Sobre a tembici

Como escolher bicicleta: saiba qual o modelo ideal

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Como escolher bicicleta: saiba qual o modelo ideal

Para quem é iniciante, é natural ter dúvidas sobre como escolher bicicleta. De fato, com tantos modelos diferentes e tamanhos variados de aro, fica difícil quem não tem muita experiência no assunto saber qual é a melhor opção.

A boa notícia é que, sabendo o básico sobre esses itens, entender como escolher a bicicleta ideal fica muito mais fácil. Para ajudar, preparamos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber antes de adquirir a sua. Prossiga com a leitura e saiba mais!

Primeiro passo: defina seu objetivo

Em primeiro lugar, quando falamos sobre como escolher bicicleta, é fundamental definir seu objetivo. Para isso, basta identificar qual será o uso principal da sua bike: apenas passeios urbanos, o trajeto diário para o trabalho ou percursos em diferentes solos?

Tudo isso influencia como escolher a bike. Afinal, ciclistas profissionais que pedalam em diferentes terrenos precisam de um veículo com características diferentes de quem apenas faz pequenos deslocamentos urbanos, por exemplo.

Por isso, a primeira dica sobre como escolher bicicleta é começar conhecendo os principais modelos do veículo. Há um tipo adequado para cada objetivo. A seguir, entenda melhor o tema conferindo as opções mais recorrentes no mercado.

Tipos de bicicleta

Conforme mencionamos, há diferentes tipos de bicicleta. Algumas são próprias para o uso urbano, enquanto outras são ideais para pedalar em diferentes terrenos. Você ainda encontra modelos que focam no ganho de velocidade, perfeitos para quem é ciclista profissional e participa de competições.

Bikes urbanas

Se a dúvida é como escolher bicicleta para pedalar diariamente e fazer o trajeto para o trabalho, por exemplo, os modelos urbanos são os ideais. Eles possuem uma estrutura padrão, focada no conforto e na segurança.

A bicicleta elétrica também pode ser uma boa pedida. O diferencial desse tipo de bike é exigir menos força para girar o pedal. Como o motor cumpre a função de empurrar o veículo para frente, o uso desse veículo pode ser interessante para diminuir o gasto físico e transpirar menos.

Bike Speed

A bicicleta Speed é indicada para quem deseja velocidade, já que o design fino proporciona mais leveza e contribui para uma pedalada mais rápida. Por conta dessa característica, ela é um modelo interessante para ciclistas que correm em pistas e já possuem uma experiência significativa com o veículo.

Mulher encostada na parade com a bike do lado.

Mountain Bike

O modelo Mountain Bike é ideal para quem pedala em diferentes tipos de solo e usa a bicicleta para praticar esportes radicais. Ele é uma ótima opção para trilhas e pedaladas em meio à natureza.

Apesar de oferecer um excelente desempenho, essa bike é mais pesada e mais custosa que as convencionais. Portanto, vale a pena refletir sobre a opção, principalmente se você for iniciante.

Tamanho do aro

Outra dúvida muito comum tem relação com o tamanho do aro: qual seria a dimensão ideal? Entretanto, vale mencionar que essa preocupação aparece mais quando falamos sobre mountain bike ou ciclistas profissionais.

Isso porque, ao passar muito tempo pedalando, se a bicicleta tiver as medidas corretas de acordo com a altura do ciclista, isso pode ocasionar lesões e influenciar a postura. Nessas situações, contratar um serviço de bike fit (ajustes mecânicos na bike conforme o tipo físico do usuário) pode ser a melhor saída.

Por outro lado, quando falamos de bikes urbanas, elas costumam ser padronizadas, ou seja, possuem dimensões voltadas para atender a altura média dos brasileiros. Nesse sentido, as bicicletas convencionais, geralmente, possuem aro 26’’, o que é de praxe tanto para ciclistas homens quanto para mulheres.

bike Itaú: veículos padronizados, seguros e confortáveis

Caso você tenha dúvida sobre qual é a bicicleta ideal para efetuar deslocamentos urbanos, nossa dica é investir na bike Itaú. Ela possui tamanhos padronizados para atender as necessidades da população e um design próprio para trazer conforto e praticidade na hora de pedalar.

Os bancos são reguláveis, o que permite adequá-lo de acordo com sua altura, possibilitando uma postura correta e evitando lesões. A segurança também aparece nas lanternas LED, que se acendem conforme a pedalada, iluminando o caminho e contribuindo para a visão do ciclista em passeios noturnos.

Ainda pensando no bem-estar e nas preferências do público, você também pode contar com a bike elétrica. Ela é uma ótima opção para fazer o trajeto diário para o trabalho com mais agilidade, sem se cansar nem transpirar tanto.

Baixe o app e encontre o posto bike Itaú mais próximo!

Agora que você já sabe como escolher bicicleta ideal e conhece quais são os principais tipos de modelo, que tal começar a pedalar hoje mesmo? Se seu objetivo é se deslocar nos grandes centros urbanos, a bike Itaú é a melhor opção!

Nossas bicicletas compartilhadas são próprias para passeios urbanos e, o melhor, possuem preços super acessíveis. Você pode escolher desde planos avulsos até anuais, sem a necessidade de dispor de um grande orçamento para contratar o serviço. Baixe o app, encontre o posto mais próximo e vá de bike!

Tags:
Compartilhe: