Sobre a tembici

A relação entre o uso da bicicleta e a qualidade de vida

Atualizado em 21 fev. 2022 Saúde e Bem-estar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 4 min.

É muito comum as pessoas relacionarem o uso da bicicleta e a qualidade de vida, uma vez que a magrela é uma ótima companhia para movimentar o corpo enquanto se diverte. 
Além disso, as bikes contribuem com o meio ambiente, já que ajudam a diminuir a emissão de CO₂ — diferentemente dos veículos motorizados. Porém, elas oferecem muitas outras vantagens para a saúde, como você confere a seguir.

A bicicleta e a saúde física

Ao ouvir que o uso da bicicleta melhora a qualidade de vida, uma das primeiras coisas que costumam vir à nossa mente é a saúde física. Afinal, é uma ótima escolha para quem deseja aumentar a força física e queimar calorias enquanto aproveita um passeio agradável e divertido.  
Para se ter uma ideia, é possível queimar até 500 calorias em uma hora de pedalada. Se a atividade for diária, são 2 mil calorias a menos por semana, o que pode resultar em até cinco quilos de gordura ao final de um ano! 
Além disso, você promove a saúde dos pulmões, deixando-os mais fortes. Pedalar ajuda na coordenação motora, na força e no equilíbrio do ciclista. Por conta disso, dar umas voltas de bike também previne doenças ósseas, como artrite e osteoporose. 

Atividade física mais acessível

Por ser uma atividade física sem impacto, a bike possibilita a prática de exercício a um grupo ainda maior de pessoas e de todas as idades. Aliás, é uma ótima opção para as crianças, já que, além de o uso da bicicleta e a qualidade de vida andarem de mãos dadas, é uma atividade divertida!  
Porém, fica a recomendação: se você optar pela bicicleta como uma atividade física, não deixe de consultar um profissional da saúde. Assim, você evita lesões ou ou outras consequências por prática errada do exercício. 

A bicicleta e a saúde mental

O uso da bicicleta e a qualidade de vida também estão relacionados à saúde mental. Quem sofre de estresse, depressão, ansiedade e afins pode contar com a ajuda de uma bike para dar aquela aliviada na mente após um dia estressante ou uma semana mais pesada. 
Sentir o sol na pele, o vento no rosto e aproveitar uma paisagem bonita enquanto pedala já pode parecer suficiente para relaxar. Além disso, pedalar ajuda a liberar endorfina — o hormônio da felicidade — favorecendo um humor melhor e uma sensação de bem-estar. 

Evitando o estresse

Uma das coisas que mais podem estressar durante a semana é o trânsito: vias paradas são suficientes para fazer o dia começar cansativo e terminar ainda mais estressante. Indo até o trabalho pedalando, você foge do trânsito enquanto pratica uma atividade física e aproveita a paisagem. Incrível, não é mesmo?  

Outras razões para investir na bike

As duas razões mencionadas anteriormente já são suficientes para entender por que o uso da bicicleta e a qualidade de vida estão constantemente relacionados, não é mesmo? Aliás, a bici promove a saúde de outras pessoas —  que talvez nem tenham o costume de pedalar
As bicicletas são amigas do meio-ambiente: não causam nenhum tipo de poluição. Dessa forma, é possível manter o ar mais limpo, ficar um pouco mais próximo da natureza e dos elementos naturais. 
Bicicletas estacionadas.
Outro ponto muito positivo é que as bicicletas são veículos econômicos. Não é preciso abastecer, pagar estacionamento ou qualquer outra necessidade que carros, motos e afins exigem. Basta pegar sua bike, pedalar até o seu destino, e pronto! Ah, não podemos desconsiderar o fato de que ela cabe em todo lugar, o que a torna “fácil de estacionar”. 

Por falar em economia

O uso da bicicleta e a qualidade de vida podem se unir, ainda, à saúde do seu bolso! Para aproveitar esses benefícios, você não precisa comprar uma bicicleta: pode aderir ao sistema de bikes compartilhadas, como Bike Itaú
As estações de aluguel da laranjinha estão espalhadas por diversos pontos no Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Pernambuco. Com apenas três reais, você pode aproveitar um passeio com uma das bikes Itaú, de forma simples, prática e segura.

Confira mais conteúdos como este! 

Gostou de saber mais sobre o uso da bicicleta e a qualidade de vida? Então, não deixe de acompanhar nossas publicações para conferir mais conteúdos como este e manter-se sempre informado sobre o universo das bikes compartilhadas ou pessoais. 
Caso você queira saber mais sobre os aluguéis de bikes Itaú, acesse nosso site para conferir informações sobre as estações disponíveis na sua região e os planos disponíveis. Se preferir, faça o download do nosso aplicativo e comece a usar uma laranjinha agora mesmo!