Sobre a tembici

Conheça a variedade de modelos de bicicletas e escolha o melhor para você!

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 6 min.
Conheça a variedade de modelos de bicicletas e escolha o melhor para você!

Conhecer os modelos de bicicletas é essencial para encontrar o mais adequado para suas necessidades. Com uma bike adequada, o conforto é garantido por todo o trajeto e a estrutura não sofre danos, seguindo pronta para suas aventuras por muito mais tempo!

Os estilos de bike evoluem ao longo dos anos para terem maior funcionalidade e se adaptarem cada vez mais aos diferentes tipos de superfícies. Como as bicicletas são utilizadas em esporte, turismo, cotidiano e lazer, é importante que haja características que as diferenciem e facilitem o uso. Confira os modelos de bicicletas a seguir!

Bicicleta urbana

A bicicleta urbana é ideal para quem a utiliza no cotidiano, para ir ao trabalho e à faculdade, por exemplo. Como o próprio nome indica, esse modelo se adapta aos percursos da região urbana e adere ao asfalto de ruas, estradas, avenidas e ciclovias.

Apesar de ser prática para as tarefas diárias e se adaptar ao solo urbano, ela não é recomendada para treinos intensos em estradas de terra nem competições como as de mountain bike. Isso porque essas outras atividades requerem pneus com espessuras mais grossas e mais resistentes ao impacto.

Os pneus da bike urbana são slick (com textura lisa) ou semi-slick, em que a banda possui cravos baixos e outras texturas. Essa característica melhora a performance nas vias pavimentadas, garante aderência e estabilidade, mas não proporciona alta velocidade.

Bicicleta dobrável

Este é um dos tipos de bicicleta mais diferentes e funcionais para quem conta com a bike como transporte no dia a dia. Diferentemente dos modelos de bicicletas tradicionais, a dobravel não precisa ser estacionada e pode ser colocada em pequenos espaços.

Inclusive, em alguns modais de transporte, é permitido carregá-la desde que ela esteja dobrada. Isso acontece, por exemplo, em vagões do metrô da cidade de São Paulo e em linhas de ônibus metropolitanos. Nesses casos, caso haja espaço, ela também pode ser transportada aberta.

Na hora de escolher a bicicleta dobrável, é preciso se atentar aos mesmos pontos de qualquer outro modelo: aro, marcha, suspensão, guidão e freio. Esses componentes são os principais para definir o conforto, a adaptação ao ciclista e a segurança.

Mountain bike

Além de ser um dos modelos de bicicletas mais conhecidos, este é o nome dado à modalidade esportiva que acontece em terrenos irregulares. A bike MTB é usada em competições onde os percursos são desafiadores, com subidas e descidas em superfícies com terra, pedras e outras características.

As primeiras mountain bikes foram criadas na década de 1970, na Califórnia. Nessa época, os ciclistas Joe Breeze e Gary Fisher combinaram peças de bicicross e moto para pedalar em terrenos não pavimentados e em treinos mais intensos. Antes disso, não havia bikes parecidas que atendessem a essa necessidade.

As MTB possuem pneus largos com cravos, que permitem maior estabilidade e resistência. Normalmente, as rodas são encontradas em aro 26, 27.5 e 29 polegadas. A última é mais rápida e tem mais tração, segundo os ciclistas.

Speed

Se estiver em busca de modelos de bicicletas velozes, a speed é perfeita! Ela é utilizada por ciclistas que pedalam em estradas e praticam cicloturismo. Apesar de não ser tão famosa quanto a MTB, ela possui um sistema aerodinâmico mais leve em comparação.

Outra diferença em relação ao modelo anterior é o pneu mais estreito. Quanto mais fino for o pneu, mais rápido a bike vai, mas a resistência diminui e ele pode furar ou rasgar. Além disso, ela está disponível em cinco versões: aero, race, cyclocross, contrarrelógio e endurance.

O quadro da speed é mais leve, para favorecer a performance em estrada, e pode ser encontrado em alumínio e fibra de carbono, um material mais caro. Essa fibra tem maior durabilidade, peso baixo e menor absorção do impacto.

BMX

BMX é a abreviação de Bicycle MotoCross, mas também ficou conhecida como bicicross. O termo designa um dos modelos de bicicletas mais conhecidos e a modalidade esportiva das décadas de 1960 e 1970, presente desde 2008 até a atualidade nas Olimpíadas.

Pessoa andando de bicicleta.

Bem menor que as demais bikes, a BMX possui rodas com aro 20, uma marcha, um freio e um quadro resistente. Essa última característica é indispensável, pois a modalidade é repleta de saltos em descidas de terra durante o circuito das competições.

Apesar de ser pequena, ela possui diversos tamanhos e ajustes para cada altura. Essas medidas podem ser obtidas com o bike fit, que guia o ciclista nas adaptações da bicicleta para adequá-la às particularidades do corpo dele.

Bicicleta elétrica

A bicicleta elétrica ganha o coração dos ciclistas pela praticidade. Quem é leitor do nosso blog já sabe das vantagens desse modelo, mas vamos reforçar para convencer você a experimentar um pedal com essa bike. O primeiro diferencial é o motor que transforma energia elétrica em mecânica durante as pedaladas.

Com o motor, o ciclista conta com uma ajuda extra e diminui o cansaço. Ao poupar a energia durante os trajetos planos, essa bike pode ser utilizada em subidas, que geralmente exigem mais esforço.

Com a variedade de modelos de bicicleta elétrica, é possível encontrar versões mais econômicas com um bom custo-benefício. Devido ao motor, ao tipo de bateria e aos demais componentes, essa bicicleta costuma ser vendida a partir de R$ 2.800,00, mas chega a valores acima de R$ 8.000,00.

bike Itaú

Se você não tem esse investimento e quer experimentar a bike elétrica, venha pedalar com bike Itaú. Com o sistema de bicicletas compartilhadas, mais pessoas podem contar com esse transporte para o dia a dia e demais momentos de lazer. Esse modelo já está disponível nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Acompanhe o universo das bicicletas com bike Itaú!

Com toda essa variedade de modelos de bicicletas, você já sabe que pode ter várias experiências diferentes. Todas elas se tornam ainda mais divertidas quando se tem conhecimento prévio sobre como aproveitar o pedal pelos conteúdos no blog da bike Itaú. Não deixe de conferir!

Tags:
Compartilhe: