Sobre a tembici

O que fazer em Jaboatão dos Guararapes: 5 dicas de passeios na cidade

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
O que fazer em Jaboatão dos Guararapes: 5 dicas de passeios na cidade

Está pensando em viajar e não sabe o que fazer em Jaboatão dos Guararapes? Então, este conteúdo chegou em boa hora e vai ajudar você a traçar um roteiro para os dias de férias. Anote as dicas para ter a melhor experiência durante a estadia nessa cidade litorânea!

Se sua primeira dúvida é “onde fica Jaboatão dos Guararapes”, é hora de esclarecê-la. A cidade fica em Pernambuco, perto de Recife, onde há praias que fazem a região ser apelidada de Caribe brasileiro. 

Portanto, caso você tenha tempo livre, também é possível visitar a capital depois de conhecer os locais sugeridos a seguir. 

Praia de Piedade

As praias das cidades de Pernambuco são conhecidas pela beleza do litoral nordestino, por isso a Praia de Piedade é a primeira dica para os turistas. Até mesmo os moradores a recomendam para aliviar a rotina e ficar perto do mar, que é um dos espaços que mais trazem calma para quem mora em ambientes urbanos. 

Apesar de ser uma praia urbana, ela é uma das mais limpas da região, ideal para um banho refrescante. Entretanto, tome o cuidado de nadar apenas na parte rasa, protegida pelos corais, pois há a presença de algas e o risco do encontro indesejado com tubarões mais a fundo. 

Após aproveitar o clima de praia, outra sugestão é seguir para uma das estações de bike Itaú nos arredores e alugar uma das laranjinhas. Conhecidas pelos pernambucanos como uma das soluções de transporte compartilhado, elas são práticas e podem ser utilizadas para facilitar a visitação de outros pontos turísticos. 

Monte dos Guararapes 

Outro local que não pode faltar na lista sobre o que fazer em Pernambuco é a visita ao Monte dos Guararapes. Esse foi o local onde aconteceram os conflitos das Batalhas dos Guararapes, entre 1648 e 1649, que marcaram a expulsão dos holandeses de Pernambuco pelo exército luso-brasileiro.

Atualmente, essa é a região onde se localizam o Parque Histórico Nacional dos Guararapes e o Bosque de Pau-Brasil, com exemplares da árvore que teve extrema importância na história do país. Em ambos locais, os visitantes costumam caminhar, mas também é comum andar de bicicleta no parque, já que é uma área plana.

Com esses dois destinos, você já sabe o que fazer em Jaboatão dos Guararapes enquanto se conecta com a natureza, a história e a cultural local. Já se quiser aproveitar a visita para tirar fotos de lembrança, vá até os mirantes Henrique Dias e André Vidal de Negreiros. 

Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres

Mais uma alternativa para quem não sabe o que fazer em Jaboatão dos Guararapes, após visitar os locais acima, é a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. Ela é uma das construções do monte e atrai diversos turistas curiosos pela história da cidade. 

Essa sugestão é ótima para quem quer conhecer um local histórico e religioso. Uma curiosidade é que ela é administrada por monges beneditinos e foi construída em homenagem às batalhas citadas anteriormente. 

Por ter sido fundada em 1656, ela apresenta um interior com imagens barrocas e obras de artes dos séculos XVII e XVIII. Ela ainda guarda algo muito importante: os restos mortais de Fernandes Vieira e Vidal de Negreiros, que se destacaram e são considerados heróis nos conflitos contra os holandeses.  

o que fazer em jaboatao dos guararapes interna

Ilha do Amor

A Ilha do Amor fica próxima à praia de Candeias, também em Jaboatão dos Guararapes. Diferentemente da nossa sugestão inicial, ela possui águas cristalinas e é mais isolada. Por isso, é preciso ir de jangada e levar os itens essenciais para o passeio, como água e comida. 

Com uma vista paradisíaca e ainda mais valorizada durante a semana, quando há menor movimentação de turistas, a ilha é ideal para o descanso depois de passeios de bike. Use as bicicletas compartilhadas em Piedade, uma das regiões próximas, e procure os transportes coletivos ou particulares para fazer a travessia. 

Uma curiosidade é que o nome foi escolhido porque a ilha era bastante frequentada por casais. Atualmente, ainda é um dos destinos mais procurados por casais que querem um passeio romântico com uma vista inesquecível do pôr do sol. 

bike Itaú

O turismo em Jaboatão dos Guararapes tem uma vantagem: o acesso com as bicicletas compartilhadas. As estações de bike Itaú na cidade estão espalhadas pelos bairros Prazeres e Piedade, onde ficam vários pontos sugeridos para sua viagem. 

Com o sistema de compartilhamento de Pernambuco, a economia no transporte durante a estadia na cidade é garantida. Basta consultar o mapa do aplicativo e verificar as estações mais próximas para decidir onde começar e terminar seus trajetos entre os locais que deseja visitar. 

Conheça mais destinos para pedalar com bike Itaú!

Agora, você já sabe o que fazer em Jaboatão dos Guararapes e pode montar seu roteiro como preferir. Se quiser ter praticidade e economia na cidade, cadastre-se na plataforma de bike Itaú, selecione um plano e comece a pedalar com as laranjinhas. Aproveite a visita no blog para conferir outras dicas de passeios pelo Brasil! 

Tags:
Compartilhe: