Sobre a tembici

Descubra quanto custa a manutenção de bicicleta

Atualizado em 18 mar. 2022 Serviços Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Por ser uma ótima companheira no dia a dia, a bicicleta merece todos os cuidados necessários para viver longos anos ao seu lado. Com isso, é importante se atentar a possíveis reparos para ela ter um bom desempenho e ciclo de vida, saber quanto custa a manutenção de bicicleta e como fazê-la.

Assim como os outros veículos, em alguns momentos, a bicicleta precisa de uma ajudinha para acabar com os ruídos nos freios, os estalos na corrente e se manter em boas condições para garantir uma pedalada segura. Continue a leitura para saber mais sobre a manutenção. 

Cuidados com a bicicleta

A bicicleta é um meio de transporte com um valor mais acessível em comparação com os demais. Isso porque, ao adquiri-la, há apenas o preço da compra e o das manutenções, sem impostos anuais nem gastos em combustível. 

Entretanto, é preciso manter a bike em boas condições, evitando que os problemas se acumulem e o investimento nos reparos seja ainda maior de uma só vez. Por isso, a manutenção preventiva pode ser feita pelo próprio ciclista em casa a fim de deixar a bici sempre pronta para novas aventuras. 

Assim, ter uma bicicleta vai além de usá-la e deixá-la em um canto do quintal enquanto não a utiliza. É importante ter um cantinho só para ela, fechado, limpo e distante da chuva, evitando que agentes corrosivos estraguem o metal da estrutura da bike. 

O que não pode faltar na manutenção?

Para saber quanto custa a manutenção de bicicleta, é preciso entender quais são as etapas de cuidados essenciais da bike. Os custos podem variar de acordo com o que você precisa, o modelo da bicicleta e a região onde mora. 

Limpeza

O primeiro passo para sua companheira ficar em boas condições para acompanhar seus trajetos do cotidiano é a limpeza regular, que é o momento com menor custo, pois utiliza um produto simples. 

Opte por usar um pano seco para diminuir a sujeira e, depois, lave com esponja e sabão neutro. Seja sabão ou detergente, use um produto neutro para evitar o desgaste da pintura e, se for possível, um específico para bike. 

Lubrificação

O desempenho da bicicleta é afetado se a corrente não estiver lubrificada, visto que ela pode quebrar, dificultar a troca das marchas e desgastar as engrenagens com facilidade.

Para essa etapa, é preciso usar óleo ou cera específicos para bicicletas (não graxa ou receitas caseiras que utilizam óleo de cozinha) na corrente, nos pedais, nas engrenagens das rodas e nos mecanismos de câmbio dianteiro e traseiro. O valor do produto necessário nessa etapa gira em torno de R$ 12,75 a R$ 32,34, variando conforme marca e tamanho da embalagem.

Bicicletas paradas ao lado das outras.

Ajustes

Andar de bicicleta pode ser desconfortável quando o guidão, o selim, os freios e o câmbio não estão ajustados. Então, é recomendado fazer uma revisão e analisar quais parafusos precisam ser apertados e quais peças precisam ser trocadas. Verifique também o estado da calibragem dos pneus.

Essa fase pode ser feita em casa por quem já tem mais conhecimento técnico e, para os iniciantes, vale fazer uma revisão na bicicletaria. Por isso, ao perguntar quanto custa a manutenção de bicicleta, esta é a parte que mais pode variar quando se precisa de mão de obra e novos componentes da bike. 

Por que a manutenção é importante?

Apesar de não ser possível estimar o valor médio de algumas etapas, por serem diferentes em cada região e mudarem com o passar dos anos, já é mais fácil ter em mente quanto custa a manutenção de bicicleta em casa.

Essas etapas previnem que a bicicleta se desgaste com maior facilidade e permitem que o desempenho das pedaladas seja melhor, já que todos os mecanismos estarão ajustados.

Todos os cuidados são tomados a fim de prolongar o ciclo de vida da bicicleta, que não terá o mesmo desgaste de uma sem manutenção e ficará ao seu lado por muito mais tempo. Porém, se você também quer pedalar sem essa preocupação e ainda ter economia, que tal buscar uma bicicleta para alugar?

Bicicletas compartilhadas 

Alugar bicicleta compartilhada pode facilitar seu dia a dia. Com elas, você pode percorrer os caminhos de forma mais rápida, seguindo o trajeto desejado, economizar dinheiro e o tempo gasto esperando corridas de aplicativos. 

Ao optar pelo aluguel de bike, você não precisa se preocupar com manutenção de bicicleta e pode sair pedalando em seus passeios com amigos e família, sem se preocupar, já que elas estão prontas para uso. 

Para aproveitar e começar a pedalar com Bike Itaú, verifique as cidades disponíveis e faça o download do aplicativo no Google Play ou na App Store. Com o cadastro e o pagamento da assinatura, você pode buscar uma bike nas proximidades e ganhar as ruas. 

Confira conteúdos semelhantes sobre bicicletas 

Gostou de saber quanto custa a manutenção de bicicleta? Então, se você quiser aprofundar sua leitura e se sentir mais preparado ainda para pedalar, continue navegando em nosso blog! Aproveite a visita para esclarecer dúvidas sobre Bike Itaú e garanta praticidade no seu dia a dia!