Sobre a tembici

Qual é o melhor custo-benefício da bicicleta elétrica?

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Qual é o melhor custo-benefício da bicicleta elétrica?

As bicicletas fazem uma grande diferença na mobilidade e na saúde ao serem utilizadas no cotidiano. Além dos convencionais, os modelos com motor estão sendo cada vez mais procurados. Porém, você sabe qual é o melhor custo-benefício da bicicleta elétrica?

Se você está começando a jornada como leitor do nosso blog, saiba que existem diversos conteúdos que apresentam as vantagens da bike elétrica. Como sempre há novidades a serem exploradas sobre esse modelo, é hora de saber o que observar ao fazer esse investimento.

Por que optar pela bicicleta elétrica?

Diferentemente dos modelos tradicionais, a bicicleta elétrica possui um motor que facilita os movimentos do ciclista. Isso porque, ao pedalar, o motor é acionado e libera energia elétrica, responsável por dar um gás nos trajetos percorridos. Essa é a vantagem que a torna tão procurada por quem quer mais conforto no dia a dia!

Em subidas, é comum que o ciclista tenha que se esforçar mais para a bicicleta não perder o ritmo e alcançar o final do percurso. É nessa hora que o motor colabora para reduzir o cansaço. Por isso, é bom poupar a bateria e utilizá-la apenas quando for necessário, como após um longo dia de trabalho.

Com uma bike elétrica, o pedal do cotidiano se mantém confortável e pode se tornar mais rápido, enquanto o cansaço diminui. Entretanto, a velocidade depende do ritmo de pedalada do próprio ciclista. Quanto menos cansado estiver, mais disposição haverá para ir mais rapidamente quando sentir necessidade.

Além do pedal assistido, ao optar pela bike elétrica, há outras vantagens: facilidade de carregamento, tempo de vida útil prolongado (que depende dos cuidados de quem a utiliza), ótimo custo-benefício, possibilidade de escolha entre diversos modelos de bicicleta elétrica.

O que muda em cada bicicleta elétrica?

Para definir qual é o melhor custo-benefício da bicicleta elétrica, é necessário entender o que define o preço e a qualidade das bikes. No geral, os modelos importados são mais caros, devido à produção com peças de alta qualidade, que não são encontradas com facilidade em território nacional.

Bicicletas com quadro de alumínio são encontradas com maior facilidade e valor mais baixo, por ser um material de baixo custo produtivo. Já os quadros de fibra de carbono ajudam na performance por serem mais leves, mas perdem em resistência e apresentam preços mais elevados.

O material do pneu também varia em cada bicicleta, tanto no modelo tradicional quanto no elétrico. Os pneus slick, por exemplo, possuem poucos ou nenhum cravo pela extensão e são ideais para pedalar no asfalto.

Já os pneus com mais cravos são as melhores opções para quem também pedala em outros tipos de superfície. Vale lembrar que as elétricas precisam de cuidado redobrado ao serem utilizadas onde há umidade e água.

Bateria da bicicleta elétrica

O melhor custo-benefício da bicicleta elétrica depende não apenas dos componentes que garantem a qualidade, mas também do motor e da bateria. Esses são os principais pontos de atenção que tornam esse tipo de transporte mais prático e funcional.

Existem dois tipos de bateria: chumbo ácido e lítio. A de chumbo possui uma tecnologia inferior e um preço mais acessível. Entretanto, a maior desvantagem é que ela costuma deixar a bike mais pesada.

O tempo de recarga da bateria de chumbo também é maior. Enquanto ela precisa em torno de cinco a seis horas, o lítio é mais rápido, tomando metade do tempo. No entanto, isso depende das especificações de cada fabricante, pois a voltagem e os ciclos também variam.

Além de serem mais rápidas, as baterias de lítio são mais caras devido à durabilidade. O preço costuma ser o dobro em comparação com as de chumbo. Mas isso se justifica pela maior autonomia durante o pedal, que é o que muitos ciclistas buscam nas melhores bicicletas elétricas.

Bicicletas com bom custo-benefício

Agora, você já sabe que o melhor custo-benefício da bicicleta elétrica depende de uma série de fatores. Para quem está com o orçamento apertado, a dica é escolher um modelo mais básico, com componentes em alumínio, um material de maior resistência que pode aumentar a vida útil desde que seja bem-cuidado.

Apesar de ser mais pesado, a diferença não é sentida diretamente em trajetos planos e, em subidas, há o apoio do motor. É comum que a maioria das bikes com valor mais acessível tenha bateria de chumbo que, como vimos anteriormente, é mais barato de produzir.

Homem andando de bike elétrica.

Por outro lado, para quem pode fazer um investimento maior, o ideal é optar pelas bicicletas com bateria de lítio. Por ser carregada em pouco tempo, você pode ter o apoio do pedal assistido sempre que for necessário e houver um intervalo para conectá-la à rede elétrica.

bike Itaú

Um dos tipos de bicicleta elétrica é a compartilhada. Com bike Itaú, você pode experimentar o pedal assistido antes de adquirir este modelo ou pedalar diariamente com as laranjinhas para ter maior economia. Esse custo-benefício pode ser garantido em São Paulo e Rio de Janeiro por meio de nossa plataforma.

Aventure-se com as elétricas da bike Itaú!

Ao falar em melhor custo-benefício da bicicleta elétrica, a bike Itaú se destaca. Nosso sistema de compartilhamento torna esse transporte acessível e oferece planos que cabem em diferentes orçamentos. Assim, qualquer pessoa pode garantir uma dose extra de bem-estar. Não deixe de conferir e começar a pedalar uma laranjinha!

Tags:
Compartilhe: