Sobre a tembici

Transporte sustentável: insira a bike na sua rotina!

Atualizado em 05 abr. 2022 Saúde e Bem-estar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 4 min.

A mobilidade é essencial para nossas rotinas, afinal precisamos trabalhar, fazer compras, estudar e chegar aos compromissos. Pensando nisso, para tornar o dia a dia mais prático e, ao mesmo tempo, ajudar o meio ambiente, um excelente modo de se deslocar para os lugares é o transporte sustentável.

O transporte sustentável visa ajudar a mobilidade urbana, trazer praticidade para o dia a dia e promover uma maior qualidade de vida. Por isso, desenvolvemos um conteúdo exclusivo sobre este assunto, com diversas dicas para trazer meios de transporte sustentável para sua rotina.

Partindo do início: o que é transporte sustentável?

Se você está se perguntando “o que é transporte sustentável?”, saiba que este é o termo utilizado para definir meios de transporte que visam melhorar a qualidade de vida nas cidades, facilitando a mobilidade urbana sem prejudicar o meio ambiente.

O principal meio de transporte sustentável é a bicicleta, porque, além de evitar que o trânsito fique mais intenso, principalmente nas grandes cidades, não emite gases poluentes. Assim, ela é uma excelente escolha para se deslocar com mais facilidade.

Agora que você já sabe que as bikes são um transporte urbano sustentável, opte por elas para chegar aos seus compromissos em vez de carros de aplicativos ou particulares. Afinal, com as bicicletas, você economiza enquanto favorece uma maior qualidade de vida nas cidades.

Quais são as vantagens do transporte sustentável?

A bike é uma excelente escolha de transporte sustentável para ajudar o meio ambiente. Aliás, ela traz outros benefícios para você e para as cidades. Para descobrir as demais vantagens, continue a leitura e confira!

Economia

Escolhendo o transporte sustentável para chegar aos seus compromissos, você também economiza, porque as bikes não precisam de combustível e muitas vezes nem pagam estacionamento.

Além disso, as bicicletas contam com custos menores que carros (seja particulares ou compartilhados). Isso permite a você guardar o dinheiro que gastaria para se locomover. Incrível, não é mesmo?

Momentos de lazer

Você merece ter alguns minutos de diversão e lazer no seu dia a dia, certo? Por isso, se você adora pedalar, além do principal meio de transporte sustentável, as bikes podem se tornar um ótimo momento de lazer.

Aproveite para andar de bicicleta até os seus compromissos com mais praticidade, curta a pedalada e tenha alguns minutos de diversão na sua rotina.

Pessoa andando de bicicleta.

Redução do nível de ruídos

Além da emissão dos gases poluentes, veículos motorizados são responsáveis pela poluição sonora nas cidades. Isso porque, mesmo que um carro, por exemplo, não faça muito barulho, junto aos demais, ele causa diversos sons que prejudicam quem mora nos grandes centros. 

Assim, com um meio de transporte sustentável como a bike, as cidades ficam mais silenciosas, melhorando a qualidade de vida e a mobilidade urbana.

Como inserir o transporte sustentável na minha rotina?

Se deseja ter uma vida sustentável, você já pensou em inserir as bicicletas em sua rotina? Opte pelas bikes para ir trabalhar, estudar, fazer as compras no mercado ou visitar amigos e familiares. Colocando gradualmente as bicicletas na sua rotina, é possível pedalar para todos os lugares. Já pensou em utilizar apenas este transporte sustentável para isso?

Dica extra: utilize as Bikes Itaú

A Bike Itaú é uma excelente escolha para quem está começando a pedalar. Afinal, as laranjinhas estão espalhadas em pontos estratégicos das cidades, e você pode desbloqueá-las com apenas alguns cliques. Experimente nossas bicicletas para chegar aos destinos desejados.

Além disso, a Bike Itaú conta com diferentes planos, ideais para diversas rotinas. Afinal, cada pessoa tem um cotidiano diferente, e é importante ter a bike à sua disposição quando precisar. Lembre-se de que, para verificar a estação mais próxima de você, é preciso consultar o nosso aplicativo.

Você conhece o turismo sustentável?

Agora que tem os ideais sustentáveis do transporte em mente, você já pensou em praticar o turismo sustentável? Ele consiste em visitar lugares prezando pelos cuidados com o meio ambiente e os recursos naturais. Essa prática estimula o desenvolvimento da atividade turística em conjunto com a população local, valorizando a cultura e o meio ambiente.

Além disso, o turismo sustentável sensibiliza as pessoas quanto aos impactos do turismo no cotidiano da comunidade e do ambiente. É incrível poder visitar locais maravilhosos e ainda contribuir para o meio ambiente, não é mesmo?

Conheça um pouco mais sobre o mundo das bikes

Gostou de saber um pouco mais sobre o que é transporte sustentável, quais são os benefícios dele e como incluí-lo na sua rotina? Então, veja nossos outros conteúdos e saiba muito mais sobre o universo das bikes!