Sobre a tembici

Aprenda como escolher capacete de bike ideal

Atualizado em 25 nov. 2022 Segurança Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Aprenda como escolher capacete de bike ideal

Se costuma pedalar, seja a passeio, seja profissionalmente, você precisa saber como escolher capacete de bike adequadamente. Isso porque esse equipamento é um dos principais itens de segurança, capaz de reduzir significativamente os riscos de lesões caso ocorra um acidente.

Portanto, saber como escolher capacete de bike é primordial para todo ciclista, desde aqueles que estão iniciando na atividade até os mais avançados. Para facilitar essa tarefa, leia o conteúdo a seguir e descubra como comprar o capacete ideal.

Tipos de capacete de bike

O primeiro passo de como escolher capacete de bike é conhecer os tipos existentes no mercado. Há modelos de diferentes tamanhos, materiais e usos. Embora todos tenham a mesma função de proteger a cabeça, eles podem ser mais adequados para determinadas modalidades de ciclismo. Vamos conferir.

Capacete coquinho ou urbano

Os modelos coquinhos são os mais tradicionais e usados quando falamos em tipos de capacete para bike. Eles são mais básicos, por isso são perfeitos para quem pedala nas ruas, em baixa velocidade, e costuma fazer trajetos curtos.

O design é arredondado e o uso é indicado para locais onde há riscos de queda vertical. A diversidade de cores e estampas em que ele aparece costuma ser um atrativo, mas vale destacar que, por ser caracteristicamente mais fechado, há menos ventilação na região da cabeça.

Capacete Speed

O Speed compreende uma modalidade de ciclismo praticada em altas velocidades, por isso esse modelo de capacete para bike costuma ser mais leve e aberto que os capacetes urbanos.

Os recortes aerodinâmicos do capacete speed, além de permitirem maior ventilação na cabeça, contribuem para alcançar maiores velocidades. Viu como pequenos detalhes podem fazer a diferença no rendimento final?

Capacete MTB

O modelo MTB é um capacete para ciclismo de pista e aventuras radicais. O design é totalmente fechado e a maioria das versões possui um prolongamento na parte traseira e visor integrado.

Por ser uma atividade com maiores riscos e praticada, geralmente, por profissionais e ciclistas mais avançados, o capacete MTB protege significativamente, mas é mais pesado que os demais modelos.

Há diferença entre capacete feminino e masculino?

As diferenças entre capacete de bike masculino e feminino são muito sutis. Basicamente, o capacete feminino segue um caminho único, entre 50 e 57 cm, e a posição do disco permite que o cabelo amarrado ou tranças passem e fiquem para fora do equipamento.

Homem colocando capacete.

3 dicas importantes para fazer a escolha ideal do capacete de bike

Agora que você já conhece os principais modelos, confira 3 dicas sobre como escolher capacete de bike. Atentar-se a essas sugestões que separamos vai ajudar na hora de comprar, além de contribuir para atributos fundamentais, como conforto e segurança.

Tamanho do capacete

Para o equipamento proporcionar a segurança necessária, é preciso medir o capacete da bike. O tamanho correto é fundamental para ele ficar bem fixado na sua cabeça e não afrouxar durante a pedalada.

Há capacetes de diversos tamanhos e, assim como roupas, você os encontra nos tamanhos PP, P, M, G e GG. Contudo, as medidas não são padronizadas, portanto espere variações de acordo com a marca.

Para saber qual é o melhor tamanho para você, além de experimentar, você pode medir a circunferência da sua cabeça. Com o uso de uma fita métrica, coloque-a dois dedos acima das orelhas. O tamanho total deve corresponder ao tamanho do capacete, de modo que não fique apertado nem frouxo.

Tipo de material

Vale analisar o tipo de material de que é feito o capacete: prefira aqueles que tenham sido testados e apresentem controle de qualidade. Aqueles de EPS costumam ser os mais recomendáveis.

A parte externa pode ser feita de plástico ou até mesmo de fibra de carbono. Pesquise marcas que investem em boas tecnologias e que sempre busquem aprimorar os equipamentos.

Aberturas de ventilação

Conforme vimos, há diversos modelos de capacetes, desde os totalmente fechados até versões com pequenas, médias e grandes aberturas, além de variar a quantidade delas. Se você pretende pedalar debaixo do sol, essa questão pode influenciar bastante seu bem-estar.

Além de considerar os benefícios do design em relação à modalidade que você pretende praticar, a questão das aberturas de ventilação do capacete pode prejudicar ou contribuir para seu conforto, o que impacta diretamente seu rendimento.

Lembre-se dos demais equipamentos de segurança

Se você costuma pedalar nas ruas de grandes cidades, a atenção quanto aos demais equipamentos de segurança torna-se ainda mais importante, tendo em vista a maior movimentação de pessoas e outros veículos.

Ao lado do capacete, as luvas e os óculos também são itens de proteção que reduzem o risco de lesões em caso de acidentes e quedas. Paralelamente, optar por uma bicicleta que ofereça segurança e tenha a manutenção em dia é essencial.

Uma dica é contar com o serviço de bicicleta compartilhada da bike Itaú. Os equipamentos passam por revisão periódica e oferecem toda a segurança que você precisa para pedalar nos grandes centros urbanos. Ah, não se esqueça de levar o seu capacete!

Encontre segurança e qualidade na bike Itaú!

Aprendeu como escolher capacete bike e está pronto para pedalar? Então, conte com a bike Itaú! Oferecemos bicicletas seguras e propícias para usar nas ruas. Levamos a sério questões de segurança e qualidade, afinal esses são atributos indispensáveis para todo ciclista!

Tags:
Compartilhe: