Sobre a tembici

Cuidados para pedalar no sol com segurança e conforto

Atualizado em 18 mar. 2022 Segurança Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Não há nada melhor que andar de bicicleta sentindo o calor do sol na pele e o vento fresco no rosto, não é mesmo? Porém, é preciso tomar alguns cuidados ao pedalar no sol, para o trajeto não se tornar uma dor de cabeça (literalmente!) e resultar em complicações para a sua saúde. 
Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o tema, com dicas sobre como você pode andar de bicicleta durante os dias mais quentes com segurança e conforto. Confira a seguir!

Aproveitando o melhor do sol

Quando pensamos em um dia bom para pedalar, é muito comum imaginarmos um dia ensolarado, não é mesmo? De fato, a bicicleta é uma ótima parceira para aproveitar os dias de verão, seja na beira da praia, seja entre os prédios da cidade
Porém, ao mesmo tempo que o astro-rei é ótimo para repor a vitamina D e estimular a produção de serotonina — hormônio que dá a sensação de felicidade e satisfação —, ele pode prejudicar a sua saúde se você não tomar alguns cuidados.  
Para você aproveitar ao máximo todos os benefícios de pedalar ao ar livre, durante um passeio ou para se locomover no dia a dia, é importante ter algumas precauções que são simples, mas fazem toda a diferença no final do dia e ao longo da sua vida, como: 

Filtro solar não pode faltar

Seja para pedalar no sol, seja para iniciar o seu dia de tarefas, é extremamente importante usar o protetor solar. Como foi mencionado, o sol nos proporciona uma série de benefícios, mas não podemos nos esquecer de que ele também emite raios que podem prejudicar nossa saúde, os ultravioletas. 
Com o filtro solar, você pode aproveitar o sol tranquilamente, preservando a saúde da sua pele e evitando as indesejáveis queimaduras e insolação. Para quem tem a pele mais sensível aos raios solares, uma dica é utilizar roupas com proteção UV também. 

Roupas leves e adequadas para a atividade

É importante vestir roupas adequadas para a atividade física e, de preferência, feitas de tecido leve. Com a bike não é diferente! Escolha roupas confortáveis para pedalar. Isso ajuda a eliminar a transpiração e não esquenta demais a ponto de você ficar desconfortável. 
Como mencionamos, é interessante que suas peças tenham filtro de proteção UV. Aliás, se você for pedalar sob sol forte e por mais tempo, peças longas (mas de tecido leve) podem trazer uma proteção ainda maior para braços e pernas.

Garrafa d’água cheia

Com a pele devidamente protegida, é o momento de pensar na hidratação. Para pedalar no sol de forma confortável, é indicado carregar uma garrafa d’água durante o passeio. Manter-se hidratado é fundamental para não ocorrer nenhum mal-estar durante o trajeto. 
Recomenda-se beber um pouco de água a cada meia hora, ou sempre que começar a sentir sede. Assim, com a hidratação, o desempenho do seu corpo não diminui durante todo o percurso. Só se atente para não exagerar na quantidade de líquido ingerido!
mulher andando de bicicleta em local com sol.

Alimentação leve e adequada

Ao decidir pedalar no sol, garanta um bom café da manhã ou almoço, mas atente-se ao prato! Aposte em alimentos leves e frescos, para ter uma digestão fácil e não sofrer com mal-estar durante o passeio. 
Praticar exercícios ao ar livre também pede uma pausa para se alimentar. Não espere para comer apenas quando sentir fome, lembre-se de que o seu gasto calórico é maior durante as atividades físicas e, para aguentar os exercícios, é preciso repor essa energia. 

Atente-se ao horário

Com corpo preparado para um passeio de bike, agora é necessário se preparar para o clima do dia. Pedalar no sol é uma delícia, mas isso não quer dizer que você tenha que praticar a atividade embaixo do sol de 40 graus! 
Procure aproveitar os horários em que o sol está menos intenso, como as primeiras horas da manhã ou as últimas da tarde. Assim, você desfruta do dia protegendo a sua saúde e evitando situações como fadiga, insolação e desidratação por conta dos raios solares mais intensos.  

Evite carregar peso

Ao pedalar no sol, procure estar o mais confortável possível e, de preferência, longe de mochilas pesadas ou com muita coisa na sua bike. Carregue apenas o essencial, na cesta da bicicleta se puder. Assim, você fica livre para se movimentar de forma mais confortável. 

Respeite os seus limites

Saiu pedalando e se cansou no meio do caminho? Então, faça uma pausa, beba água e espere ficar bem de novo para retomar o passeio. Para você não exagerar e exigir mais do seu corpo do que deveria ao pedalar no sol, o ideal é traçar uma rota. 
Definindo o circuito da pedalada, você também visualiza melhor o caminho a ser percorrido: tem muitas subidas? Tem ciclovias? É uma via movimentada? Isso garante a sua segurança durante o passeio!

Confira mais conteúdos como este!

Gostou de saber mais sobre como se proteger ao pedalar no sol? Então, para conferir mais conteúdos como este, acompanhe as nossas publicações! Aqui, você se mantém informado sobre o universo das bikes.