Sobre a tembici

Qual é a velocidade da bicicleta elétrica? Confira o limite permitido

Atualizado em 25 nov. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Qual é a velocidade da bicicleta elétrica? Confira o limite permitido

Andar de bici em subidas ou ladeiras nunca foi tão fácil com as e-bikes. Isso porque elas ajudam os ciclistas no momento da pedalada, dando uma energia extra, principalmente nos trajetos que demandam mais esforço. Porém, você já parou para pensar qual é a velocidade da bicicleta elétrica permitida?

Assim como veículos motorizados, para as bikes, também há regras de trânsito estabelecidas pela legislação brasileira, determinando o limite de velocidade da bici. Para você entender um pouco mais sobre o assunto, desenvolvemos um guia completo sobre qual é a velocidade da bicicleta elétrica a ser respeitada. Confira!

Um pouco de história

Muitas pessoas acreditam que a invenção da bicicleta elétrica aconteceu recentemente. Contudo, o surgimento da bike elétrica foi datado em 1985, como obra do americano Ogden Bolton Jr.

O primeiro modelo da bike elétrica possuía um motor e uma bateria de 10 volts, mas nenhuma engrenagem. Com o passar do tempo, a evolução da bicicleta foi contínua e esse modelo de bici ficou conhecido e mais popular nas cidades somente em 1990, quando o preço finalmente se reduziu.

A bicicleta elétrica como conhecemos hoje foi desenvolvida por Clive Sinclair e comercializada no ano de 1992. Atualmente, podemos encontrar modelos mais evoluídos à disposição, facilitando ainda mais as pedaladas.

Velocidade da bicicleta elétrica

Foi estabelecido um limite de velocidade para evitar que as bikes elétricas ultrapassassem muito as comuns, havendo maior segurança em relação aos demais ciclistas e às pessoas ao redor.

Pensando nisso, o Código de Trânsito Brasileiro padronizou a velocidade máxima de uma bicicleta elétrica como 25 km/h, com potência máxima de 250W. Além disso, todas as bikes devem ter um dispositivo que impeça o motor de ultrapassar a velocidade permitida.

A legislação da bicicleta elétrica também padronizou a dispensa de habilitação ou registro para os ciclistas utilizarem as bicis, desde que estejam cientes de como utilizar de maneira correta a bike. Sendo assim, sempre se atente a qual é a velocidade da bicicleta elétrica permitida, garantindo a sua segurança e a das demais pessoas.

Como escolher a bicicleta elétrica ideal?

Há diversos modelos de bicicletas elétricas disponíveis no mercado. Por isso, é preciso escolher a ideal conforme suas necessidades. Para isso, é necessário fazer a seguinte pergunta para si mesmo: “como eu vou usar a bici?”.

Compreendendo melhor com qual objetivo você deseja usar a e-bike, fica mais claro qual modelo você deve adquirir. Para realizar trajetos mais longos, como trilhas, é necessário optar por bicis com geometria mais esportiva. Já se sua meta é utilizar as bicis elétricas para ir ao mercado e fazer compras, modelos com cestinhas para levar os produtos são excelentes opções.

Além disso, se você é uma pessoa muito adepta da intermodalidade, ou seja, usa a bicicleta em uma parte do trajeto e opta por outros veículos para terminá-lo, ou ao contrário, as bikes dobráveis são as ideais.

Mulher andando na bicicleta elétrica.

Bike Itaú

A bicicleta elétrica da bike Itaú é o modelo ideal para todas as situações. Isso porque, além de bancos reguláveis que a tornam confortável para todos os ciclistas, elas contam com cestinhas para você guardar as compras.

Os benefícios não param por aí: as bicicletas compartilhadas também são aliadas da intermodalidade, já que há diversas estações de bicis espalhadas pelas cidades. Assim, você pode deixá-las no ponto mais próximo e terminar o trajeto com outros transportes.

Como saber onde encontrar as bikes elétricas?

Com o aplicativo da bike Itaú em mãos, você pode localizar em quais cidades as bicicletas elétricas estão disponíveis e verificar se há esse modelo de bici na estação mais próxima. Elas estão sinalizadas no mapa com o símbolo de um raio.

Benefícios das bikes elétricas

Perfeita para usar em todos os trajetos, a bicicleta elétrica de até 25 km/h é excelente para você pedalar sem fazer muito esforço e uma excelente alternativa para os demais transportes.

Isso porque ela conta com um ótimo custo-benefício em relação aos outros veículos motorizados. As baterias da bicis podem ser recarregadas em qualquer tomada, mas lembre-se de que as bicicletas compartilhadas não precisam ser recarregadas.

Além disso, mesmo sem bateria, essas bikes não deixam na mão. Elas podem ser usadas como bicicletas normais quando não estão carregadas. Incrível, não é mesmo?

Por último, as bicicletas elétricas trazem maior praticidade para sua rotina, permitindo que distâncias maiores sejam percorridas em menor tempo. Você pode chegar a qualquer destino com elas!

Conte sempre com a bike Itaú!

Sempre acompanhando as novidades, desenvolvemos os melhores conteúdos para você ficar por dentro do universo das bikes, como qual é a velocidade da bicicleta elétrica. Aproveite a visita e confira nossos incríveis planos. São diversas opções que cabem perfeitamente no seu bolso. Você não pode perder!

Tags:
Compartilhe: