Sobre a tembici

Bicicleta para o dia a dia: como aproveitar esse transporte ao máximo?

Atualizado em 25 nov. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Bicicleta para o dia a dia: como aproveitar esse transporte ao máximo?

Pedalar deixou de ser uma atividade destinada apenas ao lazer e se tornou predominante na rotina de diversas pessoas que buscam mais dinamicidade. Com uma bicicleta para o dia a dia, o meio ambiente, a mobilidade e o corpo humano saem em vantagem pela simples escolha de um modal sustentável.

Andar de bicicleta todos os dias já se tornou comum devido à praticidade e à economia. Porém, se você ainda não sabe como começar a utilizar esse transporte diariamente ou como aproveitar os benefícios dessa prática, este artigo vai ajudar. A seguir, veja como a bicicleta para o dia a dia pode ser sua aliada!

Como inserir a bicicleta na rotina?

Pedalar todos os dias não é uma tarefa difícil. Foco, determinação e disposição são essenciais para você começar a ter a bicicleta cada vez mais presente no seu cotidiano. Apesar de muitos pensarem que a disponibilidade também afeta o uso, na maioria das vezes, a bike pode ser utilizada entre os compromissos diários.

Apesar de a disponibilidade para utilizar a bike no lazer se reduzir devido ao trabalho e aos estudos, ela se torna maior para quem a usa para outras atividades, como ir ao trabalho, à escola, à faculdade, ao mercado e muitos trajetos individuais.

Usar  bicicleta para trabalhar se tornou tão comum que, em algumas regiões, é possível avistar diversas pessoas pedalando com roupas sociais. Além de ser uma forma de contribuir para o meio ambiente e economizar, muitos escolhem esse transporte para ter um momento de se exercitar enquanto otimizam o tempo.

Então, toda oportunidade de locomoção pode ser uma motivação para andar de bicicleta: seja chegar a outro destino, como para trabalhar ou estudar, seja ter momentos de lazer apenas.

Eventos de bicicleta

Se você quer aproveitar a bicicleta ao máximo no cotidiano, a dica é sair da rotina com os eventos para ciclistas. Cada cidade possui uma agenda cultural diferente que, na maioria das vezes, apresenta opções de integração da comunidade ciclista para incentivar a prática.

Alguns exemplos são as corridas urbanas, as competições esportivas e as rotas de cicloturismo para outras regiões. No caso do cicloturismo, não é obrigatório pedalar o caminho inteiro, mas também é comum mesclar o trajeto com o uso de carros, que evitam o cansaço e dão apoio onde as bicicletas encontram dificuldades.

Grupos de ciclismo

Os grupos de ciclismo são ideais para quem quer se aventurar em novos trajetos. Em grupo, os ciclistas se sentem mais seguros para realizarem pedais noturnos e conhecerem a cidade. Então, essa é a oportunidade de fazer novos companheiros de bike, descobrir novas regiões e melhorar a pedalada.

Esse agrupamento costuma se reunir em um dia fixo da semana e isso se torna um incentivo para andar de bicicleta. De dia, à noite e em dias de calor ou sol, os ciclistas estão prontos para pedalar e bater recordes individuais de distância ou velocidade.

Por que utilizar a bicicleta com maior frequência?

Os benefícios de toda atividade física são percebidos principalmente a médio e longo prazo. Com a bicicleta, por exemplo, a saúde emocional é impactada em menos tempo e diversos comportamentos do ciclista são afetados positivamente, como: relaxamento, diminuição da insônia e da ansiedade, e melhora do humor.

Outros benefícios de andar de bicicleta são relacionados à mobilidade. Enquanto quem opta por andar apenas de veículos motorizados tende a ficar parado em congestionamentos, quem pedala pode acessar diversas regiões por vias urbanas, ciclovias e transportes públicos. Tudo isso acontece em menor tempo durante os horários de pico.

A diminuição do tempo vem da autonomia de quem utiliza a bike. Com esse tipo de transporte sustentável, cada ciclista escolhe o melhor trajeto e o ritmo ideal para pedalar em determinado intervalo. Por isso, ao contar com uma bicicleta para o dia a dia, as pessoas ficam menos reféns de apenas um caminho e um tipo de transporte.

Mulher andando de bicicleta na rua.

A interligação dos modais de transporte é outra vantagem de quem pedala no cotidiano. Além de economizar tempo, os ciclistas podem gastar menos diariamente. Com o investimento de uma bike própria ou o uso de uma bicicleta compartilhada, não é necessário gastar com seguro de automóveis e combustíveis, já que apenas a manutenção é essencial.

Qual é a melhor bicicleta para o dia a dia?

Uma boa bicicleta para o dia a dia precisa ser confortável. Entre os diversos modelos de bicicleta, a urbana e a elétrica são as mais escolhidas como companheiras dos trajetos do cotidiano. A primeira é uma versão tradicional com preços acessíveis e a segunda possui motor movido à bateria.

Independentemente da escolha do modelo, é essencial que haja um bike fit para adequar os componentes da bicicleta às medidas do ciclista. Por exemplo, o selim já vem regulado, mas é um dos itens mais ajustados individualmente, de acordo com a altura de cada ciclista.

As marchas também precisam estar funcionando com facilidade para evitar uma freada brusca, que cause acidentes. Acoplar lanternas e retrovisores também previne acidentes. Esses itens são ideais para a segurança da bicicleta para o dia a dia.

bike Itaú

Tem dúvidas sobre como escolher bicicleta? Então, conheça o sistema compartilhado da bike Itaú! Com as laranjinhas, você tem a vantagem de economizar com planos de uso que cabem no seu bolso e pode pedalar sem se preocupar com ajustes. A bike já vem pronta para ser utilizada ao máximo!

Aproveite o melhor do cotidiano com a bike Itaú!

Sinônimo de bicicleta para o dia a dia é bike Itaú! Nossas laranjinhas possuem a praticidade que a rotina agitada na cidade exige e a economia que todo ciclista gosta. Então, que tal conhecer os planos e começar a utilizar o sistema de compartilhamento? Não deixe de acompanhar o blog para ficar por dentro das novidades!

Tags:
Compartilhe: