Sobre a tembici

Você sabe quem criou a bicicleta e o que levou à criação?

Atualizado em 05 abr. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 6 min.

Pedalar é uma atividade que, além de facilitar a locomoção, oferece inúmeros benefícios à natureza e ao corpo humano. Porém, será que a bicicleta que conhecemos hoje sempre foi assim ou ela evoluiu com o passar dos anos?

Para responder, partimos de outra pergunta: quem criou a bicicleta?
Assim como as invenções de outros séculos, esse meio de transporte não é o mesmo desde a primeira versão apresentada à sociedade. Por isso, olhar para a história da bicicleta possibilita entender o contexto de cada época e as motivações de uso dela.

Breve contexto histórico

Para saber quem inventou a bicicleta, começamos contando a história que antecedeu a decisão da criação. Imagine viver em plena escuridão por vários dias e não saber quando tudo voltará ao normal. Agora, pense que essa situação ocorreu quando não existia energia elétrica.

Em 10 de abril de 1815, o vulcão Monte Tambora, na Indonésia, entrou em erupção e se tornou o maior evento do tipo na história da humanidade. A magnitude foi tão grande que pode se comparar à mesma energia liberada por 2,2 milhões de bombas atômicas. 

Em decorrência da erupção, houve o acúmulo de cinzas e outros materiais na atmosfera, que causou escuridão por três dias e afetou o clima do ano seguinte, que foi chamado de ano sem verão. Essa mudança afetou diversos países, incluindo os distantes da Indonésia. 

Ano da fome

O ano sem verão (1816) se tornou o ano da pobreza em muitos países da Europa, onde a neve cobria as plantações e poucas pessoas conseguiram se manter sem sol e calor. Com isso, o preço dos alimentos subiu e a fome se intensificou, de forma que até os cavalos utilizados para transporte não sobreviviam.

Os animais utilizados para puxar os veículos se tornaram alimento das pessoas e não poderiam ser os únicos responsáveis pelo transporte. Por isso, muitos acreditam que foi essa situação que levou à invenção do primeiro modelo daquilo que, depois, foi chamado de bicicleta. 

Quem criou a bicicleta?

A resposta para a pergunta inicial de quem inventou a primeira bicicleta é Karl Von Drais. O barão alemão foi responsável pela criação de um novo meio de transporte em 1817, para facilitar a locomoção das pessoas.

Quem já imaginou que a bicicleta era parecida com aquelas que temos hoje em dia se enganou. O primeiro modelo, chamado de máquina de correr ou draisiana (em homenagem ao criador), era feito de madeira.

A estrutura possuía duas rodas como atualmente, um banco no meio e aquilo que seria o atual guidão, mas em formato de alavanca. Tudo isso era feito de madeira, e não era tão prático, pois cada um tinha que impulsionar os movimentos com os pés no chão. Ao mesmo tempo, era uma facilidade inovadora para a época. 

Uma criação exclusiva

Como a maioria das invenções, a máquina de correr não era utilizada por toda a sociedade. Isso porque apenas um pequeno grupo da elite tinha acesso a bens materiais de valor elevado como este. 
Somente quando a bicicleta passou a ser produzida em larga escala e os valores diminuíram, mais pessoas puderam conhecer esse transporte e aproveitar a nova experiência
ciclista parado ao lado da bicicleta.

Evolução da bicicleta

Agora, você já sabe quem criou a bicicleta e o que acontecia na época, mas que tal saber como ela se tornou o modelo de metal, com pedal e rodas que realmente facilita o transporte atualmente? Para chegar nisso que temos hoje, a história da bicicleta e sua evolução percorreram outras partes do mundo.

A bicicleta desenvolvida pelo barão alemão ainda não tinha pedais, mas em 1837 houve a primeira tentativa para mudar isso. Um novo modelo foi criado pelo ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan. Ele possuía um sistema de alavancas movidas com os pés para mover a roda traseira e impulsionar a bicicleta.

A patente da bicicleta com pedal só foi registrada em 1866, pelo francês Pierre Lallement. Nesse período, surgiu um modelo de bicicleta em que a roda dianteira era bem maior que a traseira, a Penny Farthing. Ela permitia velocidades maiores com o mesmo esforço, mas o pavimento irregular e a altura em relação ao chão fazia com que os ciclistas caíssem com facilidade.

Avanços significativos

Para reduzir quedas e acidentes, em 1876, surgiu a bicicleta de segurança. A primeira versão foi feita pelo engenheiro inglês Henry Lawson, com rodas do mesmo tamanho e pedais que moviam a roda traseira através de correias.

Finalmente em 1888, a bicicleta ficou completa com rodas e pneus, graças à ideia do escocês John Dunlop. Depois disso, no século XIX, a revolução industrial levou à produção em massa e muitas pessoas conseguiram andar de bicicleta.

Bicicleta no Brasil

A história da bicicleta no Brasil começa no final do século XIX, quando imigrantes europeus trouxeram as bicis para o país. Em 1885 já havia clubes de ciclismo em várias cidades, principalmente no Rio de Janeiro. Mas apenas a elite podia aproveitar esses momentos, devido ao alto preço do equipamento.

Isso mudou no final da década de 1940, quando as primeiras fábricas começaram a surgir em território nacional. A concorrência entre as bicicletas nacionais e importadas fez o preço diminuir, tornando-as acessíveis às classes mais baixas e até chamadas de veículos da classe trabalhadora.

Nos anos 70, duas marcas dominavam 95% do mercado de bikes: a Caloi e a Monark. Elas foram responsáveis pela criação de modelos inovadores no país, como a Caloi 10, primeira bicicleta com marchas produzida no Brasil. Com o passar dos anos, mais modelos foram lançados como a Ceci da Caloi e a BMX Pantera da Monark. 

Bicicletas compartilhadas

Agora que você sabe quem criou a bicicleta e a trajetória dela até o Brasil, é o momento de conhecer o sistema de bicicletas compartilhadas disponível em várias cidades. Essa iniciativa reforça a importância desse modal de transporte para experiências mais sustentáveis e práticas. 

Para saber mais sobre a Bike Itaú, basta acessar o site e, para ganhar as ruas com as bicicletas, é preciso fazer o cadastro no aplicativo. No app, você tem acesso aos planos disponíveis na cidade e pode assinar o que mais se adequar ao seu orçamento e ao seu estilo de vida. 

Conheça mais sobre o universo das bicicletas

Saber quem criou a bicicleta e a história por trás desse modal tão importante pode ter despertado seu interesse no assunto. Para complementar sua leitura, continue acompanhando os conteúdos aqui em nosso blog!