Sobre a tembici

Entenda qual é a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota

Atualizado em 25 nov. 2022 Ciclovias Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Entenda qual é a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota

Você sabe qual é a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota? Entender esses conceitos é fundamental para quem deseja começar a pedalar na rua e para quem já têm esse hábito.

Essas vias foram projetadas justamente para o trânsito de bikes. Será que você já se deparou com alguma delas perto de onde mora? Para descobrir qual é a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota, prossiga a leitura!

Diferenças entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas

Em primeiro lugar, para saber qual é a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota, basta observar o local de delimitação da pista e os elementos que a circundam.

Embora todas sejam projetadas para a circulação de bicicletas, bikes elétricas e patinetes, cada uma dessas vias tem as próprias características. Portanto, se você pretende usar esses espaços, é importante conhecê-los.

Para facilitar a sua compreensão, abordaremos o que é ciclorrota, ciclovia e ciclofaixa separadamente. Assim, na próxima vez que você pedalar em ruas e avenidas, em especial nos grandes centros urbanos, pode identificar essas vias separadamente.

Ciclovia

A ciclovia é uma pista que se localiza separadamente da via destinada à circulação de automóveis. Isso significa que há um espaço, um desnível, um nível, um canteiro, uma grade ou qualquer outro elemento físico entre a ciclofaixa e a pista do tráfego pesado.

Quem vive nas grandes capitais já viu uma ciclovia em meio a importantes avenidas. Esse é o caso da famosa Ciclovia da Avenida Paulista e da Avenida Sumaré, em São Paulo, por exemplo. Contudo, esse tipo de via também é comum em parques e outros espaços públicos.

Vale destacar que ciclovia e ciclofaixa podem ser unidirecionais ou bidirecionais. No primeiro caso, a pista tem sentido único de circulação. Já no segundo, a pista costuma ser maior e possibilita o trânsito em ambos sentidos.

Ciclofaixa

A ciclofaixa caracteriza-se por ser uma pista localizada junto à via dos demais veículos. Geralmente, ela aparece no mesmo nível da pista de rolamento, da calçada ou do canteiro. Por não ser totalmente segregada do tráfego pesado, a implantação da ciclofaixa é menos custosa e mais fácil de ser incorporada.

Na maioria das vezes, a ciclofaixa é identificada a partir da pintura no chão. Ela costuma estender-se para os bairros, diferentemente da ciclovia, que se concentra nas avenidas e nas grandes vias de acesso.

Durante feriados e domingos, muitas cidades contam com a ciclofaixa de lazer. Nessas ocasiões, uma ou mais faixas de ruas e avenidas convertem-se em ciclofaixas, criando um espaço adicional para a circulação exclusiva de ciclistas.

Pessoa andando de bike.

Ciclorrota

Embora a ciclorrota não seja tão comum quanto a ciclovia e a ciclofaixa, também faz parte das vias destinadas à circulação de ciclistas. Trata-se de um espaço compartilhado com pedestres ou veículos.

No entanto, esse espaço possui sinalizações e é pensado como uma forma de interligar pontos de interesse, ciclovia e ciclofaixas. Em outras palavras, a ciclorrota é uma solução de compartilhamento de ruas entre veículos motorizados e bicicletas.

A ciclorrota costuma ser implantada em ruas com tráfego mais calmo e vias cujo limite de velocidade é de até 40 km/hora. Com condições favoráveis à circulação dos ciclistas, a ciclorrota ou rota de bicicleta, como também é conhecida, é prática e bastante funcional.

Ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota em números

Agora que você já sabe qual é a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota, é provável que deseje descobrir onde ficam essas pistas na sua cidade. Para isso, basta acessar o site oficial do órgão responsável pela manutenção e pela organização do trânsito.

No caso de São Paulo, por exemplo, esse órgão é a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). No Rio de Janeiro, é a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ). Vinculados às prefeituras das cidades, geralmente, eles trazem todas as informações referentes às ciclovias, às ciclofaixas e às ciclorrotas.

São Paulo é a cidade brasileira com maior número de ciclovias e ciclofaixas, com 699,2 km de vias. Em segundo lugar, está Brasília, com 475 km, e em terceiro, o Rio de Janeiro, com 411 km.

Quantidade de vias destinadas aos ciclistas em São Paulo

Se você é ciclista e mora em São Paulo, a quantidade de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas é animadora. Conforme divulgado no site da CET, os paulistas contam com 667,1 km de ciclovias e ciclofaixas, assim como 32,1 km de ciclorrotas. Além disso, há 72 bicicletários e 29 paraciclos espalhados pela cidade.

Esses números tendem a crescer. Em outubro de 2022, São Paulo ganhou mais 17 km em ciclovias, de acordo com matéria veiculada no Estadão. Em 2023, a expectativa é de que esse número aumente. Então, morador ou apenas visitante, vale apostar na praticidade de locomoção que esses espaços oferecem!

Pedale com a bike Itaú!

Após compreender qual é a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota, que tal explorar essas vias pedalando com a bike Itaú? Presente em diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Salvador e Porto Alegre, o aluguel de bike compartilhada é acessível e fácil de contratar. Baixe o app e confira!

Tags:
Compartilhe: