Sobre a tembici

Venha conhecer as 3 principais rotas de bicicleta em Porto Alegre

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Venha conhecer as 3 principais rotas de bicicleta em Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre faz parte do programa de mobilidade Avançar Cidades do Governo Federal, que ajudou a aumentar o número de ciclovias. Além disso, a Secretaria de Mobilidade ainda planeja expandir as rotas de bicicleta em Porto Alegre nos próximos meses.

A revisão do Plano Diretor Cicloviário já começou a ser debatida a fim de avaliar quais são os desafios. A secretaria ainda deve continuar a implementar políticas públicas para melhorar o deslocamento dos cidadãos.

Atualmente, a cidade conta com 41 estações da bike Itaú e 410 bikes espalhadas prioritariamente nas regiões próximas ao Lago Guaíba. O sistema possui parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e a PBSC Urban Solution.

Neste artigo, trouxemos rotas que podem ser feitas usando os serviços da bike Itaú em Porto Alegre. Você vai conhecer algumas estações para saber como aproveitar melhor a cidade utilizando esse meio de transporte sustentável.

Por que andar de bicicleta em Porto Alegre?

Andar de bicicleta em Porto Alegre é uma atividade incorporada no dia a dia dos cidadãos. Além de o espaço ser ampliado com a revisão do Plano Diretor Cicloviário, a cidade é dotada de ferramentas e infraestrutura própria para facilitar o acesso dos ciclistas.

O objetivo principal é fomentar o uso das bikes não apenas para passeio, mas como transporte principal. Elas são ecologicamente corretas e mais econômicas, ajudando a melhorar a saúde e a qualidade de vida da população.

Para aqueles que desejam fazer passeios em Porto Alegre, andar de bicicleta é uma das melhores opções para aproveitar os pontos turísticos, exercitar-se e garantir mais agilidade no deslocamento.

Onde pedalar em Porto Alegre?

A cidade possui diversos percursos distribuídos para o deslocamento com bike. Os planos para os próximos meses é investir mais para incentivar um maior número de moradores a aderir a esse meio de transporte saudável. As rotas de bicicleta em Porto Alegre podem ser divididas em três tipos:

  • ciclovias: espaços totalmente separados e dedicados aos ciclistas;
  • ciclofaixas: espaços delimitados para ciclistas, como pistas ou calçadas;
  • ciclorrotas: espaços compartilhados com outros meios de transporte.

A cidade tem um sistema de estações de bikes em que você pode baixar o aplicativo da bike Itaú e localizar o ponto mais próximo. Após finalizar o aluguel da bicicleta, você pode pedalar em Porto Alegre por qualquer uma das rotas espalhadas pela cidade.

Praia da Guaíba

Um dos principais lugares para andar de bicicleta em Porto Alegre é a praia da Guaíba, com uma rota que inicia na Usina do Gasômetro e vai até o Cais Barra Shopping. O caminho é plano e fácil de percorrer.

Essa é uma das rotas de bicicleta em Porto Alegre em que você passa pelo Parque Estadual do Delta do Jacuí e pela praça do Aeromóvel, onde acontecem várias atividades nos finais de semana, como shows e feiras.

Durante o trajeto, também é possível avistar o Parque Harmonia, a Marinha do Brasil e o Museu do Iberê. O trajeto termina no Cais Barra Shopping, um dos mais antigos da região e local de realização de diversos eventos.

Esse trajeto conta com muitos pontos da bike Itaú para facilitar a mobilidade. Você passa por pelo menos três: um localizado no início do percurso, um no Iberê Camargo e um no Barra Shopping. Eles ficam situados em locais estratégicos e permitem que você programe melhor o seu passeio.

Parque em Porto Alegre.

Parque Farroupilha

Também conhecido como Parque Redenção, é um patrimônio ambiental da cidade, com monumentos e várias atrações distribuídas nos 37 hectares de área verde em que se situa, sendo parte das rotas de bicicletas de Porto Alegre, com pontos com bike compartilhada.

Está localizado próximo ao Mercado Bom Fim, que possui restaurantes, lojas de artesanato, floriculturas e produtos naturais. Aos sábados, acontece uma feira com produtos orgânicos, frescos e diretos do produtor.

Casa de Cultura Mário Quintana

É parada obrigatória para quem visita a cidade, em um dos percursos de bike que abriga uma estação para aluguel de bicicletas. A Casa de Cultura Mário Quintana é um local multicultural ligado à Secretaria do Estado, com espaços voltados para arte, dança, música, cinema, literatura, teatro e oficinas.

O edifício rosa antigo, localizado em uma travessa, chama a atenção de todos que passam por lá e conta com uma agenda cultural completa, que vai desde exposições artísticas a eventos do mais variados tipos.

Rota das Praças

Em Porto Alegre, você encontra uma ciclovia interligando as principais praças que são cartões postais da cidade, como a Praça da República, a Praça Brigadeiro Sampaio, o Largo dos Açorianos e o Parcão. Com a infraestrutura disponível, é possível contar com pontos com bicicletas compartilhadas.

Avenida Borges Medeiros

A Avenida Borges de Medeiros corta a cidade no sentido Norte e Sul, uma via importante com diversos prédios históricos, como o Cine Theatro Capitólio. Nela, também se encontra o Viaduto Otávio Rocha, um dos principais pontos de referência da cidade.

Encontre as estações bike Itaú

Agora que você já sabe onde pedalar em Porto Alegre, o próximo passo é baixar o nosso aplicativo na Apple Store ou no Google Play e escolher o seu plano para retirar a laranjinha mais próxima.

Para trabalhar ou passear, as bicicletas da bike Itaú trazem mais praticidade, economia e bem-estar à sua rotina. Você pode escolher um modelo elétrico ou tradicional para se deslocar nas diferentes rotas de bicicleta em Porto Alegre. Acesse a nossa página e comece a pedalar hoje mesmo!

Tags:
Compartilhe: