Sobre a tembici

Bike no metrô: é permitido levá-las nas estações?

Atualizado em 25 nov. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Bike no metrô: é permitido levá-las nas estações?

Se você pedala durante a semana e utiliza outros modais de transporte para completar os trajetos, é importante saber se é permitido levar sua bicicleta nos espaços comuns. Por isso, vamos contar como funciona para transportar a bike no metrô de algumas cidades brasileiras. 

Cada cidade possui regras diferentes, então é necessário verificar com antecedência a permissão do transporte das bikes. Assim, vamos dizer quais dias pode levar bicicleta no metrô de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Recife, onde também há estações de bike Itaú. 

Combinação de transportes no dia a dia

Um dos avanços na mobilidade urbana é a permissão das bicicletas em outros meios de transporte. Afinal, nem todo trajeto é concluído apenas com as bikes, por questões de segurança e infraestrutura. Em alguns casos, para otimizar o tempo, os ciclistas também preferem combinar os modais para serem mais rápidos. 

De ônibus, trem ou metrô, os ciclistas podem escolher o melhor caminho para chegar ao local de trabalho, ao de estudo e aos demais compromissos do dia. Basta verificar os horários e as regras de transporte para usufruir dessa vantagem sem complicações nem imprevistos. 

Assim como faria ao levar uma bicicleta no trem, o ciclista divide espaço no vagão do metrô com os demais passageiros. Por isso, é importante utilizar apenas o local reservado para as bikes ou, no caso do modelo dobrável, carregá-la em uma bolsa própria. 

Outra possibilidade para facilitar o uso da bike no metrô e no trem é o bicicletário. Quando está disponível, ele costuma ficar na saída da estação e funciona em horários variados, até o começo da noite ou o fechamento, por volta de 00h. Essa é uma ajuda extra para quem precisa trabalhar e guardar a bike durante o dia. 

É permitido levar bicicletas no metrô?

Diversas cidades permitem o uso da bike no metrô, desde que os ciclistas sigam as regras prezando pelo bem comum entre todos os passageiros. São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Porto Alegre são apenas alguns exemplos de onde o transporte pode ser utilizado em conjunto, facilitando a locomoção diária. 

São Paulo

Em São Paulo, a bicicleta pode ser transportada no último vagão das estações de metrô, mas há o limite de quatro por trem. O horário permitido é de segunda a sexta entre 10h e 16h e das 21h até o fechamento. Aos sábados, domingos e feriados, o período se estende a todo o funcionamento (a partir de 4h40 até meia-noite).

O modelo dobrável pode ser carregado a qualquer hora do dia, caso esteja embalado em uma capa ou uma bolsa com as medidas de 150 x 60 x 30 cm no máximo. Os demais modelos também podem ser colocados nos bicicletários do metrô, com o auxílio de um cadeado do próprio ciclista.  

Rio de Janeiro

O horário de bike no metrô Rio começa às 21h nos dias úteis e durante todo o funcionamento aos fins de semana e feriados. Nesse caso, o embarque é liberado em todas as estações das linhas 1, 2 e 4 (que cortam as zonas sul e norte) e nos ônibus-metrô na superfície.   

Caso o passageiro opte pelo bicicletário, é essencial que ele tenha um cadeado, pois o metrô não se responsabiliza por furtos. A utilização também possui regras como: só pode ser utilizado por clientes; as bicicletas não podem ser movidas a combustível; e a retirada deve ser feita até o horário-limite, senão o cadeado será cortado para ficar sob a guarda da estação por 24h.  

homem saindo do metrô com bike.

Salvador

Recentemente, os ciclistas de Salvador também tiveram a integração da bike no metrô. Desde 2021, o sistema metroviário permite o transporte a partir das 20h de segunda a sexta, a partir das 14h aos sábados e durante todo o funcionamento aos domingos e feriados. 

Para incentivar o uso das bicicletas juntamente ao transporte coletivo, os passageiros podem usar o bicicletário por um período maior. Todos os dias, o uso é liberado para os clientes das estações da linha 1 e 2 (com exceção de Lapa, Campo da Pólvora e Brotas) das 5h à meia-noite. 

Recife

O transporte de bike no metrô de Recife é permitido a partir das 20h30 de segunda a sexta, a partir das 14h aos sábados e durante o dia todo aos domingos e feriados. Além do horário, há uma regra que proíbe bagagens, volumes e pessoas sobre a bicicleta durante o trajeto. 

Assim, os demais usuários também podem estar confortáveis e seguros no vagão. Nas demais áreas da estação, os ciclistas devem empurrar a bicicleta para conduzi-la. 

Porto Alegre

A ampliação no horário de transporte das bicicletas nas estações de Porto Alegre também aconteceu nos últimos anos. Desde 2020, a Transurb liberou o embarque com bike das 9h às 16h e das 19h às 22h. Em finais de semana e feriados, o horário se estende das 5h às 22h. 

Essa alteração no funcionamento só foi possível devido ao aumento da demanda e das solicitações dos usuários, que precisavam de mais flexibilidade durante a pandemia. Mesmo com a retomada do fluxo normal, as regras foram mantidas, favorecendo os ciclistas que usam metrô diariamente. 

Quais são os cuidados ao levar a bike no metrô?

A bicicleta é fácil de transportar desde que não seja pesada ou possua bagagens grandes, que o metrô proíbe que fiquem sobre a bike. Além disso, outras regras são: não pedalar na estação, transportar a bike limpa (sem lama ou graxa), não subir pelo elevador, aguardar o próximo vagão caso esteja cheio, ficar longe da região da porta. 

Saiba mais sobre as bicicletas no cotidiano com bike Itaú!

Agora, você já sabe tudo para levar a bike no metrô e, se quiser ter mais praticidade, pode optar pela bike Itaú. Disponível nas cidades presentes neste conteúdo, ela pode ser retirada e devolvida em estações próprias que, muitas vezes, ficam perto de outros transportes. Confira os planos e comece a pedalar uma laranjinha!

Tags:
Compartilhe: