Sobre a tembici

Entenda o que é ter qualidade de vida e saiba como conquistá-la

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Entenda o que é ter qualidade de vida e saiba como conquistá-la

No mundo atual, marcado pela correria e pelas responsabilidades, saber o que é ter qualidade de vida é fundamental para viver de uma forma mais equilibrada e satisfatória. Isso porque o conceito envolve justamente a ideia de adotar hábitos saudáveis capazes de trazer benefícios para o corpo e a mente.

Provavelmente você já ouviu falar sobre o que é ter qualidade de vida, mas como trazê-la para a sua rotina? Quais comportamentos adotar e no que investir para aumentá-la? Refletir sobre essas questões é muito importante, mas é ainda mais valioso aplicar as respostas na prática.

Quer saber mais sobre o conceito de qualidade de vida? Então, prossiga com a leitura. Explicamos o significado por trás da ideia e separamos algumas dicas de como conquistá-la. Inspire-se com as nossas sugestões!

O que significa ter qualidade de vida?

Muitos entendem que ter qualidade de vida implica em acumular riquezas materiais e ter sucesso financeiro. Poder desfrutar de conforto e ter condições de comprar bens materiais é importante, contudo, esse não é o real significado do conceito.

Para que você entenda o que é ter qualidade de vida, reflita sobre tudo aquilo que faz bem para a sua saúde física, mental e emocional. Experiências e comportamentos que causem a sensação de felicidade também devem ser considerados.

Ter qualidade de vida é, justamente, adotar hábitos e praticar atividades saudáveis de forma equilibrada. Por outro lado, evitar vícios e comportamentos nocivos também pode ajudar a ter uma vida mais feliz. Embora o conceito seja relativo e muito pessoal, de forma resumida, é possível encará-lo dessa maneira.

Qualidade de vida: benefícios que aparecem na prática

Entendeu o que é ter qualidade de vida? Agora fica fácil você perceber quais são os benefícios que o conceito traz na prática. Na medida em que você adota hábitos saudáveis e que provocam sensação de felicidade e bem-estar, se sente mais energizado e preparado para lidar com os desafios do dia a dia.

Além disso, tais comportamentos podem reduzir o surgimento de doenças de fundo emocional, como a ansiedade. As relações sociais também tendem a ser mais satisfatórias, e a autoestima aumenta. Sobretudo, a pessoa com qualidade de vida se sente mais disposta a praticar atividades físicas, o que é ótimo para o corpo.

3 dicas para conquistar qualidade de vida

Gostou da ideia, mas ainda não sabe como ter qualidade de vida? Separamos três dicas para você adotar a fim de conquistar ou melhorar a sensação de felicidade e positividade no seu dia a dia. Adapte-as conforme as suas necessidades e, após alguns dias, observe a influência desses hábitos na sua rotina!

Equilibre o trabalho com os momentos de lazer

Há quem pense que ter qualidade de vida significa dedicar todo o tempo ao lazer ou trabalhar o máximo possível. Pelo contrário, a ideia é que você equilibre o trabalho com momentos de diversão e de descanso.

Uma pessoa esgotada física e/ou mentalmente possui baixo rendimento no trabalho, nos estudos e nas tarefas domésticas. Nesses casos, dificilmente o indivíduo se sentirá feliz ou terá prazer nas pequenas conquistas diárias.

Por isso, busque focar na qualidade das suas atividades, não na quantidade. Conciliar as suas responsabilidades e separar o seu tempo de modo a não se sobrecarregar são ótimos exemplos de hábitos saudáveis.

Cuide do corpo e da mente

De nada adianta ter uma alimentação saudável, estar com a saúde física em dia e não cuidar da saúde mental. O inverso também não funciona. Assim, vale investir nos cuidados do corpo e da mente de forma conjunta.

Aqui, nossa dica é adotar hábitos diversos, pensando na sua saúde física, mental e emocional. Para tanto, vale criar uma rotina de meditação, socializar e fazer escolhas que  tragam felicidade e, ao mesmo tempo, façam bem para o seu corpo.

Ter contato com a natureza, passear com os amigos e tirar algum dia para praticar um hobby, por exemplo, pode aumentar a sua qualidade de vida. O resultado aparece em uma rotina mais leve e prazerosa.

Escolha uma atividade física e pratique-a semanalmente

Praticar atividades físicas costuma proporcionar uma sensação de bem-estar e ajuda a manter o corpo em movimento. Portanto, vale escolher uma modalidade e dedicar ao menos um dia da semana para esse momento.

A nossa dica é que você pedale ao menos 30 minutos, uma vez por semana. Além de contribuir para a saúde e qualidade de vida, a atividade costuma ser prazerosa, divertida e acessível. Além disso, você pode aproveitar a oportunidade para andar de bicicleta no parque e se conectar com a natureza ao redor.

Mulheres andando de bike juntas.

Como pedalar gastando pouco?

Gostou da ideia e não vê a hora de começar a pedalar? A boa notícia é que você pode contar com a bike Itaú e usar a bicicleta compartilhada em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Há postos para retirada e devolução próximos aos principais parques da cidade, além de dezenas de estações espalhadas em pontos estratégicos. Para utilizar é muito simples: basta baixar o aplicativo, cadastrar o login e escolher o plano que melhor se adequa ao seu uso.

Além de praticar uma atividade física, você também pode aproveitar a bike para se deslocar e até mesmo fazer o trajeto diário para o trabalho. Uma dica é preparar o roteiro com antecedência e descobrir trajetos ou conhecer novos lugares enquanto pedala.

Tenha mais qualidade de vida com a bike Itaú!

Já sabe o que é ter qualidade de vida e está animado para introduzir essa ideia à sua rotina? Que tal começar pedalando? Se essa for a sua escolha, conte com a bike Itaú. Baixe o aplicativo e descubra qual o posto mais próximo de você!

Tags:
Compartilhe: