Sobre a tembici

O que fazer em Porto Alegre? Confira 5 dicas de passeios

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
O que fazer em Porto Alegre? Confira 5 dicas de passeios

Diante tantas atrações, é normal ter dúvidas sobre o que fazer em Porto Alegre. A cidade possui inúmeras opções de passeios culturais, gastronômicos e pontos turísticos. Por isso, na hora de montar o roteiro, muitas pessoas não sabem por onde começar.

Para ajudar nessa tarefa, separamos uma seleção com 5 dicas de passeios em Porto Alegre que vale a pena fazer, independentemente de se você é morador ou visitante. Prossiga com a leitura e descubra as nossas sugestões.

As belezas de Porto Alegre

Vai viajar pela primeira vez para a capital gaúcha e não sabe o que fazer em Porto Alegre? Então, vamos começar contando um pouco sobre as belezas da cidade. A região é cosmopolita e multicultural. Com quase 1,5 milhão de habitantes, ela é conhecida pelo famoso chimarrão e pelos tradicionais churrascos.

Espere por muitas áreas verdes e parques. Inclusive, em Porto Alegre, você encontra a rua Gonçalo de Carvalho, considerada uma das mais bonitas do mundo. Nela, árvores Tipuana formam túneis incríveis ao longo de 50 m de extensão.

Não foi à toa que ela ganhou o status de patrimônio histórico em 2006. Portanto, se você não sabe o que fazer em Porto Alegre, vale a pena começar seus passeios visitando esse pequeno tesouro escondido em meio a um bairro residencial.

5 dicas de lugares para conhecer na capital gaúcha

Também conhecida como Poá, Porto Alegre é um destino cheio de surpresas e atrações imperdíveis. Se você gosta de visitar monumentos, museus e pontos históricos, espere por muitos deles!

Aliás, prepare-se para conhecer parques muito bem conservados, ótimas opções de restaurantes e vistas maravilhosas para assistir ao pôr do sol. Separe um papel e caneta, pois vamos mostrar 5 dicas de lugares para passear em Porto Alegre. 

1. Usina do Gasômetro

A Usina do Gasômetro é um dos principais – se não for o principal – pontos turísticos e parada obrigatória na sua lista sobre o que conhecer em Porto Alegre. O imenso prédio foi construído em 1928 e, originalmente, era uma usina de geração de energia movida a carvão.

Atualmente, a construção se tornou um ponto cultural. Lá, você encontra quatro galerias de arte, um teatro e uma sala de cinema, além de espaços utilizados para sediar eventos.

As torres ultrapassam os 100 m de altura e, segundo os moradores, é o melhor lugar para assistir ao pôr do sol na capital. O cenário é conhecido por ser único e cheio de cores, e parece ter saído da cena de um filme.

2. Mercado Público

Assim como Salvador, Porto Alegre também tem um icônico Mercado Público. Localizado em frente ao prédio da prefeitura, o complexo de compras conta com mais de 100 bancas e lojinhas.

Visitar o Mercado Público é uma ótima ideia caso você esteja em dúvida sobre o que fazer em Porto Alegre. Ali, é possível comprar diversos itens da cultura local e garantir lembrancinhas de viagem. O lugar também conta com várias opções de lanchonetes e cafeterias.

Parque em Porto Alegre.

3. Casa de Cultura Mário Quintana

Uma dica para incluir na sua seleção de o que visitar em Porto Alegre é a Casa de Cultura Mário de Quintana. O prédio foi inaugurado em 1933 e funcionava como um hotel luxuoso. Ele ficou conhecido pela estadia do poeta gaúcho Mário Quintana, que viveu ali por mais de vinte anos.

Nos anos 90, o hotel foi aberto ao público e transformou-se em um importante ponto cultural. Além de homenagear o artista, o prédio conta com bibliotecas, salas de cinema e teatros, e oferece exposições, cursos e oficinas.

O destaque fica para os espaços “Acervo Elis Regina” e “Quarto do Poeta”. Esse último compreende uma reconstrução fiel do cômodo em que Mário Quintana viveu durante os anos que morou no hotel.

4. Cais Embarcadero

O Cais Embarcadero foi criado recentemente, em 2021, e fica ao lado da Usina do Gasômetro que comentamos anteriormente. Ele se caracteriza por ser um imenso complexo, que reúne lazer e gastronomia.

Localizado às margens do Lago Guaíba, é um verdadeiro convite para apreciar o pôr do sol ao entardecer enquanto degusta um delicioso petisco ou um café. Além do restaurante, no local, há quadras esportivas, uma praça, uma galeria de arte e espaços para fazer piquenique.

5. Parques

Se você gosta de parques, a boa notícia é que a cidade abriga inúmeros. Muitos permitem que você aprecie o ambiente em um agradável passeio de bike, sendo ótimas opções de lugares para pedalar em Porto Alegre. A seguir, confira a lista com alguns dos principais parques da região:

  • Parque da Redenção (ou Parque Farroupilha);
  • Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia);
  • Parque Marinha do Brasil;
  • Parque Moinhos dos Ventos (Parcão);
  • Jardim Botânico de Porto Alegre.

Como se locomover em Porto Alegre?

Nossa dica para se locomover pela cidade enquanto você segue seu roteiro de passeios é pedalar. Se você é turista ou não possui uma bicicleta, não tem problema! Basta usar os serviços da bike Itaú em Porto Alegre.

Dessa forma, para usar a bicicleta compartilhada, você pode escolher o plano que mais se adequa às suas necessidades. Além disso, há dezenas de postos de retirada da bike, espalhados estrategicamente próximos das principais atrações e pontos turísticos da cidade.

Conheça Porto Alegre pedalando com a bike Itaú!

Agora que você já sabe o que fazer em Porto Alegre, conte com a bike Itaú para se locomover durante sua estadia na cidade. Gostou das nossas dicas? Então, continue acessando o nosso blog e descubra outros conteúdos como este!

Tags:
Compartilhe: