Sobre a tembici

Saiba como aumentar a altura do guidão da bicicleta

Atualizado em 08 jun. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Para ter mais conforto durante as pedaladas, é necessário ajustar todos os componentes da bicicleta. Selim, marchas, câmbio e guidão são os principais pontos de atenção para melhorar a performance. Porém, você sabe como aumentar a altura do guidão da bicicleta?

Essa não é uma tarefa difícil, mas exige cautela para não comprometer o conforto. Para isso, vamos ensinar como aumentar a altura do guidão da bicicleta de forma simples, de modo que você consiga fazer isso sozinho sempre que for necessário.

O que é o guidão da bicicleta?

Também chamado de guidom, o guidão de bicicleta é a barra dianteira que orienta a direção da roda. Nele, são posicionados os freios, o acelerador e os espelhos. Na maioria das bikes, ele é reto ou possui uma curva acentuada na metade, que é a parte que se liga ao restante da estrutura.

Contudo, devido à variedade de modelos, é possível encontrá-los em outros tipos. O guidão de bike borboleta, por exemplo, é utilizado principalmente por cicloviajantes, já que oferece amplo espaço para segurar e mais conforto na pedalada. Em viagens longas, ele é ótimo para o ciclista ajustar a postura durante o trajeto.

O guidão rise é elevado e tem apenas a curva no centro. Normalmente, ele é visto em bicicletas urbanas e pode ter variações de altura entre a parte curvada e as laterais. Outras também possuem guidão mais baixo e reto, que se assemelha ao modelo reto ou flat, utilizado em mountain bike.

Já as bikes de estrada possuem o guidão drop, com as alavancas de marcha, que permite posições básicas para performance. Nesse caso, ele ainda garante conforto, diferentemente do guidão bullhorn (nomeado pela semelhança com os chifres de touro), que garante velocidade, mas menos comodidade no trajeto.

Como ele deve estar alinhado?

Esse componente deve estar alinhado na mesa da bike para o movimento não ser involuntário durante a pedalada. Para isso, antes de saber como aumentar a altura do guidão da bicicleta, tente centralizá-lo. Alinhe o guidão de forma que a roda dianteira fique reta, em um ângulo de 90º, e ajuste os parafusos da mesa.

Normalmente, a altura correta do selim e do guidão varia conforme a altura do ciclista, mas eles não podem estar muito altos para não prejudicar a postura e a ergonomia. Geralmente, todos os ajustes devem ser feitos alinhando o conforto e as recomendações feitas por um especialista durante o bikefit.

Por que é importante ajustar a altura do guidão?

A altura ideal do guidão da bicicleta deve ser mediana ou se ajustar à finalidade do pedal, para não prejudicar a performance ou a posição e, consequentemente, causar complicações ao corpo. Por exemplo, caso o guidão fique muito baixo, o peso é maior sobre a roda dianteira, aumentando a tração.

Quando ele está baixo demais, pode ser mais difícil controlar a bicicleta em subidas e descidas. Geralmente, deixá-lo em posições inferiores serve para favorecer o ciclismo de estrada, em que os praticantes seguem dessa maneira para ter uma posição aerodinâmica.

Quando o guidão está muito alto, o impacto em buracos vai diretamente para a coluna, o que gera dores nas costas e desconforto no pedal. O guidão em uma altura mediana ajuda a distribuir o peso entre ele e o selim, facilitando a movimentação durante o pedal. Portanto, se você está na dúvida de qual é a altura ideal do guidão da bicicleta, não deixe de fazer um bikefit antes de ajustá-la.

Homem andando de bicicleta.

Como aumentar a altura do guidão?

Agora, chegou o momento de aprender como aumentar a altura do guidão da bicicleta. Tenha em mãos um conjunto de chaves Allen ou uma chave de torque, dependendo do tipo de parafuso da bike. Algumas mesas possuem essas diferenças, então veja isso antes de começar os ajustes.

A forma mais fácil de fazer esse ajuste de altura é usar os espaçadores no tubo de direção. Esse pequeno espaçamento permite que o guidão seja movido para cima e para baixo em poucos milímetros.

Como essa movimentação é limitada, outra forma de melhorar a altura é a mesa da bike. Mantenha-a parada e use a chave para afrouxar os parafusos de fixação da tampa superior e removê-la. Com a mesa separada, é possível identificar os espaçadores e movê-los ou acrescentar outros para aumentar a altura do guidão até onde for desejado.

Retorne a mesa para o tubo de direção e deixe apenas 3 a 5 mm de distância entre o tubo e a parte de cima da mesa, assim há espaço suficiente para prendê-la. Recoloque a tampa e aperte o parafuso. Pronto! Simples e fácil. Nessa hora, também é possível alinhar o guidão junto à roda para ter um ajuste completo.

Saiba como fazer outros ajustes

Viu só como aumentar a altura do guidão da bicicleta não é difícil? Aqui no blog da bike Itaú, você tem mais dicas para ajustar os outros componentes essenciais. Aproveite sua visita para conferir esses artigos adicionais e melhorar a performance no próximo pedal!