Sobre a tembici

Lugar para conhecer no Rio de Janeiro: 5 dicas de atrações

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Lugar para conhecer no Rio de Janeiro: 5 dicas de atrações

Não falta lugar para conhecer no Rio de Janeiro! Não é à toa que a região é mundialmente conhecida como “cidade maravilhosa”. Com dezenas de atrações únicas, é possível explorar a metrópole carioca para muito além das famosas praias.

Trilhas, museus, monumentos e visitas a patrimônios históricos são alguns dos passeios no Rio de Janeiro que vale a pena fazer. Aliás, espere por muitos parques e sol na maior parte do ano.

Então, se sua viagem está marcada ou você é apenas um morador em busca de explorar mais a cidade onde vive, siga com a leitura. Separamos 5 dicas incríveis de atrações para conhecer. Vamos lá!

5 dicas de passeios no Rio de Janeiro

Sempre que pensamos em um lugar para conhecer no Rio de Janeiro, é comum uma das famosas praias da região ou o icônico Cristo Redentor no Morro do Corcovado vir logo à mente. Sem dúvidas, essas são atrações de destaque.

Entretanto, há outros lugares para visitar no Rio de Janeiro que também merecem atenção e costumam render ótimos passeios. Então, separe a câmera para tirar fotos incríveis, vista roupas confortáveis e prepare o roteiro com as dicas imperdíveis que selecionamos para você.

1. Jardim Botânico

O Jardim Botânico é um lugar para conhecer no Rio de Janeiro que merece estar na sua lista. Ele é tombado como patrimônio histórico e foi fundado em 1808! Desde então, a enorme área de 540.000 m² foi cuidadosamente preservada, sendo um verdadeiro motivo de orgulho para os cariocas.

Lá, você encontra parques infantis, cafeterias, fontes, esculturas, museus e até uma biblioteca. Ele é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e abriga diversas espécies de animais e plantas.

É preciso pagar uma taxa para entrar e existe a possibilidade de adquirir o ingresso antecipado no site oficial. Na administração do parque, você pode contratar visitas guiadas e, em 2020, também foi lançada a visitação por carro elétrico.

2. Parque Lage

Se tem um lugar para conhecer no Rio de Janeiro que você não pode deixar de ir, é o Parque Lage. Originalmente, ele foi uma fazenda de engenho de açúcar e, com o passar dos anos, ganhou reformas e novos proprietários até adquirir as características atuais.

Hoje, ele é composto por um belíssimo palacete, aquários e muita área verde. É possível fazer piqueniques ou trilhas, uma delas até leva diretamente ao Cristo, no Corcovado.

A boa notícia é que o Parque Lage faz parte de um dos inúmeros lugares para conhecer no Rio de Janeiro de graça. Há cobrança de uma pequena taxa apenas se você quiser fazer a visita ao terraço do casarão. Você também encontra um charmoso bistrô que vale a parada para um café após o passeio.

3. Real Gabinete Português de Leitura

O Real Gabinete Português de Leitura é uma biblioteca que reúne um acervo com mais de 300.000 livros e obras raras. Só a arquitetura do edifício já impressiona por fora. Fundado em 1837, é uma joia do Rio de Janeiro, e a parte interna parece ter saído de um filme.

Com longas estantes recheadas de livros a perder de vista, você pode conhecer gratuitamente os espaços internos, bem como se sentar em uma das mesas espalhadas pelo salão e folhear algumas das centenas de obras disponíveis.

A nossa dica é, após a visita, tomar um café na histórica Confeitaria Colombo, que fica ali pertinho, apenas a seis minutos de caminhada. Ela também é histórica e faz parte do circuito dos principais pontos turísticos da cidade.

4. Quinta da Boa Vista

Localizada no bairro São Cristóvão, a Quinta da Boa Vista é um dos principais parques urbanos da cidade. Repleto de árvores, o passeio é perfeito para relaxar e respirar ar puro. Aliás, caso você esteja se perguntando onde andar de bicicleta no RJ, saiba que aqui é o local ideal.

Você também pode conferir o Bioparque, um pequeno zoológico com 140 espécies de diferentes animais. Tanto sozinho quanto acompanhado pela família, a Quinta da Boa Vista é um lugar perfeito para um programa agradável e divertido.

Arcos da Lapa.

5. Passeio na Orla

Para fechar a nossa seleção com chave de ouro, não há nada como separar uma tarde apenas para fazer um passeio pela orla. Ali é um dos melhores trajetos para andar de bicicleta no Rio de Janeiro. O ideal é fazer paradas estratégicas para admirar as praias, o relevo ao redor e se hidratar com uma deliciosa água de coco.

Ao longo da orla de 86 km, você vai passar pelas principais praias do Rio de Janeiro, como Copacabana, Leme e Barra da Tijuca. Para facilitar o trajeto, a nossa dica é alugar uma bicicleta compartilhada da bike Itaú.

Com planos a partir de R$ 3,99, você conhece o Rio de Janeiro de uma forma muito divertida e prazerosa, deslocando-se com facilidade. Os postos para retirada da bike estão em locais estratégicos, em mais de 300 estações espalhadas pela cidade.

Conheça o Rio de Janeiro com a bike Itaú!

Já sabe qual é o lugar para conhecer no Rio de Janeiro que não pode faltar no seu roteiro? Certamente, você pensou em várias opções, certo? Então, facilite os seus passeios e se desloque de bicicleta! Conte com a bike Itaú e desfrute de momentos inesquecíveis neste destino único.

Tags:
Compartilhe: