Sobre a tembici

Saiba como turbinar uma bicicleta elétrica e mantê-la potente

Atualizado em 13 dez. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Saiba como turbinar uma bicicleta elétrica e mantê-la potente

Apesar do pedal da bike ser assistido, muitos ciclistas procuram saber como turbinar uma bicicleta elétrica ainda mais. Mas será que é possível aumentar a velocidade de forma segura e sem danificar os componentes essenciais para um bom funcionamento?

Ao entender como funciona a bicicleta elétrica, fica fácil compreender que os cuidados com a bateria e o motor são imprescindíveis para que o investimento financeiro não seja comprometido em pouco tempo. Por isso, é hora de tirar sua dúvida sobre esse upgrade na bike!

É possível turbinar a bike?

A bicicleta elétrica tem o diferencial do pedal assistido graças à ação do motor, que transforma energia mecânica em elétrica. Mesmo com esse auxílio durante o trajeto, alguns ciclistas desejam mais velocidade para finalizar os percursos em menos tempo, ainda que não seja algo programado pelos fabricantes das bikes.

Dessa forma, é comum que pesquisem como turbinar uma bicicleta elétrica na internet e encontrem tutoriais caseiros. Os experimentos são feitos a fim de aumentar a potência da bike, mesmo sem ser recomendado pelos especialistas e sem uma garantia de segurança.

No passo a passo, o controlador do motor da bicicleta elétrica é retirado, dois cabos são desconectados e é feita uma solda com um resistor. O componente alterado é justamente o que limita a corrente elétrica do módulo, que geralmente gira em torno de 20 amperes — uma quantidade que não permite altas velocidades.

Ao fazer essa alteração, a corrente sobe até 40 amperes, e a bike fica veloz. Esse upgrade, no entanto, não é algo tão positivo quanto aparenta ser. Para conferir mais velocidade, o consumo de bateria também aumenta, e a peça esquenta rapidamente.

Com isso, a vida útil do motor elétrico é comprometida, pois o carregamento se torna constante e até mesmo um ciclo vicioso. Quando a bateria já não suporta o mesmo tempo carregada, ela deve ser trocada, e mais um investimento financeiro deve ser feito.

Por que não é seguro?

Ao aumentar a velocidade da bicicleta elétrica, o controle da bike é dificultado, e o ciclista pode colidir com o que estiver no caminho, além de cair, se machucar e danificar a bicicleta com o impacto.

Cada modelo de bici tem um tipo de estrutura diferente para garantir maior ou menor velocidade, de acordo com a finalidade. As bikes speed, por exemplo, são voltadas para o ciclismo de estrada, em que se pedala mais rápido. Diferentemente das tradicionais, ela possui pneus mais finos.

Assim, se uma bicicleta com rodas mais largas e aerodinâmica distinta acelerar demais, é provável que a própria estrutura seja danificada. Então, se a velocidade for o seu objetivo, pedale com um tipo de bike adequado e use seu esforço para aumentar o ritmo.

Basta treinar com frequência e ser persistente para ter mais fôlego, aumentando a resistência do pedal. Esse treino diário é ideal para quem deseja pedalar em modalidades esportivas como mountain bike e cross-country.

Bike elétrica.

A bicicleta elétrica é mais rápida do que a tradicional?

Se você buscava saber como turbinar uma bicicleta elétrica, provavelmente supôs que ela tem uma velocidade superior aos modelos tradicionais. Sua suposição está correta! A velocidade depende das propriedades do motor, e há um limite de 25 km/h regulamentado por lei, evitando acidentes com o ciclista e os pedestres.

Como há essa limitação, o pedal assistido tem apenas a finalidade de ser menos cansativo. Para o propósito de maior rapidez sem mexer no motor, o mais seguro é o modelo de bicicleta motorizada elétrica, que conta com acelerador e combustível.

Com o avanço da tecnologia, já é possível encontrar bikes mais velozes fora do Brasil. O russo Ivan Tulupov afirma ter construído um sistema elétrico com dois motores que atingem 80 km/h. Eles podem ser controlados por um acelerador manual e são impulsionados por uma bateria ião-lítio.

Uma invenção que, de fato, foi testada e comprovada, é a bicicleta elétrica Fat Bike Coswell T20. Ela é distribuída pela Eletricz e possui um motor de 500 W, velocidade de até 45 km/h e autonomia de 160 km em um carregamento.

Como manter a potência da bike elétrica?

A potência da bike depende da combinação do motor e da bateria. Portanto, ambos devem estar em bom estado de conservação. Evite seguir os tutoriais de como turbinar uma bicicleta elétrica e passe a investir nas pedaladas para aumentar o ritmo em segurança, garantindo que os componentes não sejam danificados.

Leia as instruções do fabricante sobre o carregamento e mantenha na corrente elétrica pelo tempo certo, sem interrupções. Assim, a bateria dura o tempo indicado e não te deixa na mão antes da hora. Lembrando que ao terminar de usar a carga de energia, a bicicleta continua funcionando normalmente sem o pedal assistido.

Caso seja preciso trocar a bateria, opte pelo mesmo modelo e pelas mesmas especificações. Com esse cuidado, as peças não irão queimar por meio de uma sobrecarga.

bike Itaú

A bike Itaú é a melhor opção para economizar e ter um pedal assistido com segurança. Por ser confortável, você pedala no ritmo que desejar e define a melhor velocidade, seguindo o limite convencional. Tudo feito com praticidade e sem preocupações com o carregamento!

Conte com o pedal assistido da bike Itaú!

Como turbinar uma bicicleta elétrica já não é mais uma dúvida e serve como alerta dos cuidados com sua bici. Para ter mais tranquilidade no pedal assistido, use a bike Itaú, que está disponível em diversas partes do Brasil e em países vizinhos. Conheça os planos e experimente nossa laranjinha motorizada!

Tags:
Compartilhe: