Sobre a tembici

Bicicleta para cidade: como escolher e por que usar?

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Bicicleta para cidade: como escolher e por que usar?

Atualmente, já é comum encontrar pessoas pedalando por todo o ambiente urbano, não apenas durante os momentos de lazer, mas também nos percursos para o trabalho. Com uma bicicleta para cidade, há maior praticidade, dinamismo e economia no dia a dia, além de ser uma alternativa de transporte ecologicamente correto.

Seja no Brasil, seja ao redor do mundo, a adesão a esse transporte tem colaborado para a mobilidade urbana, que passa a se distribuir pelo uso de diferentes modais de locomoção. A seguir, confira quais são as vantagens de utilizar uma bicicleta para o dia a dia e como escolher a sua!

A tendência do transporte sustentável ao redor do mundo

Ter uma bicicleta para cidade é uma realidade para diversas pessoas ao redor do mundo. No Brasil, o incentivo ao uso das bikes é gradual e conta com o apoio de iniciativas como o sistema de compartilhamento, que torna esse transporte acessível em variadas localidades.

Em outros países, como a Holanda, a bicicleta urbana já é essencial para a sociedade. Por ser considerado o maior país de ciclismo do mundo, os incentivos são criados pelo próprio governo, que promove melhorias constantes de infraestrutura para tornar o ambiente favorável para os moradores.

De acordo com a pesquisa da organização Bicicletas Recreativas, 84% dos habitantes do país possuem, no mínimo, uma bike e a utilizam como forma de transporte principal. Com a crescente adesão, inclusive, houve um recorde mundial: são 22 milhões de bicicletas para 17 milhões de pessoas.

Fora dos Países Baixos, o uso da bike também se destaca na Dinamarca, onde o número de bicicletas ultrapassou o de carros em 2016. Diariamente, 40% da população pedala e aproveita a infraestrutura desenvolvida para encorajar os ciclistas.

Além de disponibilizar estacionamentos nas estações de metrô e trem, a capital dinamarquesa possui semáforos especiais. Eles permitem que as pessoas pedalem sem paradas durante o horário de pico, desde que sigam uma velocidade média de 20 km/h.

Como escolher uma bicicleta para o cotidiano?

Como a infraestrutura de cada ambiente urbano é diferente, os ciclistas precisam se preparar para garantir um pedal confortável. Por isso, a escolha da bicicleta para cidade é importante e pode ser feita seguindo algumas dicas.

Existem diversos modelos de bicicletas para atender as necessidades das pessoas, pois a finalidade deixou de ser apenas lazer. As bikes são utilizadas para cicloturismo, competições e diversas modalidades que exigem diferenciais na estrutura, como no aro e no pneu.

Mulher andando de bicicleta na cidade.

Para quem quer apenas pedalar no cotidiano, a dica é apostar nos modelos urbano, dobrável ou elétrico. O primeiro é o que possui maior custo-benefício, por ser mais simples e prático. Como o próprio nome indica, o segundo é mais fácil de transportar, basta dobrá-lo.

Já a bicicleta elétrica tem a vantagem de oferecer uma dose de energia extra no pedal. Com o funcionamento do motor e da bateria, o pedal se torna assistido quando o ciclista preferir, seja em subidas, seja em terrenos regulares, garantindo a diminuição no cansaço.

Caso não conheça esses modelos, o ideal é experimentar cada um para saber como funcionam, quais são os cuidados essenciais e os elementos técnicos que impactam a performance, como as marchas e o peso.

Cuidados na escolha da bike

O peso da bike depende da composição dos materiais, por isso esse fator varia em cada modelo, fabricante e valor de investimento. Uma bicicleta leve, geralmente, pode ser feita com fibra de carbono, o componente mais sutil e mais caro do mercado.

Entretanto, o conforto não depende apenas disso. A dica é realizar um bike fit, o procedimento em que um especialista ajusta as peças de acordo com a sua altura, deixando a bicicleta confortável e o pedal mais agradável.

Por que pedalar no dia a dia na cidade?

A rotina nas cidades pode ser estressante ao combinar todos os aspectos da rotina: trabalho, estudo, locomoção e demais responsabilidades. Por isso, as pessoas buscam formas de diminuir essa sensação e tornar o dia a dia mais leve, com menos conflitos e mais praticidade.

Ao pensar no ambiente urbano, um dos aspectos que mais se destaca positiva ou negativamente é o tempo. O tempo passa rapidamente, as atividades demoram e o que as pessoas mais desejam é aproveitá-lo. Com uma bicicleta para cidade, os trajetos, por exemplo, podem ser mais rápidos e as pessoas podem chegar a tempo para os compromissos.

Além disso, a economia acontece no quesito financeiro. Quem não tem bicicleta nem opta por uma compartilhada utiliza unicamente outros tipos de transporte que, ao final do mês, saem mais caros devido a fatores como combustível, impostos, manutenções e custos variáveis, vistos em corridas de aplicativos.

Ainda assim, as bicicletas podem ser combinadas com outros modais para garantir uma experiência conectada e mais confortável pela cidade. Afinal, a mobilidade urbana apresenta inúmeras possibilidades, ou seja, onde um transporte não é a melhor opção, o outro entra em ação.

Confira tudo sobre o universo das bicicletas com bike Itaú!

Quer saber mais sobre o uso da bicicleta para cidade? Então, continue acompanhando as atualizações do blog da bike Itaú. Aqui, você fica por dentro das novidades das bicicletas compartilhadas e pode melhorar sua rotina ao alugá-las em diversas cidades.

Tags:
Compartilhe: