Sobre a tembici

Saiba como economizar no transporte diário

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Saiba como economizar no transporte diário

Os custos com o transporte podem variar de acordo com diversos fatores, como a região, o modal utilizado, a quantidade de viagens, os reajustes sazonais e o valor do combustível. Por isso, é comum que as pessoas queiram saber como economizar no transporte.

Pensando nisso, separamos três dicas para economizar no transporte e poupar o dinheiro ao longo do mês. Vale lembrar que toda sugestão pode ser um direcionamento para outras ideias que se adequam a cada realidade, pois rotina e renda são pontos variáveis. Saiba mais a seguir!

Economia de tempo no transporte

Além de saber como economizar no transporte financeiramente, a economia pode se referir ao tempo do trajeto. É comum escolher todo caminho pela rota mais curta ou mais rápida, para evitar espera em congestionamentos ou passagens por vias com acidentes.

Ambos são inevitáveis, pois acidentes acontecem quando menos se espera e os congestionamentos das vias dependem dos horários de pico. Entretanto, com a ajuda de aplicativos que monitoram as ruas, é possível traçar um caminho com a menor quilometragem e fugir dos locais em que há acidentes.

Inclusive, com os aplicativos, você pode escolher o tipo de transporte que deseja utilizar e se localizar pelo mapa. Normalmente, apenas um modal é selecionado e as sugestões de trajeto se adequam ao ponto de partida e de destino, indicando o custo de transporte.

Caso seja necessário, também é sugerida uma combinação de transportes. Assim, nas áreas onde o ônibus ou o trem, por exemplo, não percorre, outro tipo de veículo é indicado com as coordenadas restantes do trajeto.

Ao combinar os aplicativos com um planejamento, fica mais fácil chegar aos locais desejados em menor tempo. Em todo caso, é importante evitar atrasos e ter rotas alternativas, que otimizem o percurso e não prejudiquem o horário de chegada ao destino.

Economia financeira no transporte

Os gastos com o transporte variam para cada pessoa, pois nem todas saem de casa diariamente ou seguem os mesmos trajetos. Quanto maior for a quantidade de viagens por dia e o percurso, maior tende a ser o custo de utilização do transporte, individual ou coletivo.

Portanto, embora haja apenas a utilização de um carro, por exemplo, os custos podem ser altos dependendo do gasto de combustível. Como cada tipo de transporte tem preços diferentes, que variam de acordo com o contexto econômico do país, nem sempre a precificação se mantém por muito tempo.

Por isso, ao pensar sobre como economizar no transporte e reduzir os gastos financeiros, é essencial analisar: os trajetos percorridos, as opções de transporte e o orçamento disponível. Assim, é possível encontrar o melhor custo-benefício.

Geralmente, a economia pode ser ainda maior quando há um planejamento com maior tempo livre. Por exemplo, uma pessoa que está atrasada, muitas vezes, opta por um transporte mais rápido, que tende a ser mais caro, como os carros de aplicativo.

Já uma pessoa que se planejou e cronometrou o tempo no percurso economiza mais. De modo geral, tempo também é dinheiro, pois mais tempo livre significa mais possibilidades de trajetos e transportes com menor custo. Por isso, separamos dicas sobre como economizar a seguir!

Homem levando a bicicleta na rua.

Ande de bicicleta

Pensando sobre como economizar no transporte, a bicicleta é sugerida por muitas pessoas. Ao andar de bicicleta, você diminui os gastos com o deslocamento e o tempo no trajeto, pois o ritmo é definido individualmente e não há a necessidade de enfrentar congestionamentos.

Com uma bike própria, você só precisa se preocupar com os custos da manutenção, que garantem o estado de conservação dela. Já com uma bike alugada, há apenas o gasto de utilização, que costuma ser acessível para diferentes públicos, a fim de incentivar o uso de um transporte sustentável.

Combine mais de um transporte

A maioria dos trajetos pode ser feita com mais de um tipo de transporte, ou seja, a combinação dos modais. Por exemplo, você pode fazer um trecho com a bicicleta e o restante com o metrô, guardando a bike no bicicletário ou levando-a no vagão (dependendo da estação).

Assim, é possível diminuir os gastos em transportes privados, que não necessariamente deixam de ser utilizados. A mesma sugestão anterior pode ser feita com carros e motos, dividindo o trajeto ou a utilização ao longo da semana com outros modais mais econômicos.

Use sistemas de compartilhamento

Se você quer economizar e contribuir para a sustentabilidade, a dica é aderir ao sistema de compartilhamento de bicicletas. Apesar de essa iniciativa estar disponível para os carros alugados, os impactos ambientais e os custos são diferentes.

Ao alugar uma bicicleta, você seleciona o plano que mais atende suas necessidades e economiza diariamente. Além do custo mais barato que os demais tipos de transporte, outros benefícios são a facilidade de utilização e a quantidade de áreas disponíveis para retirada e devolução das bikes.

Economize com bike Itaú!

Já sabe como economizar no transporte e quer experimentar as bicicletas compartilhadas? Venha pedalar a bike Itaú! Com diversas opções de planos, você pode poupar seu dinheiro enquanto vivencia experiências únicas pedalando pela cidade.

Tags:
Compartilhe: