Sobre a tembici

Saiba como usar a marcha da bicicleta de forma fácil

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Saiba como usar a marcha da bicicleta de forma fácil

Apesar de muitas pessoas saberem pedalar, nem todas sabem como usar a marcha da bicicleta, então mantêm a mesma regulagem do início ao fim do trajeto. Porém, é importante entender como esse mecanismo funciona para facilitar o pedal, tornando-o mais leve quando for necessário. 

Se esse for seu caso, é hora de aprender como passar a marcha da bicicleta e levar seu pedal para outro nível! Com as dicas a seguir, você pode entender como essa parte essencial funciona e utilizá-la sem medo de errar, dominando ainda mais sua bike.

Para que serve a marcha da bicicleta?

Assim como nos automóveis motorizados, a marcha tem a função de equilibrar a velocidade e a força necessárias para realizar os movimentos. No carro, por exemplo, cada marcha é ideal para um tipo de percurso, como subidas, descidas e terrenos planos, quando não é preciso aumentar a velocidade frequentemente. 

A marcha da bicicleta funciona de forma semelhante e ajuda a suavizar os movimentos, melhorando o conforto durante o trajeto. Uma situação que ilustra a necessidade da troca de marcha é quando o ciclista percorre uma subida e sente que a bike fica mais pesada e os esforços são maiores. 

Nesse caso, a marcha precisa ser mais forte para diminuir a força despendida no pedal. Com um movimento mais suave e constante no pedivela, a bicicleta já terá impulso suficiente para continuar o trajeto. Porém, por ser uma subida, o equilíbrio é outro fator de relevância que influencia a dificuldade do trajeto.

Mais que tornar o pedal mais leve, aprendendo como usar a marcha da bicicleta, é possível andar mais rapidamente e pedalar maiores distâncias sem tanto cansaço. Para isso, o ciclista precisa ter familiaridade com a bike, sentindo quando ela está passando por dificuldades e trocar a marcha para uma mais leve ou pesada. 

O que saber sobre as marchas?

Existem diversos sistemas de marchas, com quantidades e velocidades diferentes, que são chamados de: 11v, 12v, 20v, 21v, 24v, 27v e 30v. Cada um tem o número de marchas que os nomeia, com poucas ou muitas opções, tornando a utilização ainda mais complexa. 

Por isso, na hora de aprender como usar a marcha da bicicleta, primeiro, descubra quantas estão disponíveis no modelo que você pedala. Geralmente, o 21v é o mais comum, porque é simples e funcional, e tem um preço menor para os fabricantes e os ciclistas. 

Além dos modelos de marcha, existem duas formas de trocá-las dependendo do tipo de passador da bike. Em bicicletas que possuem somente o câmbio traseiro, há um passador no guidão direito. Naquelas que contam com dois câmbios, dois passadores podem ser acionados (um em cada guidão).  

Mulher encostada ao lado da bike.

Caso não saiba como usar o câmbio da bike, essa é uma excelente oportunidade de aprender os dois mecanismos em conjunto. Isso porque o passador esquerdo movimenta o câmbio dianteiro (onde estão as marchas das coroas no pedivela) e o direito move o câmbio traseiro, que é chamado de catraca. 

Como usar a marcha da bicicleta?

Se você quer saber como arrumar as marchas da bicicleta que só possui um passador, basta acioná-lo sentindo as mudanças no pedal. Caso sejam dois passadores, é importante combiná-los seguindo números de marchas próximos. Por exemplo, para terrenos planos, uma opção é a marcha 2 de cada lado.

Outras possíveis combinações para a marcha esquerda e direita, respectivamente, são: 1 com 1; 1 com 2; 2 com 2; 2 com 3; 2 com 4; 2 com 5; 3 com 5; 3 com 6; 3 com 7. No geral, a marcha 1 da esquerda combina com as duas primeiras da direita, a 2 até a penúltima marcha e a 3 até as duas últimas marchas. 

Para não precisar decorar, faça a troca sempre sentindo o que fica melhor no pedal e, aos poucos, isso se tornará automático. Inclusive, se tiver dúvida sobre qual é a marcha mais leve da bicicleta, você descobrirá nessa troca. As marchas 1 e 2 são as mais leves, mas se tornam pesadas dependendo da combinação.

Geralmente, a combinação 2-2 é mais pesada que a 1-3, mas isso depende do tipo de terreno e da velocidade que você deseja alcançar. Nesse caso, lembre-se de passar a marcha com antecedência em terrenos íngremes, evitando o desequilíbrio em trocas repentinas. 

Cuidado com a troca de marchas

Uma dica que vai ajudar você a entender como usar a marcha da bicicleta é se atentar aos barulhos e à posição da corrente. Apesar de muitos ciclistas seguirem as combinações anteriores, outros tentam ajustá-las e fazem movimentos de câmbio cruzado.

Isso acontece quando marchas opostas são colocadas juntas, como 1-6, 1-7, 3-1 e 3-2. Elas unem extremos de cada ponta e aumentam a pressão na corrente, causando desgaste e uma possível quebra. 

Confira mais dicas com bike Itaú!

Agora, você já sabe como usar a marcha da bicicleta e pode descobrir muito mais em nosso blog. Com bike Itaú, você aprende tudo para tornar seu pedal mais confortável, seja na sua própria bicicleta, seja nas compartilhadas, que você também pode conhecer por aqui!

Tags:
Compartilhe: