Sobre a tembici

Principais tipos de guidão de bicicleta: descubra qual é o ideal

Atualizado em 25 nov. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Principais tipos de guidão de bicicleta: descubra qual é o ideal

Você sabia que os diferentes tipos de guidão de bicicleta podem influenciar no seu conforto, na sua velocidade, na sua postura e na sua performance ao pedalar? Muitas pessoas não fazem ideia disso e compram ou escolhem uma bike que, no final, não atende às próprias expectativas e não condizem com os próprios objetivos.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber para fazer a escolha ideal diante dos diversos tipos de guidão de bicicleta que comumente encontramos. Continue a leitura e saiba mais.

Qual é a função do guidão de bicicleta?

Em primeiro lugar, é importante que você entenda qual é a função do guidão de bicicleta. Basicamente, esse elemento serve como ponto de apoio para o ciclista, além de ajudar no controle da direção. Ele ajuda a bike a se manter estável e auxilia o condutor nas subidas, descidas e curvas.

Os diversos tipos de guidão de bicicleta costumam impactar em várias questões durante a pedalada. Por exemplo, determinados guidões podem ajudar a ganhar velocidade, enquanto outros possuem o objetivo primordial de proporcionar conforto.

Embora a função do guidão seja a mesma em todos os modelos, cada um deles pode focar em características diferentes. Por isso, procure definir seus objetivos e suas expectativas antes de escolher o seu.

Dicas para escolher o guidão ideal

Para escolher o guidão de bike ideal, separamos alguns pontos de atenção que vale a pena considerar. Após a leitura, caso você ainda tenha dúvidas ou dificuldades, sugerimos que procure um profissional para te ajudar.

Ajuste o guidão de acordo com o seu biotipo

O bike fit compreende ajustes que você deve fazer na bicicleta para ela se encaixar no seu biotipo. Isso significa alinhar o guidão e outras peças do veículo para adaptá-los de acordo com as suas medidas. Essas ações são muito importantes para você ter a postura correta na hora de pedalar.

A bicicleta com guidão alto ajuda a manter a coluna ereta, sendo uma boa pedida para pessoas altas, porém exige mais desenvoltura na hora das curvas. Atentar-se ao tamanho do aro de acordo com a sua estatura também vai ajudar com essa questão da ergonomia.

Defina o seu objetivo

Você pretende andar de bicicleta na cidade apenas para ir ao trabalho, para passear nos finais de semana ou está em busca de um modelo mais profissional para fazer trilhas e subir morros? Seu objetivo influencia sua decisão diante dos tipos de guidão de bicicleta disponíveis.

Isso porque o guidão reto é mais indicado para pessoas que participam de competições e desejam ganhar maior velocidade na pedalada. Eles também são leves, mas podem atrapalhar o deslocamento em terrenos com muitas árvores ou obstáculos.

Já se seu objetivo é pedalar nas ruas, o guidão curvo costuma ser o mais indicado. Ele proporciona maior conforto e melhora a absorção dos impactos, portanto é a escolha ideal para ciclistas com pouca experiência.

Escolha guidões feitos com materiais que tragam conforto

Os melhores tipos de guidões de bicicleta são feitos com materiais não muito pesados e, ao mesmo tempo, resistentes aos impactos típicos da pedalada. Nesse sentido, o guidão de alumínio é um dos mais recomendados, pois, além de durável, costuma ser confortável.

Os guidões feitos de aço de carbono também são uma ótima escolha, mas podem ser frágeis para pedaladas intensas, trajetos longos e usos contínuos. O aço cromado e o metal oferecem excelente resistência e, embora sejam um pouco mais pesados, proporcionam alto controle para o ciclista.

Atenção ao comprimento e ao peso do guidão

Para pedaladas nas ruas, guidões curvados e mais curtos costumam oferecer maior conforto, talvez por isso sejam mais procurados pelos ciclistas de rua. Modelos com comprimentos mais extensos geralmente são indicados para atividades intensas e uso profissional.

Quanto ao peso do guidão, os mais leves são mais confortáveis para dirigir. Por outro lado, o peso pode variar de acordo com o tamanho da bike, afinal uma bicicleta grande, feita para um determinado biotipo, não comporta um guidão fino e leve.

Guidão da bicicleta.

Portanto, vale se atentar a esse ponto, pois um guidão pesado exige maior esforço e pode cansar rapidamente. Outra dica é se acostumar a esses detalhes com o passar do tempo. Quanto mais você pedala, mais familiarizado fica com a posição e o peso do equipamento, então melhor será a sua desenvoltura.

Não possui muita experiência com bicicletas? Então, comece com a bike Itaú

Se você não possui muita experiência quando o assunto é guidão, peças e manutenção, mas deseja pedalar, sugerimos que comece utilizando os serviços da bike Itaú.

Nossas bicicletas compartilhadas foram pensadas justamente para trazer conforto e são próprias para pedalar em ambientes urbanos, parques e ruas. Investindo na bike Itaú, você não precisa se preocupar com manutenção e qualidade, pois esses são itens que já trazemos nos nossos equipamentos.

O banco é ajustável, o que proporciona ergonomia correta e maior conforto nos movimentos. O guidão é curvo, ideal para o deslocamento nas cidades. Além disso, nossas bikes passam por revisões periódicas, garantindo a segurança necessária.

Acompanhe o blog da bike Itaú para conferir mais dicas

Agora que você entendeu mais sobre os tipos de guidão de bicicleta e descobriu que o modelo ideal é aquele que mais atende aos seus objetivos e às suas necessidades, acompanhe o nosso blog e confira outros conteúdos como este. Com a leitura dos nossos materiais, aos pouquinhos, você aprende tudo sobre o universo das bikes!

Tags:
Compartilhe: