Sobre a tembici

Saiba mais sobre o uso de bicicletas nas grandes cidades no Brasil

Atualizado em 03 mar. 2022 Saúde e Bem-estar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 6 min.

A cada dia que passa, o uso de bicicletas nas grandes cidades no Brasil se torna cada vez maior entre a população. Esse tipo de transporte pode facilitar a rotina de quem passa a utilizá-lo e garante diversos benefícios às suas economias, ao meio ambiente e à saúde. 
Para quem mora em regiões urbanas, o ritmo agitado, o trânsito, e a consequente demora no trajeto já são situações corriqueiras. Por conta disso, a bicicleta se torna uma alternativa mais viável.

Mobilidade urbana

A mobilidade urbana diz respeito à locomoção das pessoas nos espaços urbanos, envolve questões de planejamento e políticas públicas. Atualmente, ela passa por diversos desafios nas cidades brasileiras, influenciando diretamente na qualidade de vida dos habitantes.
A urbanização acelerada, devido à industrialização, impulsionou a migração dos moradores do campo para as cidades em busca de melhores empregos. Entretanto, nem toda cidade estava pronta para receber grandes fluxos populacionais. 
O resultado, que pode ser vivenciado de perto, é a superpopulação nas cidades e a dificuldade que os serviços de saúde, segurança e transporte têm de comportar a necessidade em grande escala.

Por que escolher a bicicleta?

Com os desafios da mobilidade urbana, como aumento da frota de automóveis, do constante trânsito e dos custos para locomoção, andar de bicicleta é uma forma de transporte mais econômica e prática. 
O uso de bicicletas nas grandes cidades no Brasil se justifica principalmente pelo baixo valor em comparação com os demais transportes. Isso porque quem usa apenas carro, carros por aplicativos ou moto se depara com a instabilidade de preço do combustível e taxas e/ou  impostos anuais. Já com a bicicleta, isso não acontece.
Além da economia financeira, há o ganho para a saúde física e mental. Quem pedala evita ficar parado por horas no trânsito, diminui o desgaste do estresse diário e beneficia o corpo com essa atividade física.

Crescimento na procura por bicicletas

De acordo com o levantamento feito em setembro de 2021, pela WebMotors Autoinsights, 31% das 3.868 pessoas que usam moto e carro escolheram outro transporte para se locomover devido ao aumento no valor dos combustíveis.
Ainda durante a pandemia de COVID-19, algumas cidades presenciaram a expansão nas vendas de bicicletas. Em São Paulo, houve um crescimento de 66% em 2020 e, no território nacional como um todo, essa média foi de 50% em comparação com 2019. 
Essa adesão às bicicletas durante o período foi uma maneira de evitar o contato próximo com outras pessoas em transportes públicos, além de uma alternativa de atividade física e lazer. A maioria das academias, teatros, cinemas e centros culturais permaneceram fechadas por meses, então cada um adaptou as próprias opções.

Andar de bicicleta nas grandes cidades brasileiras

Além da economia de combustível, em corridas por aplicativo e de tempo no trânsito, o uso de bicicletas nas grandes cidades já faz parte da realidade dos brasileiros há décadas e traz um leque de finalidades possíveis, não se limitando apenas a lazer e trabalho. 
Quem tem uma bike própria ou aderiu ao sistema de aluguel de bicicletas compartilhadas, pode pedalar para ir ao cinema, encontrar amigos na hora do almoço, buscar um ingrediente que faltou para a receita no supermercado, pegar uma encomenda e muitos momentos únicos. 
ciclista pedalando com calça e mochila nas costas.

Diferentes opções

Com a bicicleta sendo sua aliada no dia a dia, os caminhos são diferentes a cada destino e não seguem um itinerário fixo. Ou seja, você escolhe por onde percorrer, seja nas ruas, seja nas ciclovias.
Mais que escolher a rota a ser percorrida, é possível elencar quais serão os transportes utilizados. Em algumas cidades, existem bicicletários e vagões exclusivos para ciclistas, facilitando a utilização de dois modais em um único trajeto. 

Mais autonomia

Você pode escolher qual meio de transporte vai usar. De carro ou ônibus, há o risco de se atrasar com os congestionamentos. Mas optando pela bicicleta, você pode controlar seu tempo melhor. 
Ao conhecer seu ritmo de pedalar, fica mais fácil de entender o tempo que leva para chegar aos compromissos. Assim, você sai de casa sem tanta pressa e fica mais livre, sem se prender a apenas um transporte.

Dinamismo

Antigamente, muita gente via a bicicleta apenas como um lazer para o final de semana. Com o passar dos anos, passou a ser cada vez mais percebida e utilizada como um transporte econômico, que ajuda a chegar em todos os lugares.
Ir ao trabalho, ao local de estudo, ao shopping e aonde você quiser fica ainda mais prático com a bicicleta. Ela une atividade física com lazer e proporciona sensações de bem-estar e relaxamento a quem a utiliza, independentemente do destino. 

Aluguel de bicicleta

O uso de bicicletas nas grandes cidades no Brasil se tornou mais acessível com o aluguel de bike compartilhada. Agora, é ainda mais fácil encontrar uma estação para buscar uma bicicleta e sair pedalando em meio à rotina agitada das regiões metropolitanas.
Se você está procurando bicicleta para alugar e mora em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Porto Alegre ou Salvador, é sua chance de sair em vantagem e garantir economia diária e fazer boas viagens com Bike Itaú.  

Bike Itaú

Presente nas cidades citadas anteriormente, Bike Itaú também pode ser utilizado em Santiago (Chile) e Nordelta (Argentina). Para desfrutar momentos especiais na bicicleta, faça o download e o cadastro no aplicativo pelo Google Play ou pela App Store. 
O próximo passo é selecionar sua localização e assinar um plano que se adequa ao seu estilo de vida. Depois, utilize o mapa para encontrar a estação mais próxima e retire uma bike para pedalar. 

Confira mais conteúdos sobre bicicletas

O uso de bicicletas nas grandes cidades no Brasil se tornou ainda mais acessível com a variedade de modelos que podem ser comprados e pela disponibilização de sistemas de compartilhamento
Se você gostou desse conteúdo e quer ler mais assuntos semelhantes, continue navegando pelo nosso blog! Caso tenha dúvidas sobre o aluguel de Bike Itaú, aproveite para passar no site e saber mais.