Sobre a tembici

Manutenção da saúde: como ter uma rotina saudável?

Atualizado em 25 nov. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Manutenção da saúde: como ter uma rotina saudável?

Cuidar de si mesmo é uma forma de garantir o bem-estar diário. Por isso, é essencial realizar a manutenção da saúde por meio de atividades físicas e check-ups médicos. Assim, o corpo e a mente se mantêm fortes e prontos para viver tudo o que há de melhor.

Apesar de ser unânime que os hábitos saudáveis fazem toda a diferença, nem todas as pessoas os praticam. Geralmente, é comum que eles só sejam adotados quando um problema surge e pede por cuidados especiais. Porém, para evitar complicações, vamos contar como você pode fazer a manutenção da saúde.

A importância da manutenção da saúde

Cuidar da saúde é a melhor maneira de prevenir doenças e garantir o bem-estar diário. Com pequenos atos de auto cuidado, o corpo e a mente se mantêm dispostos a enfrentar as atividades diárias. Isso é muito importante nos dias de hoje, em que as rotinas exigem muito das pessoas.

Apesar de esses cuidados serem fáceis de tomar, nem todas as pessoas se preocupam com eles. Muitas vezes, eles são procurados apenas quando uma doença surge e requer não só um tratamento medicamentoso, mas uma mudança de hábitos físicos e alimentares, com a ajuda da medicina preventiva.

Nem toda complicação de saúde surge repentinamente, muito pelo contrário, grande parte é resultado de uma somatória de maus hábitos. Alimentação pobre em nutrientes, falta de exercícios físicos, poucas horas de sono, baixa ingestão de água e pouco contato com o sol são exemplos do que pode impactar a saúde negativamente.

Por isso, a manutenção da saúde deve ser feita aos poucos, dando resultados gradativamente. O ideal é que cada pessoa respeite os limites do corpo e da rotina, fazendo o que estiver ao alcance para se manter saudável. Com a constância dos hábitos, eles logo se tornam mais fáceis e automáticos no dia a dia.

Benefícios da manutenção da saúde

Existem diversos hábitos que podem ser introduzidos no dia a dia, para realizar a manutenção da saúde. O principal que vem à mente ao se pensar em uma vida saudável é a alimentação. Ao seguir uma dieta balanceada, os nutrientes e as vitaminas são absorvidos na quantidade necessária para o bom funcionamento do organismo.

A ingestão de vitaminas e minerais é essencial para as reações metabólicas, que protegem o corpo e produzem efeitos benéficos. Algumas vitaminas possuem ação antioxidante e anticoagulante, enquanto outras melhoram a imunidade, o funcionamento dos sistemas nervoso e circulatório.

Além dos benefícios da ingestão dos alimentos, existem vantagens que acontecem por atividades exteriores e envolvem o corpo. Ao praticar exercícios, os músculos são fortalecidos, os hormônios do bem-estar e da felicidade são liberados e a disposição ao longo do dia aumenta.

Cuidando da saúde com pequenas atitudes diárias, o corpo se mantém forte, graças ao sistema imunológico reforçado pelas vitaminas. Assim, outro benefício atrelado é a prevenção de doenças.

Senhores andando de bike na praia.

Como manter uma rotina saudável?

Se você quer mudar sua rotina e não sabe por onde começar, vamos dar dicas de saúde fáceis de aplicar no dia a dia. Lembre-se de que tudo deve ser adaptado para sua realidade. Então, se algo não é possível, tente flexibilizar como puder.

Pratique exercícios

Esporte e saúde andam lado a lado, por isso a maioria dos especialistas recomendam a prática diária de atividades físicas. Nesse caso, não se trata apenas de futebol, vôlei ou basquete, por exemplo. Para ser mais acessível, toda atividade física é bem-vinda.

A dica é fazer o que faz você ficar confortável, por exemplo: treinar na academia, correr, caminhar, fazer exercícios aeróbicos e andar de bicicleta. Comece introduzindo apenas uma atividade, por 30 minutos ao dia, pelo menos, e gradativamente monte uma rotina de exercícios mais variada.

Durma bem

Já percebeu que uma noite de sono maldormida pode causar mau humor e cansaço? Sem dormir pelo menos sete horas por noite, o corpo pode sentir os impactos da falta de descanso, como dores de cabeça, enxaqueca, problemas de visão, demora no processamento de informações e muito mais.

Por mais que nem todas as pessoas tenham essas horas livres ao final do dia, é importante tentar alcançá-las e dormir em um ambiente tranquilo. Evite distrações na hora de se deitar, assim seu corpo pode se desconectar de preocupações e coisas que podem atrasar o sono.

Alimente-se bem

Como falamos anteriormente, a alimentação é um dos pilares da manutenção da saúde. Então, conte com a ajuda de um nutricionista para montar um cardápio variado, com tudo o que seu corpo precisa.

Não se preocupe pensando que a dieta saudável não é interessante e saborosa, pois existem diversas receitas que destacam os sabores únicos de proteínas, verduras, legumes e frutas. Além disso, tudo pode se adaptar ao seu paladar!

Mantenha-se em movimento com a bike Itaú!

Para fazer a manutenção da saúde, você também pode pedalar diariamente. Com bike Itaú, você coloca o corpo em movimento, gastando pouco e tendo a praticidade de pedalar onde estiver. Conheça os planos e comece a utilizar o sistema de compartilhamento!

Tags:
Compartilhe: