Sobre a tembici

Descubra como manter o equilíbrio na bicicleta

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Descubra como manter o equilíbrio na bicicleta

Enquanto algumas pessoas não têm dificuldade em pedalar, outras encontram alguns desafios. Um deles é como manter o equilíbrio na bicicleta, um dos fatores mais importantes para a estabilidade e a segurança nos mais variados percursos.

Geralmente, essa é uma das dúvidas de quem quer aprender a andar de bicicleta e não sabe por onde começar. Quem não costuma pedalar também precisa, muitas vezes, superar esse mesmo obstáculo que compromete a performance no pedal. Para isso, a seguir, veja como manter o equilíbrio na bicicleta.

Por que o equilíbrio é importante?

Se você quer aprender a pedalar e já subiu em uma bike, provavelmente, percebeu a importância do equilíbrio. Ao encontrá-lo, é possível manter um ritmo constante no pedal, sem o corpo cair para um dos lados, comprometendo a estabilidade.

Sem equilíbrio, essa é uma situação comum, pois o corpo tende a pender para a lateral até ocorrer a queda ou os pés irem para o chão. Quando isso acontece, a pessoa deve parar e começar a pedalar do zero, de forma que o trajeto demora mais tempo para acabar.

Em curvas, isso pode trazer riscos maiores, principalmente se a bicicleta já estiver em um ritmo acelerado. Com maior velocidade, caso o corpo não esteja equilibrado e comece a cair, torna-se difícil evitar a queda. Por isso, o ideal é reduzir a velocidade e não inclinar tanto a bike.

Com equilíbrio, é possível manter a velocidade e sentir-se seguro em diversos trajetos, seja nos planos, seja nas subidas e descidas. Afinal, controlando o corpo da maneira correta, ele não se enrijece e colabora para a estabilidade, tornando o pedal seguro e confortável.

Como manter o equilíbrio na bicicleta?

É hora de saber como manter o equilíbrio na bicicleta a partir de cinco dicas para ciclismo iniciante. Aplicando-as, você vai entender como se comportar no seu treino de bike, que precisa acontecer com frequência, até trazer total segurança e familiaridade. Com a prática, logo o equilíbrio não será mais um problema!

Comece pelo simples

Por mais que pareça óbvio, muitas pessoas querem aprender a pedalar em pouco tempo e já iniciam os treinos em locais com curvas, subidas e descidas. Para quem tem um instrutor especializado, esse tipo de treinamento pode ser seguro. Porém, para quem está desacompanhado, o ideal é algo simples.

Comece em locais planos, com pouca movimentação, para se sentir mais à vontade para ir e vir com a bike. Assim, você se sente mais familiarizado com a bicicleta a ponto de não ter medo de cair, confiando em si mesmo e alcançando o equilíbrio aos poucos.

Use uma bicicleta confortável

Uma das dicas para pedalar com bom desempenho e equilíbrio é utilizar uma bicicleta confortável, como a bike Itaú, que possui regulagem do banco, ajustando para o tamanho adequado.

Caso já tenha uma bicicleta, certifique-se de que o selim está na altura correta. Se ainda não tiver uma bike, teste em diversos modelos até encontrar o mais confortável.

Isso é importante para o corpo ficar relaxado, sem sentir incômodos. Com uma bicicleta de tamanho inadequado, por exemplo, o equilíbrio é prejudicado, porque o ciclista tem dificuldade de dominar a bike e ter estabilidade durante as paradas, em que é possível manter os pés suspensos, facilitando a próxima partida.

Mulher pedalando numa bicicleta com cesta.

Treine parado

Caso não haja segurança para começar a ganhar equilíbrio pedalando normalmente, os treinos podem acontecer com a bicicleta parada. Para isso, outra pessoa precisa se manter em frente à bike, segurando a mesa, que é estrutura no centro do guidão. Enquanto isso, o ciclista iniciante deve ficar em pé na bicicleta.

Com o corpo ereto e os pés nos pedais, o treino deve acontecer da seguinte forma: movimente o guidão de um lado para o outro e jogue o quadril para o lado oposto. Essa é uma forma de entender a compensação do peso durante a movimentação do eixo da bicicleta, garantindo o equilíbrio do corpo, que não pende para os lados.

Ao mover o guidão, os braços podem permanecer esticados e o ombro deve virar no mesmo sentido. Essa é uma dica para entender como manter o equilíbrio na bicicleta e compreender os movimentos que favorecem a estabilidade nas curvas.

Mantenha o corpo relaxado

Uma das dicas para andar de bicicleta é deixar o medo de lado. Quando se tem medo de pedalar, o corpo fica tenso e os movimentos se tornam mais bruscos. Dessa forma, o ciclista se concentra mais na insegurança e na possibilidade de cair, que no pedal.

Por isso, é importante respirar fundo e manter o foco apenas na atividade, possibilitando o relaxamento do corpo. Assim, fica mais fácil realizar curvas, desviar de obstáculos e andar em linha reta de forma constante, pegando velocidade e garantindo o equilíbrio.

Olhe para frente

Uma das dicas de bike mais importantes é pedalar olhando para frente. Enquanto o olhar estiver voltado para o quadro da bike, os pés ou o chão, o equilíbrio é prejudicado, pois o corpo não se posiciona de forma correta. Pelo contrário, os músculos tendem a ficar mais tensos caso o ciclista fique verificando se os movimentos estão certos.

Portanto, não foque em “certo e errado” nessa fase. Mantenha o foco no trajeto à frente e tente acompanhar os movimentos do guidão, compensando o peso da forma ensinada anteriormente. Com isso, a memória corporal trabalha para manter o equilíbrio junto ao eixo da bike e a atenção se mantém na via.

Melhore seu pedal com a bike Itaú!

Viu só como manter o equilíbrio na bicicleta não é tão difícil? Com o treino constante, o corpo relaxado e a confiança em si, é possível garantir estabilidade e ter ótimas experiências. Inclusive, para ter pedais únicos, conte com a bike Itaú. Confira os planos e comece a pedalar!

Tags:
Compartilhe: