fazer um planejamento para seguir o trajeto totalmente de bike ou ir de carro, levando as bikes no suporte.

Dependendo do local, fica mais fácil mesclar os transportes e evitar o cansaço no trajeto. Isso também deve ser avaliado de acordo com a época em que se deseja acampar de bike, pois as estradas são mais perigosas e requerem atenção redobrada em temporadas de chuva.

Por isso, para conhecer o destino, é importante se atentar aos seguintes aspectos: características do local (clima e vegetação), rotas alternativas, avaliação e dicas de outros ciclistas que já frequentaram o local. Assim, é possível definir o trajeto, a época do ano do passeio e o que levar na mochila.

Faça uma vistoria

Evite deixar a vistoria da bicicleta em cima da hora e perto do dia do acampamento de bike! Essa etapa é indispensável para qualquer viagem ou passeio em estradas asfaltadas e feitas de terra, pois, dependendo do trajeto, imprevistos podem acontecer e a bike deve estar em ordem para sobreviver até o final.

Ao levar a bicicleta em um especialista, você pode fazer ajustes corriqueiros, desde a regulagem do selim até a troca dos pneus. Os pneus, por sua vez, são um dos itens mais importantes a serem avaliados e voltarem em bom estado, porque podem causar acidentes quando estão desgastados.

Mais que isso, um pneu antigo pode ter a borracha mais fina e ser sensível às superfícies. Furos e rasgos são mais fáceis de acontecer e mais difíceis de consertar, pois os remendos que podem ser feitos durante a viagem não garantem a qualidade do pedal.

Pessoas acampando de bike.

Prepare-se para imprevistos

Pneu furado é apenas um dos imprevistos já esperados pelos ciclistas. Por mais que dependa tanto do estado do pneu quanto do tipo de superfície percorrida, é algo que pode acontecer até mesmo no dia a dia. Entretanto, conforme mencionamos, é muito possível evitá-lo com uma vistoria.

Com a vistoria, sua bike tende a suportar melhor os desafios do trajeto, mas um kit de reparos ainda é necessário. Com um kit básico, você pode fazer os remendos do pneu e ajustar outros componentes, como a corrente, que pode se soltar na troca de marcha ou fazer barulhos durante o pedal.

Outro imprevisto possível é a mudança de clima repentina, como chuva e frio. Normalmente, as roupas de ciclismo são leves e confortáveis, suportando climas quentes, mas, quando a temperatura e a chuva caem, o ciclista deve ter uma roupa adequada para se proteger.

Leve apenas o essencial

Se quiser começar a se aventurar e acampar de bike, uma das técnicas que você precisa conhecer é o bikepacking. Ela consiste em utilizar a estrutura da bicicleta para levar tudo que é necessário para viagens e acampamentos. Então, as mochilas e os bolsos próprios se encaixam em locais estratégicos, ocupando menos espaço.

Para essa técnica funcionar com praticidade, o ciclista deve levar apenas o essencial: kit de reparos, kit de primeiros socorros, roupas suficientes para os dias de acampamento, comida e utensílios básicos para acampar. Tudo isso pode ser organizado em bolsos que se acoplam no selim e no quadro, por exemplo.

Aos poucos, cada ciclista percebe o que não é tão necessário e ajusta a organização das próximas viagens. Isso é essencial para, mesmo levando diversos objetos, não haver tanto peso que torne a viagem cansativa e desconfortável.

O que não pode faltar nos dias de acampamento?

Está se perguntando sobre o que levar no bikepacking? Anote os seguintes itens em sua lista e prepare-se para levá-los em alforjes, nas bolsas para guidão e nas de banco ao acampar de bike:

  • remédios e curativos;
  • roupas adequadas e confortáveis que não ocupem muito espaço (incluindo peças de frio);
  • itens de segurança extra (GPS, mapa, lanterna, carregador, luvas, óculos);
  • saco de dormir, barraca e isolante térmico;
  • garrafa d’água;
  • ferramentas para ajustes (câmara de ar, bomba para bicicleta, etc.);
  • alimentos, utensílios de cozinha e fogareiro.

Confira mais dicas em bike Itaú!

Agora, você já tem o pontapé para acampar de bike. Se quiser saber mais sobre a manutenção das bicicletas e os possíveis destinos, confira em nosso blog. Com bike Itaú, você descobre como aproveitar ao máximo esse transporte versátil, que proporciona experiências únicas!

Tags:
Compartilhe: