Sobre a tembici

Trabalhar de bicicleta: quais são as vantagens?

Atualizado em 25 nov. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Trabalhar de bicicleta: quais são as vantagens?

A rotina nos centros urbanos pode ser intensa e estressante em diversos aspectos, principalmente quanto à mobilidade urbana, seja por transportes públicos, seja por privados. Por isso, muitas pessoas buscam alternativas para garantir praticidade e rapidez na locomoção, como ir trabalhar de bicicleta.

Ir trabalhar de bicicleta se tornou um hábito cada vez mais comum no Brasil desde o início da pandemia de COVID-19. Entretanto, em outros países que incentivam o uso desse modal, essa já é uma realidade de longas décadas. Então, por que será que essa prática é tão defendida por quem é adepto das bikes? Descubra a seguir!

Aumento no uso das bicicletas para o trabalho

O uso das bicicletas cresce gradativamente como uma forma mais econômica e ecologicamente correta de se locomover. De acordo com a Pesquisa Nacional Perfil Ciclista 2021, 52,4% dos entrevistados acreditam que a pandemia alterou os deslocamentos com bicicleta e 36,9% passaram a pedalar mais a partir desse período.

Ainda com base no levantamento, a bicicleta é mais utilizada como meio de transporte para o trabalho, representando 75,4% dos resultados. Apesar da mudança no cenário pós-pandemia, muitas pessoas já utilizam a bike para trabalhar há décadas, pois a realidade de um veículo motorizado não é acessível para todos.

O perfil do ciclista, os novos modelos de trabalho e as alterações no cenário econômico impulsionaram a utilização desse modal não apenas para a locomoção, mas também como um objeto de trabalho. Desde 2018, na cidade de São Paulo, por exemplo, já se viam entregadores de bike e o início das entregas sustentáveis.

Neste mesmo ano, de acordo com a Pesquisa de Perfil dos Entregadores Ciclistas de Aplicativo, realizada em 2019, houve um aumento significativo desse grupo. A contagem dos entregadores na Av. Brigadeiro Faria Lima aumentou em 5,4% de 2018 para o ano seguinte.

Mais que isso, o estudo revelou que também havia adeptos às bicicletas compartilhadas, pois elas são mais baratas em comparação com o investimento de uma bike própria.

Quais são as vantagens de ir trabalhar de bicicleta?

Como citamos anteriormente, o uso da bicicleta para o dia a dia é visto como uma forma de economia de tempo e dinheiro. Seja com uma bike própria, seja com uma compartilhada, o gasto costuma ser mais barato em comparação com o preço do combustível, do estacionamento, das manutenções e dos impostos dos outros automóveis.

Ao trabalhar de bicicleta, o tempo de espera nos congestionamentos das cidades também se reduz. Com a possibilidade de pedalar na via ou nas faixas exclusivas, os ciclistas podem fazer caminhos alternativos e chegar mais rapidamente, caso usem uma bicicleta elétrica e dependendo do ritmo do pedal.

Sem a necessidade de aguardar nas vias, os ciclistas podem ter um dia mais produtivo. Isso foi evidenciado com uma pesquisa feita pela Universidade Dartmouth, nos Estados Unidos.

Enquanto os trabalhadores que faziam o trajeto de carro tiveram um aumento do estresse nas primeiras horas do dia, as pessoas que iam trabalhar de bicicleta mostraram mais disposição. Assim, inclusive, elas conseguiam realizar as tarefas mais rapidamente.

A diminuição do estresse é um dos ganhos para a saúde. Ao pedalar diariamente, o corpo relaxa, enquanto os níveis dos hormônios de bem-estar e felicidade aumentam, como a serotonina e a endorfina. Logo, ao final do dia, as noites de sono também são melhores, pois o corpo está pronto para descansar.

Homem de terno andando de bike.

Como utilizar as bicicletas na rotina de trabalho?

Ir trabalhar de bicicleta é mais prático do que muitos imaginam. Para iniciar, você só precisa montar seu trajeto antecipadamente e testá-lo durante a rotina, vendo se é necessário fazer alguma alteração para ser mais rápido e mais seguro ou para pedalar tranquilamente e ainda chegar a tempo.

Ao chegar no trabalho, é importante ter um local para deixar a bike. Geralmente, as bicicletas urbanas são as mais utilizadas, devido ao custo-benefício, mas precisam ser estacionadas e travadas com um cadeado. Por isso, algumas pessoas optam pelo modelo dobrável, que é mais compacto e fácil de carregar.

Caso não haja um bicicletário no local em que trabalha e você utilize o metrô em parte do trajeto, a dica é guardar a bike na própria estação. O bicicletário é gratuito para quem é passageiro e, dependendo da unidade, fica aberto até o fim do dia.

Além dessa preocupação, é importante pensar nos imprevistos do dia a dia. Para proteger a roupa nos dias de chuva, prepare-se para colocar uma capa de plástico. Mais que isso, caso aconteça algo com a estrutura da bike, tenha um kit de reparos.

bike Itaú

Para ter mais praticidade, você pode contar com as bikes compartilhadas. Disponíveis em diversas cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Recife, Santiago e Nordelta), elas podem ser alugadas por preços acessíveis e em estações próximas do seu local de trabalho.

Assim, você não precisa se preocupar com a questão do bicicletário e pode fazer diversos caminhos, conectando sua casa, seu trabalho e outros locais visitados durante a semana.

Confira outras vantagens de pedalar com bike Itaú!

Trabalhar de bicicleta traz diversos benefícios e pode fazer parte da sua rotina. Comece a pedalar com bike Itaú e garanta praticidade, economia e dinamismo no seu dia. Confira os planos e demais informações do sistema de compartilhamento em nosso site.

Tags:
Compartilhe: