Sobre a tembici

Como a mobilidade urbana afeta o meio ambiente? Confira

Atualizado em 25 nov. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Como a mobilidade urbana afeta o meio ambiente? Confira

A emissão de gases poluentes nas diversas cidades ao redor do mundo trazem malefícios para a sociedade. Entre as inúmeras consequências dessa situação estão a poluição do meio ambiente e prejuízos à nossa saúde. Contudo, você sabe como a mobilidade urbana afeta o meio ambiente?

Além da emissão dos gases poluentes pelas indústrias, os veículos motorizados são alguns dos grandes responsáveis por esses poluentes. Para entender um pouco mais sobre o assunto, desenvolvemos um guia completo sobre como a mobilidade urbana afeta o meio ambiente. Fique de olho nas nossas dicas e aproveite para colocá-las em prática.

Conhecendo um pouco mais sobre a emissão dos poluentes

Apesar de somente um veículo motorizado não gerar grandes danos ao meio ambiente, uma enorme porção deles, como encontramos nos dias atuais, gera grandes danos à natureza.

Isso porque não acontece somente quando um carro, moto, ônibus e outros transportes estão em movimento, pois eles também emitem CO2 enquanto estão parados no trânsito.

Então, já imaginou quantos poluentes são emitidos por diversos veículos parados no trânsito por muitas horas no dia? Esses gases são responsáveis por efeito estufa, chuvas ácidas, piora do ar e, consequentemente, algumas doenças respiratórias.

Os gases poluentes são emitidos pela queima do combustível que acontece dentro dos veículos motorizados. Uma bike elétrica, por exemplo, que funciona à base de uma bateria recarregável, não libera CO2 na atmosfera.

Como minimizar a emissão dos poluentes?

Há algumas maneiras de colaborar para a mobilidade urbana e contribuir para o meio ambiente ao mesmo tempo. A primeira e muito conhecida são os transportes públicos. Isso porque um ônibus, por exemplo, pode transportar diversas pessoas, emitindo certa quantidade de poluentes na atmosfera. Já um carro, emitindo a mesma quantidade de CO2, é capaz de transportar muito menos pessoas.

Além disso, uma excelente alternativa para a mobilidade urbana sustentável são as bicicletas. Com elas, você evita ficar parado por horas no trânsito e não libera poluentes no meio ambiente.

Apesar de as bicicletas mecânicas serem ótimas para todos os tipos de trajetos, se você deseja uma ajudinha na hora da pelada, as bikes elétricas também contribuem para a sustentabilidade, já que não emitem poluentes.

Ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas: um incentivo para mobilidade sustentável

Para a mobilidade urbana sustentável ser aplicada diariamente pela sociedade, há alguns incentivos, como ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas. Nas grandes cidades, principalmente em capitais, podemos encontrar essas vias que interligam as regiões do município, facilitando os trajetos de quem deseja andar de bicicleta.

As ciclovias e demais vias para bicicletas são uma ótima opção para quem vai trabalhar de bike, fazer um passeio ou apenas se locomover pela cidade de forma mais prática. Podemos encontrá-las em principais avenidas, parques, ruas movimentadas e diversos locais.

Além disso, caso não opte por vias específicas para bicicletas, lembre-se de andar de bike sempre na direção dos veículos motorizados, sinalizando seus movimentos, como girar para a direita, a esquerda ou seguir em frente.

Contribua para a mobilidade urbana sustentável gastando pouco

Agora que você já sabe como a mobilidade urbana afeta o meio ambiente e quais são as melhores opções para contribuir para a sociedade e a natureza, que tal aproveitar enquanto economiza? Afinal, uma bike própria tem menos custos de manutenção que um veículo motorizado, por exemplo.

Pessoa andando de bicicleta.

Caso não tenha uma bike própria, não se preocupe. Há bicicletas compartilhadas que contam com excelente custo-benefício, já que possuem planos para as mais diversas rotinas, que cabem perfeitamente no seu bolso.

Bike compartilhada

As bicicletas compartilhadas Itaú estão espalhadas por pontos estratégicos em diversas cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Recife. Com nosso aplicativo em mãos, você pode verificar qual é a estação de laranjinhas mais próxima e partir para a pedalada.

Além disso, há diversos planos que se encaixam em todas as rotinas, para trabalhar, sair com os amigos, passear no parque, fazer compras e diversas outras atividades do dia a dia. Não podemos esquecer que, com elas, contribuímos para o meio ambiente, já que estão entre os transportes sustentáveis.

Cuide do meio ambiente e da sua saúde

Você sabia que optar pela bike no seu dia a dia traz benefícios para sua saúde? Os principais são fortalecimento muscular, sensação de felicidade, aumento do fôlego e muito mais. Afinal, incluir a bicicleta no seu cotidiano, para ir ao trabalho, passear ou apenas se deslocar pela cidade, além de divertido e prático, é muito saudável!

Conte com a bike Itaú!

Depois de saber como a mobilidade urbana afeta o meio ambiente, que tal ficar por dentro de outras dicas e recomendações incríveis sobre o universo das bikes? Aqui no blog da bike Itaú, você encontra as melhores novidades. Venha conferir!

Tags:
Compartilhe: