Pedalar na chuva: dicas e cuidados importantes
Se você tem o hábito de andar de bicicleta, já deve ter precisado pedalar na chuva. Embora o clima não seja ideal, escolher se deslocar de bike continua sendo vantajoso. Afinal, nada como economizar horas no trânsito e ir para casa mais rapidamente após um dia cheio de atribuições.
Por outro lado, pedalar na chuva requer alguns cuidados. Isso porque a chuva pode deixar o caminho mais deslizante e ocultar buracos. Porém, não se preocupe, pois, tomando algumas medidas básicas, isso não se torna um desafio!
Pensando nisso, preparamos este conteúdo exclusivo. Prossiga a leitura e confira dicas para pedalar com segurança em dias chuvosos. Afinal, é sempre bom estar prevenido e preparado para esse tipo de ocasião, tão frequente em determinadas épocas do ano.
Cuidados para pedalar na chuva
Para ter uma pedalada mais agradável e evitar momentos estressantes, é necessário tomar algumas precauções ao pegar a bike em dias chuvosos. Para não colocar a sua segurança em risco ao pedalar na chuva, vale considerar as dicas a seguir.
Utilize capa de chuva
Para se proteger da chuva e não chegar molhado em seus compromissos, uma excelente opção é a capa de chuva. Afinal, basta vesti-la e começar a sua viagem. Ela não atrapalha a pedalada, e você pode seguir o seu trajeto normalmente.
Para não ser pego de surpresa, vale levar sempre uma capa de chuva para andar de bike. Coloque-a na bolsa ou na mochila. Há modelos de capas dobráveis ou até descartáveis, que não ocupam espaço e podem ser boas opções.
Proteja seus objetos
Você não quer que seus itens pessoais fiquem molhados ao andar de bike na chuva. Para isso, lembre-se de verificar se eles estão protegidos.
Você pode usar uma mochila impermeável ou colocar roupas e outros pertences em sacolas plásticas antes de guardá-las na bolsa. Lembre-se de retirar celular, dinheiro e documentos dos bolsos da roupa. Guarde-os na mochila ou certifique-se de que não serão atingidos pela chuva.
Cuidado com o trajeto
Em dias chuvosos, uma excelente maneira de evitar estresse é pedalar mais devagar. Afinal, com a chuva, o pavimento pode ficar escorregadio e, se houver água acumulada na pista, pode esconder os buracos.
Por isso, mesmo demorando um pouco mais para chegar ao seu destino, vale dobrar os cuidados ao pedalar. Reduza a velocidade, fique atento e evite passar com a bike em lamas ou terrenos que possam interferir no seu equilíbrio.
Proteja seus pés
Para evitar que seus pés tenham contato com a água, é preciso protegê-los: opte por sapatos impermeáveis. Contudo, se você não tiver esses calçados, pode levar um par extra na mochila para calçar quando chegar ao destino.
Leve uma troca de roupa
Mesmo com a capa, é possível molhar alguma parte da roupa ao andar de bike na chuva. Por isso, uma ótima dica é levar uma roupa e meias extras ao sair em dias chuvosos. Porém, lembre-se de colocá-las em um saco plástico na sua mochila. Assim, as peças não correm o risco de molhar.
Defina o trajeto com antecedência
Outra dica que vale a pena seguir ao pedalar em dias chuvosos é definir o trajeto para a viagem antes de sair de casa. Assim, você segue por caminhos mais curtos e não corre o risco de se molhar muito. Além disso, você diminui as chances de ser surpreendido com uma chuva mais intensa.
Lembre-se dos itens de segurança
Outra dica indispensável para pedalar na chuva é sempre lembrar de levar consigo os equipamentos de segurança, como o capacete. Aliás, o uso desses itens é recomendável não somente em dias chuvosos, mas em qualquer ocasião.
Ainda vale mencionar outro ponto importante: a iluminação. Se você for andar de bicicleta na chuva à noite ou em dia nublado, é fundamental contar com uma bike equipada com farol. Isso porque, com a visibilidade reduzida, os demais veículos e pessoas precisam ter condições de ver a sua presença e seus movimentos.
Por isso, a bike Itaú conta com lanternas de LED, que acendem quando você pedala. Com ela, você tem economia garantida, já que a bicicleta alugada dispensa o custo com combustível e com manutenção depois da chuva. Assim, você não precisa se preocupar com gastos adicionais.
Por que investir nas bikes compartilhadas em dias chuvosos?
O serviço de bicicleta compartilhada da bike Itaú é uma excelente opção para pedalar na chuva. Com diversas estações espalhadas pelas cidades, é possível escolher o posto mais próximo na hora de retirar e devolver o item.
Assim, você não precisa perder tempo procurando um táxi ou esperando o ônibus enquanto a chuva cai. Tudo o que você deve fazer é baixar o aplicativo, cadastrar o login e escolher o plano mais conveniente. Depois, com a bike em mãos, basta colocar as dicas mencionadas em prática e seguir o seu caminho!
Faça chuva ou faça sol, pedale com a bike Itaú!
Agora que você já sabe quais são os principais cuidados que precisa considerar ao pedalar na chuva, que tal experimentar o serviço de bicicleta compartilhada da bike Itaú?
Presente em diversas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre, essa é uma forma acessível, fácil e segura de se locomover. Independentemente do clima e da temperatura, conte conosco sempre!